Portrait of a teenager brunette girl with nervous expression and nail-biting

“Será que desliguei o forno?”, “será que tirei a chave da porta antes de sair de casa?”, são alguns exemplos de pensamentos que passam diariamente pela cabeça de pessoas com ansiedade, pensamentos esses na maioria das vezes bobos, mas que passam a ser perturbadores.

Uma pessoa ansiosa precisa aprender a lidar com pensamentos que muitas vezes se transformam em preocupações constantes. O ansioso preocupa-se com coisas que ainda não aconteceram, com isso ela fica “inquieta” por não conseguir tomar uma decisão.

Para a maioria, entender pessoas ansiosas é uma tarefa muito difícil, mas aqui citaremos 6 coisas que vão te ajudar nessa tarefa, e se você se identificar com alguma dessas coisas, você provavelmente é ansioso(a).

1. Evitar ir a lugares mesmo quando você, a princípio, queria ir
As vezes, quando a ansiedade esta a pleno vigor, você desiste de ir em lugares por medo de ser um fardo para as pessoas, pensando que, assim, a melhor escolha seria ficar em casa.

2. Pensar demais em assuntos que são irrelevantes para a maioria das pessoas
Pessoas ansiosas tendem a dar maior importância a pensamentos banais, como perder muito tempo remoendo sobre uma conversa que teve semana passada com alguém, ou a forma que seu namorado respondeu sua mensagem no outro dia. No geral, pensar demais não chega a ser uma coisa ruim, a não ser que chegue ao ponto de limitar sua capacidade de agir, ou ficar em um estado de ansiedade incontrolável.

Leia Mais: A influência da ansiedade em nossas vidas

3. Esperar sempre o pior de todas as situações
A frase “precisamos conversar”, por exemplo, torna-se um verdadeiro pesadelo para o ansioso. O ansioso preocupa-se com coisas que podem nem vir a acontecer.

4. Demorar pra responder = o que eu fiz de errado?
Quando alguém não responde imediatamente, o ansioso acha que a culpa desse atraso é dele, e explicações sobre esse atraso serão sempre interpretadas de forma errada.

5. O medo do futuro
O ansioso teme que o futuro não aconteça como o esperado, ele se deixa tomar pelo medo e angústia dando espaço para pensamentos catastróficos.

6. Ansiedade em um grau tão elevado que torna difícil até mesmo sair da cama
Sabe aqueles dias que você só sente vontade de ficar na cama o dia todo? Eles são bem normais na vida de um ansioso. Às vezes tudo que uma pessoa extremamente ansiosa precisa é de uns dias de folga para descansar a mente e corpo.

(Fonte: blastingnews)

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here