Há coisas na vida que por mais que você saiba na teoria, mais cedo ou mais tarde você também terá que aprender, e se não o fizer, a vida irá lhe ensinar, pelo amor ou pela dor.

Há certas coisas que acontecem em nossas vidas e nos perguntamos o porquê. Nossos erros e acertos, nossas decepções, fracassos ou vitórias nos moldam e nos fazem a pessoa que somos.

Mas algumas coisas, a grande maioria de nós aprende, muitas vezes, apanhando.

1. Ninguém é perfeito

Sempre haverá alguém melhor que você. Por mais que você ache que domina alguma profissão, matéria, habilidade ou situação, você poderá se surpreender e estar enganado em algum momento. Não se compare, apenas faça o seu melhor.

Sempre haverá alguém que lhe decepcionará. Seus pais, professores, pastores e amores são humanos falíveis, e isso não tem problema, pois você também é. Enquanto estivermos vivos, decepcionaremos alguém, então, faça seu melhor e não seja tão duro com os outros ou consigo mesmo.

2. Viva de acordo com suas possibilidades

Enquanto está trabalhando, poupe para os dias difíceis.

Mais cedo ou mais tarde, se você não é uma pessoa econômica ou mesmo se o é, dependendo da situação, estará amarrado em dívidas que tirarão sua paz e seu sono, causando problemas na família e casamento, destruindo o futuro de seus filhos e mesmo em sua saúde.

Leia mais:  O que você pensa e planeja de seu futuro?

Aprenda a viver dentro do orçamento. É melhor uma vida simples do que a falsa pompa do débito acumulativo.

3. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje

Declare seus sentimentos por seus pais, amigos, filhos e amores enquanto estão vivos. Não cultive o arrependimento de não ter tido tempo de ser gentil a alguém, ou de ter dito ou passado mais tempo com aquela pessoa que não está mais aqui.

Leia mais: Não deixe tudo para mais tarde; pode ser tarde demais

Aproveite cada oportunidade de fazer o dia de alguém melhor, de pedir perdão, de sorrir e abraçar.

Todos nós morreremos, então, não perca tempo. Amanhã pode ser tarde demais.

4. Antes sozinho do que mal acompanhado

Devemos ser amigos de todos, ajudar e perdoar constantemente, mas relacionamentos abusivos ou amizades tóxicas onde você é o único a ajudar, muitas vezes tirando a pessoa da lama, ajudando com tudo, e a pessoa lhe usa, abusa e suga suas energias, e ainda difama e inveja, mais cedo ou mais tarde lhe trarão mais decepções que aprendizado.

Leia mais:Você sabe reconhecer um amigo tóxico?

Aprenda a colocar de lado a negatividade, cortando da sua vida o que não presta. Da mesma forma, se você é o que está reclamando de tudo e de todos, você provavelmente é o que está criando o drama.

Respire fundo, arrependa-se, peça perdão, faça a restituição do erro, e recomece. Você irá até respirar melhor.

5. O mundo dá voltas

Esta é uma verdade absoluta. Você pode errar hoje, e aqueles que lhe condenam e debocham, terão o lembrete mais cedo ou mais tarde em seu próprio infortúnio, naturalmente, e infelizmente, às vezes, com consequências à própria família. Da mesma forma, aqueles que julgam serão julgados na mesma medida.

Leia mais: Ajudar em vez de julgar

Não defina as pessoas por seus erros, porque a vida lhe trará a resposta bem rápido.

Arrependa-se e viva uma vida plena a ponto de olhar para trás, e saber que fez tudo o que podia, e tratou os outros como gostaria de ser tratado.

6. Forme sua própria opinião sobre pessoas e assuntos

Em algumas fases da vida, as pessoas nos influenciam, mas todos chegamos a algum ponto onde precisamos deixar de nos influenciar ou parar de acreditar no que dizem, mesmo que essas pessoas tenham poder, fama ou fortuna, pois muitas vezes, os prejudicados podem ser nós mesmos.

Não apenas acredite no que dizem sobre algo ou alguém. Faça sua parte em conhecer a pessoa ou situação e tire suas próprias conclusões sabendo ouvir ambas as partes.

Leia mais: Não aceite palpites de quem nem sabe o seu nome completo

Há uma lei universal que diz que você deve procurar a pessoa em particular e resolver um problema que tiver com ela diretamente. Não espalhe mentiras ou histórias que você não conhece os dois lados ou mesmo que os conheça.

Se não tiver nada de bom a dizer sobre alguém, apenas cuide de sua própria vida, e lembre-se: “tire a viga do teu olho antes de reparar no cisco do olho do teu irmão”.

7. Todas as suas experiências são para seu próprio bem

Você pode estar se sentindo massacrado neste momento, mas, se escolher fazer o certo, tudo será para seu próprio aprendizado e durará apenas um momento.

A verdade virá, o momento difícil passará, mesmo uma tragédia trará experiências a sua vida que você não teria de nenhuma outra forma, e você conseguirá sobreviver a qualquer situação que parece não ver a luz no final do túnel neste momento, muitas vezes com bênçãos em dobro.

Leia mais: O que o seu “EU” de ontem diria a você?

Acredite, busque uma visão mais elevada. Coloque sua casa em ordem. Retire de sua vida o que não agrega. Jamais perca sua. Seja paciente e reconheça as bênçãos em meio às provações. Depois, sorria para os céus e agradeça.

A maioria destas lições somos mestres na teoria, e quando nos acontecem, parecemos negar o poder que a vida tem de nos ensinar. Nada acontece por acaso e tudo é para nosso aprendizado. Seja grato pelas provações e pelas bênçãos, e transforme sua vida, um dia de cada vez.

(Autora: C. A. Ayres)
(Fonte: familia.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA