1. A depressão não é uma escolha.

A depressão é uma das experiências mais indefesas e frustrantes que uma pessoa pode ter. Às vezes está se sentindo triste, às vezes sentindo vazia, e às vezes sentindo absolutamente nada.

Há momentos em que a depressão pode deixar alguém se sentir paralisado em sua própria mente e do corpo, incapaz de fazer as coisas que gostava de fazer ou as coisas que eles sabem que devem fazer. A depressão não é apenas um mau dia ou de mau humor e não é algo que alguém pode simplesmente “passar por cima”. Lembre-se ninguém escolhe ser deprimido.

2. Dizer coisas como “Você vai ficar melhor”, “Você só precisa sair de casa”, ou “Você vai ficar bem” não tem sentido.

É fácil dizer a alguém essas coisas porque você acha que você está dando-lhes uma solução ou uma maneira simples de fazê-los se sentir melhor e aliviar sua dor, mas esses tipos de frases sempre se deparam com tão vazio, insultante, e essencialmente sem sentido.

Dizendo essas frases para eles apenas criam mais tensão, fazendo com que eles sintam inadequados, e como você não está reconhecendo o que eles estão passando por tentar colocar um penso sobre um problema muito maior. Eles entendem que você está apenas tentando ajudar, mas essas palavras somente fazê-los sentir pior. Um abraço silencioso pode fazer muito mais do que usar provérbios clichês.

O que você pode dizer em vez disso:

Estou aqui por você. Eu acredito em você. Eu acredito que você é mais forte do que isso e eu acredito que você vai passar por isso. O que posso fazer para ajudar? O que você acha que faria você se sentir melhor?

Evite oferecer conselhos, mas ao invés apenas deixe saber que você está lá para eles e fazer-lhes perguntas para ajudar a guiá-los em descobrir o que poderia fazer para se sentirem melhor.

3. Às vezes, eles têm que empurrá-lo para longe.

Pessoas que sofrem de depressão muitas vezes se sentem frustradas com o sentimento como se eles fossem um fardo para outras pessoas.

Isto faz com que se isolem e afastem as pessoas que mais precisam. Se eles se tornarem distantes, lembre-se de que eles sabem que você ainda está lá, mas não tente forçá-los a sair ou falar sobre o que está acontecendo se não quiser.

4. Você está autorizado a ficar frustrado/a.

As pessoas deprimidas precisam de se sentirem amadas e apoiadas.

Mas se eles começarem a criar um impacto negativo em sua vida, você está autorizado a reconhecer isso e descobrir como mostrar-lhes amor e bondade, sem auto-sacrifício.

Leia mais sobre o assunto: O que é estar amando quando você tem Depressão

5. É importante discutir e criar limites.

Nesses momentos de frustração, é importante dar um passo atrás e olhar para como você pode ajudar a pessoa deprimida ao mesmo tempo mantendo o seu próprio senso de felicidade e realização.

Seja paciente. Converse sobre suas preocupações e explique os limites que você precisa para criar dentro de seu relacionamento. Descubra algo que funcione para ambos.

6. Eles podem facilmente tornar-se oprimidos.

Cansaço constante é um efeito colateral comum de depressão. Basta passar o dia pode ser uma experiência avassaladora e desgastante.

Eles podem parecer totalmente bem e olhar um momento e, no momento seguinte se sentir cansado e não tem energia em tudo, mesmo que eles tenham dormido bem. Isso pode resultar em cancelamento de planos deles de repente, deixando eventos cedo, ou dizer não a coisas completamente. Basta lembrar que não é sobre qualquer coisa que você fez. É apenas um dos efeitos colaterais prevalentes de viver com a doença.

7. Não é sobre você.

Quando você tem um ente querido lidar com a depressão pode ser difícil de entender o que eles estão passando e para considerar como sua tristeza é um reflexo de seu relacionamento com eles.

Se eles precisam de espaço ou tornar-se distante não se culpe e saiba como você poderia fazer coisas de forma diferente para curá-los. Entenda que a depressão não é sobre você.

8. Evite criar ultimatos, fazendo exigências.

Dizer a alguém que você acaba com o relacionamento ou não fala mais com essa pessoa se não ficar melhor não vai curá-los magicamente de sua doença.

Eles não vão tornar-se subitamente a pessoa que você quer que eles sejam só porque você está cansado de lidar com os seus problemas. É uma decisão pessoal de se afastar de alguém se suas questões tornam-se muito para você e seu relacionamento com eles, não seja irrealista e manipulador/a.

9. Uma pessoa deprimida nem sempre quer ficar sozinha.

Muitos supõem frequentemente que as pessoas com depressão querem ficar apenas sozinhas. Embora haja ocasiões em que eles querem seu espaço, isso não significa que eles querem enfrentar seus medos completamente sozinhos.

Ofereça-se para levá-los em em algum lugar. Pergunte se eles querem tomar um café ou uma refeição. Onde você pode trazê-los para fora de sua rotina pode significar tudo para eles. Lembre-os de que eles não têm que fazer isso sozinhos.

10. Tente não comparar suas experiências com a deles.

Quando alguém está passando por um momento difícil, muitas vezes, parece natural compartilhar com eles as nossas próprias histórias para que eles saibam que você passou por algo semelhante e pode se relacionar com sua luta.

Quando você diz algo como: “oh sim, desta vez eu estava deprimida demais …” só os faz sentir como se você estivesse minimizando a dor deles. Expresse empatia, mas não reprima seus sentimentos.

O maior recurso que você pode compartilhar com seu amigo é a sua capacidade de ouvir. Isso é tudo o que eles realmente precisam.

11. Não há problema em perguntar onde eles estão em seus sentimentos.

Como eles estão realmente se sentindo e como eles estão lidando com a depressão?

Os pensamentos suicidas são uma ocorrência comum para as pessoas deprimidas e não há problema em pedir-lhes diretamente maneiras que eles estão praticando de auto-cuidado e de chegar a um plano de segurança para momentos em que a sua depressão seja demasiado grande.

Ofereça-se para passar tempo com a pessoa uma ou duas vezes por semana para fazer exercício, mercearia, ou sair juntos. Pergunte se você pode cozinhar o jantar com eles e planejar uma saída. Uma das partes mais difíceis de depressão é estar se sentindo muito cansado para cozinhar refeições saudáveis, para que possa realmente ajudá-los, cozinhe alimentos que possam armazenar para um momento posterior.

É importante lembrar que a depressão não é algo que deve ser considerado vergonhoso e vivê-la não faz alguém fraco ou inadequado. Ame incondicionalmente a pessoa que tem depressão.

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA