A energia negativa pode ser encontrada em quase toda parte. Aliás como tudo no Universo tem o seu par, é o dual da energia positiva. Onde tem um, tem outro. Há pessoas que se queixam sobre a vida constantemente, tem hábitos ou vícios prejudiciais e geralmente tentam influenciá-lo a acompanhá-los.  As emoções que se espalham influenciam seus pensamentos e ações de uma maneira ruim se não tivermos controle e discernimento para saber o que e quando estão acontecendo.

Então, evitar as fontes de energia negativa é obrigatório se você quiser viver uma vida mais descomplicada, plena, crativa e espontânea.

Todos podem ser facilmente afetados por emoções negativas e as pessoas que aprendem a lidar com elas tem melhor controle sobre suas vidas.

Estas 14 maneiras irão mostrar como pessoas positivas lidam com a negatividade para que você possa aproveitar as dicas.

  1. A felicidade vem de dentro.

As pessoas felizes não baseiam sua felicidade em estímulos externos. Elas percebem que se fosse assim, uma vez que o lhe fez feliz for embora, roubado, quebrar, envelhecer ou acabar, sua felicidade estaria arruinada. Em vez disso, elas procuram por fontes internas de energia positiva e para isso estão atentas e alertas para isso.

  1. Elas praticam o pensamento positivo.

Pensamentos influenciam suas ações, por isso, se você pensar negativamente, não poderá esperar um futuro feliz à sua frente. Pessoas positivas não acreditam nas desculpas que suas mentes condicionadas lhes insinuam. Através de afirmações positivas e buscando encontrar o lado bom de qualquer problema, elas se certificam que estão mentalmente prontas para o sucesso.

  1. Elas procuram razões para acreditar em si mesmos.

Nunca deixe a negatividade chegar até você. Vai ter um monte de gente de quem você terá que se desviar ou passar pelo meio, mas o que realmente interessa é o quanto você acredita em você mesmo.”- Becky G. Há infinitas razões para acreditar em si mesmo, mesmo se você se sentir de vez em quando completamente impotente e inútil. Esses pensamentos negativos são obstáculos temporários e na maioria das vezes, eles são condicionamentos de experiências ou ensinamentos passados, inconscientes, que nada tem a ver com a presente situação.

  1. Elas se isolam de pessoas negativas.

Seus ambientes têm um tremendo impacto sobre você mesmo. Se você passar o tempo com pessoas positivas, você estará mais propenso a ser feliz e desfrutar que tem. Por outro lado, se você estiver muito perto de gente negativa e queixosa, será difícil não ser contaminado e mais difícil ainda remover a negatividade de sua vida.

  1. Elas se exercitam regularmente.

O treinamento físico é associado com a liberação de endorfinas que são responsáveis ​​por nos fazer “sentir bem.” Tratar seu corpo da maneira certa compensa e como resultado vem a redução do stress e aumento da sensação de felicidade. Por outro lado, se você ignorar as necessidades do seu corpo, ele vai te mostrar as consequencias negativas rapidinho.

  1. Elas passam tempo na natureza.

A natureza limpa sua mente e relaxa o corpo.  Pessoas positivas dedicam uma parte do seu tempo para sair da rotina e admirar a beleza do nosso planeta. É uma ótima maneira de carregar as baterias!  Não pensar em nada de vez em quando, só observar, sem culpa,  é uma excelente maneira de trazer a felicidade para dentro.

  1. Elas evitam gastos impulsivos.

Hoje em dia, as tentações de ofertas, promoções e liquidações estão sempre lutando pra chamar sua atenção, por isso é fácil acabar perdido em meio às compras. Ainda que a compra compulsiva ou desnecessária possa fazer você se sentir melhor na hora, é um hábito doentio que as pessoas positivas evitam a todo custo. Eles preferem investir em experiências para descobrir o mundo e criar grandes memórias.  Trocam o “ter” pelo “ser”.

  1. Elas aceitam o fracasso.

Pessoas positivas aceitam o fracasso e percebem que é a única maneira de aprender e crescer. Sempre que são derrotadas, elas trabalham duro para chegar ao topo novamente em vez de desistir. Mesmo que uma falha traga emoções negativas, elas compreendem que serão passageiras (como tudo na vida) e irão desaparecer rapidamente. Para acelerar o processo, eles continuam a pensar positivamente.

(Errar o caminho, perder o rumo, cair, voltar, fazem parte da caminhada. O significado desse desvio, vai depender da pontuação que você coloca após cada incidente. Uma vírgula, significa que é apenas uma pausa para respirar, reticências que está tudo em aberto e o aprendizado continua. Se você colocar um ponto, então será o fim, a desistência e pode chamar de fracasso. Genaldo Vargas – Do livro: Como e Porque)

  1. Elas assumem a responsabilidade.

Pessoas positivas sempre assumem a responsabilidade pelo que acontece em suas vidas. Quer se trate de sucesso ou fracasso, é sempre efeito de suas ações e pensamentos. Uma pessoa positiva nunca culpa fatores externos e se concentra em coisas ao seu alcance e de sua alçada que possam ser melhoradas. Ao fazer isso, elas buscam ser melhores a cada instante e em constante desenvolvimento ao invés de ficarem frustradas com coisas fora de seu controle ou de responsabilidade de outros.

  1. Elas aprendem a controlar seus pensamentos.

A mente pode ser facilmente tirada do controle por pensamentos negativos inesperados. Pessoas positivas sabem que se eles não controlarem os seus pensamentos, vão perder o controle sobre suas ações e comportamento e influenciar negativamente todo o ambiente à sua volta. Por esta razão, elas praticam o controle da mente, acalmam os pensamentos, que é uma enorme fonte de energia e precursor da ação. Um bom exemplo pode ser através da meditação.

    1. Elas tiram um tempo para relaxar

Em vez de tentar serem perfeitas, as pessoas positivas percebem que às vezes você precisa ir mais devagar, colocar seus objetivos e ambições em segundo plano e simplesmente “deixar ir”.   Ao fazer isso, elas evitam um desgaste, um stress desnecessário que consumiria muito da sua energia boa. Em poucas palavras, elas dão um passo atrás para avançar novamente no dia seguinte

      1. Elas acreditam que sempre tem um jeito.

Às vezes, as adversidades na vida nos atingem com tanta dureza e aparentemente sem esperança, que chegamos a duvidar de nossas capacidades para resolver os problemas. O fato é que há sempre uma ou mais maneiras de superar um obstáculo e pessoas positivas tem isso em mente. Mesmo que elas atinjam o fundo do poço, elas acreditam que isso acontece para que eles possam pegar impulso e chegar ao topo mais forte ainda.

      1. Elas sabem quando dizer não

O valor de saber dizer “não” e “sim” no momento certo não tem preço. Para evitar mal entendidos e equívocos, estas duas palavras têm um poder imenso e dependendo de como você usá-los, acaba ditando o que acontece em sua vida.

Pessoas positivas se concentram em suas prioridades, em vez de tentar agradar aos outros. É por isso que eles sabem que há muitas coisas que você não precisa dizer sim aos outros. Na nossa cultura, pode até ser confundido com grosseria, arrogância ou egoísmo, mas é muito melhor você estar em paz consigo, do que se aborrecer e cometer uma auto traição para agradar outra pessoa. Além disso, há muitas maneiras de se dizer as coisas sem ser ofensivo ou sequer agressivo.

NT: (Uma dica para a nossa cultura: Quando alguém lhe propor algo que você não quer mas a pessoa faz questão, que tal começar com um “acho que não”, ou então uma pergunta “tem certeza?” Também não há ambiente tenso em que um belo sorriso por trás não ajude a dissipar.

      1. Elas não esperam a aprovação de ninguém.

Se você deixar que a opinião dos outros te paralise, vai ser difícil se sentir bem e feliz. Muitas pessoas têm medo de não obter aprovação e ser criticado.

Pessoas positivas pensam e agem ao contrário. Eles usam a desaprovação como um indicador de ser autêntico e verdadeiro. O fato é que há inúmeras coisas que você não precisa de aprovação de ninguém para o que você quer fazer.

NT: Para não sermos desprezados, sermos aceitos e finalmente amados (Freud) fazemos inconscientemente muitas coisas (muitas mesmo) que agradam mais aos outros do que a nós mesmos. Por isso muito cuidado com a “quantidade” de máscaras (quantidade, porque máscaras sempre usaremos em algum momento para cumprir as regras de convivência social)

“A vida é muito dura às vezes, mas toda vez que supero os desafios, me torno muito mais forte, por isso sempre vou ao encontro deles”

(Autoria: Oskar Nowik)

(Fonte: lifehack.org)

A tradução, revisão e adaptação foram feitas exclusivamente para o Fãs da Psicanálise pelo nosso colaborador Genaldo Vargas.

Compartilhar
Genaldo Vargas
Psicanalista, Palestrante, Professor Universitário, Viajante do mundo, curioso e eterno aprendiz..... É colunista do site Fãs da Psicanálise.



3 COMENTÁRIOS

  1. O vosso site tem me ajudado bastante, eu era uma pessoa muito ansiosa e depressiva e hoje graças as vossas matérias melhorei bastante e tenho mais domínio emocional..

    • Samantha, obrigada pelo carinho. Saiba que ler as suas palavras ajuda muito a persistir no meu trabalho. Um forte abraço, Natthalia Paccola.

DEIXE UMA RESPOSTA