As palavras “macho” e “frágil” no título soaram estranhas para você? Para quem está acostumado a ouvir aquele velho ditado de que a mulher é o sexo frágil, pode ter sido estranho mesmo.

Isso acontece porque a construção social da figura do homem é o oposto daquela imposta à mulher. E exatamente por isso, por ser uma construção, é que essa figura de “macho alfa” é frágil, já que pode ser colocada em xeque a qualquer momento.

Leia mais: Homem também tem sentimento, sabia?

Como isso acontece? Se não houver atitudes condizentes com o que essa figura pede, como o cara “pegador” da balada ou o bombado da academia, lá vem o amigo dizer que o outro é “viado” ou um “frangote”. Dessa forma, muitos meninos e homens acham que têm um dever a cumprir de acordo com o papel estabelecido para eles, o que acaba, consequentemente, oprimindo a mulher.

Não, isso não é uma desculpa para a opressão, muito pelo contrário: conhecendo essas questões é que devemos problematizá-las. Para isso, vai aqui uma listinha de comportamentos masculinos que prezam por esse status de macho alfa e que, portanto, não são benéficos para nenhum dos lados. Porém, antes de começar, vamos deixar claro que essa lista não é para ofender vocês, meninos, muito menos para fazer uma generalização, mas é um jeito para pensarmos sobre essas questões de gênero e mudar certas atitudes, ok?

1- “Sou é macho”

Ah, nada mais frágil do que a heterossexualidade masculina. Falar sobre ser bi ou gay perto de muitos homens já é motivo para alguns ficarem em posição de defesa. Às vezes, nem é um questionamento, mas sim só um assunto numa conversa informal ali no bar e neste cenário é fácil escutar aquele clássico discurso: “Tenho até amigos gays, mas eu gosto mesmo é de mulher”. Mas, amigo, alguém perguntou? Não precisa disso não!

Por outro lado, se você é mulher e fala que é bi ou lésbica, na hora eles já ficam interessados, por imaginarem que poderão fazer um ménage com você. Além disso, ficar contando com quantas meninas o cara ficou na balada só para exibir os números para os amigos não é sinônimo de que ele é “O cara”, mas mostra o quanto ele precisa de aprovação, além de ser uma baita objetificação do corpo da mulher. Você agir dessa forma ou falar sobre sexualidade não te faz mais ou menos hétero, meu caro. E mesmo se fizesse, qual é o problema? Vamos rever esses conceitos aí!

2- “Isso nunca aconteceu comigo antes”

Quem nunca, né? Vocês estão lá na “Hora H” e … ah, ela não se concretiza. O engraçado é que, embora para os homens isso seja uma grande desgraça, nem para mim e nem para as amigas com quem conversei sobre o assunto isso seria motivo para julgarmos ou desistirmos do rapaz. Muito pelo contrário: enquanto o boy ficou super mal e às vezes nem quer mais sair, nós é que ficamos mandando mensagens e dizendo que estava tudo bem. É complicado? Claro, principalmente se os dois estão naquele clima e é o primeiro encontro, mas isso não significa o fim de tudo. É o , o lugar, a vida. Uma dica, meninos: essa regra imposta pela sociedade de que todo homem tem que estar sempre pronto pro sexo e mandar bem é furada. Todos tem seus dias ruins, não é? Bora baixar esse ego e conversar com a parceira ou parceiro?

Leia mais: Um homem maravilhoso não precisa de blablabla’s

3- “Eu sou melhor do que o seu ex”

Primeiro, como sempre digo, ciúmes de homens e mulheres não são a mesma coisa. Vamos fazer um teste: quando um homem está com ciúmes o que ele faz? Provavelmente vai apelar para as suas qualidades e dizer que é melhor do que o outro cara. E a mulher? Vai se sentir inferior à outra e achar que vai ser trocada. Assim, também por conta daquela construção de “macho alfa”, um homem vai querer provar a todo tempo por que você deve estar com ele e que ninguém vai te amar como ele te ama. Fofo? Não! É só mais um modo de proteger aquela figura intocável de macho alfa, muitas vezes fazendo uso de mentiras e manipulações. Cuidado!

4- “O que eu fiz pra merecer isso?”

A gente conhece um cara legal, passa o nosso número e nada de mensagem no dia seguinte. Depois nos ignora por dias, desmarca encontros e some. Aí, quando olhamos pro espelho e dizemos: Sou linda e não mereço isso … Ele resolve aparecer. Se somos frias depois de toda essa enrolação, lá vem aquele papo de “O que eu fiz para você me ignorar?” Ora, ora, não podemos dar um tempo nem um pouquinho que o ego de alguns já reclamam. Como a figura masculina exige um papel de conquistador, muitos homens só querem a gente ali disponível e, quando não estamos mais, fazem com que a gente pareça a louca-frígida-sem coração. Cara, vamos desconstruir essa necessidade de ter tudo aos seus pés e ser mais fiel aos sentimentos e vontades individuais? Ninguém merece sofrer pelo ego alheio.

Leia mais: Para bom entendedor, uma mensagem visualizada e não respondida, basta!

5- “Vou mostrar pros meus amigos como você é linda”

Quando o nosso ficante ou namorado quer nos apresentar para os amigos e família é claro que ficamos felizes, não? Porém, às vezes é bom ter cuidado com certos discursos. Será que ele quer isso porque somos importantes ou porque ele quer mostrar que está com alguém? É importante ficar atenta a discursos como “Ah, mas você tem as qualidades que minha família valoriza” ou “Meus amigos ficarão com inveja”, afinal, a relação é a dois e a admiração deve ser dentro do casal, mútua. Se preocupar com a opinião de terceiros pode demonstrar muita insegurança e necessidade de aprovação.

Leia mais: Moço, você faz ideia da mulher que tem do seu lado?

Como escrevi inicialmente, essa lista não tem como objetivo ofender, muito pelo contrário, tem como intuito mostrar alguns comportamentos problemáticos que às vezes passam despercebidos, já que são naturalizados. Somos criados para viver através de papeis sociais, mas, se eles são sinônimos de opressão, é melhor revê-los, não? Vamos pensar fora da caixinha!

*Texto  publicado originalmente por Eloane Berto  no  Site Lado M  e reeditado com autorização do administrador

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA