Eles são nossas memórias cheias de prazer, diversão e ternura

Há pessoas que são pontos cardeais, que levam nossos sentimentos e emoções a sua intensidade máxima. Os avós são exemplos dessas pessoas, pessoas únicas, afetuosas e inesquecíveis.

Eles simbolizam uma união que é gerada no papel que envolve uma bala, nos olhares de cumplicidade, no jogo permissivo e compreensivo de um consentimento sem tamanho que chateia os pais.

Eles são nossas memórias cheias de prazer, diversão e ternura. Histórias cheias de reviravoltas inesperadas, cabelos brancos bagunçados pelo vento e olhos que brilham ao sol durante um passeio em que se sente o calor das mãos que transmitem só amor e compreensão.

Os avós têm doutorado em amor

O modo como os avós educam traz importantes benefícios para uma criança. Por quê? Porque os avós que cuidam dos seus netos transmitem a eles diversos ensinamentos :

Passatempos como caminhar, cuidar das plantas, cozinhar, etc.

Tradições e histórias familiares: as crianças ficam impressionadas ao saber que seus pais foram pequenos um dia.

Leia mais: Os valores da infância

Canções, jogos e contos de antigamente que estão cheios de beleza e ensinamentos.

Por outro lado, tanto sua posição familiar como sua experiência de vida acumulada garantem um modo de criação que é muito positivo para as crianças. Isso se dá dessa forma porque os avós tendem a:

-Ter mais paciência e estressar-se menos no cotidiano. Isso lhes permite ser mais afetuosos com as crianças e lhes mostrar de maneira constante um interesse afetivo através de uma relação empática.

-A comunicação emocional é um pilar básico que permite aos netos se sentirem muito mais compreendidos por seus avós que por seus pais.

-Corrigir com seus netos os erros que cometeram com seus filhos e, portanto, dar uma visão aos pais sobre certos aspectos.

Leia mais: Família: o alicerce da vida

Ao mesmo tempo os avós são muito menos críticos e focam mais em coisas boas que em coisas ruins, destacando assim os pontos fortes da criança mais que seus pontos fracos.

Outra bonita característica do modo de educar dos avós é que eles ajudam os netos a adquirir independência dos pais, assim como a se socializar com pessoas de diferentes idades.

Muitas vezes os avós fazem o papel de advogados das crianças, servindo assim de ponte para validar sentimentos e resolver complicações que criam obstáculos na convivência e na comunicação entre pais e filhos.

Diante de uma situação de crise e instabilidade familiar como pode ser uma separação, os avós são um apoio emocional indispensável aos netos.

Mas não só os avós deixam marcas no coração, os netos também trazem vitalidade, alegria e apoiam seus avós de maneira muito importante. Cuidar dos netos significa para os avós redescobrir o lado surpreendente do mundo, a inocência e o amor mais incondicional.

Às vezes os pais podem sentir que os avós estão roubando seu papel de protagonistas, que se excedem dando às crianças tudo o que querem sem nunca dizer-lhes não. Nada mais longe da verdade, pois cada um tem seu lugar e seu papel na vida da criança.

A princípio, com esse histórico, pode-se pensar que as crianças gostam de seus avós pelo que estes lhes dão e não por quem são, mas os netos gostam na verdade das tardes com seus avós pelo que eles significam.

Leia mais: A importância dos avós na vida dos netos

Entre outras coisas porque desviam das regras com amor, com cuidado e carinho. Porque a forma de se lembrar de cada detalhe e cada momento faz da infância um lugar único e especial. E porque são os reis que nunca vão ser destronados.

O amor dos avós pelos seus netos é tão imenso que não podem evitar demonstrá-lo de todas as formas possíveis. Cozinhando, com presentes, com doces, com a presença, com os beijos, com os bolsos cheios para que não lhes falte nada, com a atenção e com um cuidado que transforma todos os lugares em lar.

As crianças percebem esta generosidade sem limites como um carinho tão desmedido que são cativados. E quando os avós estão distantes, as crianças não sentem faltam dos chocolates, mas sim do que eles significam: falar com seus avós e escutar palavras de ânimo, amor e sabedoria.

No fim os avós são os maiores fãs de seus netos e os que mais reforçam sua perseverança, seus talentos, sua determinação e seus triunfos. E não há ninguém como os avós que perceba tão bem a atitude decidida de seus netos, suas canções favoritas e seus olhos brilhantes impregnados de paixão.

Por isso, o cuidado dos avós reflete um amor puro repleto de alegria e de objetivos. Um carinho que educa as crianças, que as protege de um modo único que nem sempre é compreensível, que é indescritível.

Esse é o motivo pelo qual os avós que cuidam de seus netos deixam marcas inapagáveis na alma, um grande legado emocional. Porque todos aqueles caprichos e presentes, assim como aquelas vezes em que os avós foram rápidos demais para aliviar a dor de seus netos, fizeram com que o crescimento destes fosse marcado por um amor pleno, puro e incondicional.

(Fonte: pt.aleteia.org)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



68 COMENTÁRIOS

  1. O texto é lindo, mas esse monte de propaganda tira toda a beleza e desensentiva a pessoa a ler , no seu completo, sinto muito falar disso, mas é a realidade…

  2. Ler esse artigo foi como voltar no tempo e rever tudo e o quanto uma avó foi especial na minha vida. Conter as lágrimas e os sentimentos foi difícil porque o amor dela é incondicional até hoje mesmo não estando mais aqui.

  3. Sentimentos e novos valores vem com o tempo e trazem a maturidade e o olhar que deveriamos ter tido c nossos filhos ..os netos trazem isso aos que deixam aflorar a sensibilidade ao tornar- se avós … que bela oportunidade a vida nos dá ..Sou uma avó feliz!♥

  4. Conheço esse amor. Eu vivo atualmente esse amor. Meus netos 6(seis) meus bisnetos(2) o terceiro virá em novembro fazem de mim a pessoa mais feliz do mundo. Sou apaixonada por eles. A matéria é ótima. Parabéns

  5. Sensacional o texto. Vivi esse amor com a minha avó e agora estou vivendo novamente com a minha neta. É exatamente isso. Cada vez que como um mingau, bebo um chá dos que ela fazia para mim ou ouço uma canção das que ela me cantava para dormir, tudo tem sempre um gosto especial. E com minha neta não é diferente. Espero que ela tb guarde essas lembranças como especiais.

  6. Lindo texto ,sou avó dou tudo de min para q ela fique feliz e seja sempre especial sou muito feliz e que venham os netos … AMEI O TEXTO !!!

  7. Minha avó eh o meu mundo…
    O nome dela estara eternamente em meu ombro .. Meu amor . Minha rainha . Minha alegria ..
    Lindo lindo texto .. Eh tudo oq ela eh pra mim..
    Amo mt alem do que pensei que amaria ela *-*

  8. Ler esse texto me remete as memórias mais lindas e felizes que tive em minha infância ao lado da minha querida e eternamente amada avó! Fui criada pela minha e ela foi o presente mais lindo da minha história. Não tem como ler seu texto e conter as lágrimas. É isso mesmo e um pouco mais. Saudade da minha vozinha que partiu para o plano espiritual no fim do ano passado. 😢❤️🙏🏻

  9. Parabéns pelo belo artigo. E obrigada por traduzir o que sinto quando penso em minha infância, com meus avós . . . é inapagavel. Realmente!!

  10. É maravilhoso ser avó.O texto corresponde exatamente tudo o que eu sinto e vivo.Meus netos me dão alegria, vontade de viver muitos anos para participar cada vez mais do crescimento e conquistas que eles alcançarão.

    agradeço a Deus que nos permite viver estes momentos

  11. Achei esta materia espetacular as lagrimas sairam do coracao apertado de amor, amo ser avo de 2 netos Maravilhosos pra mim!~
    Uma esta sempre ao meu lado sendo meu eterno anjo da guarda e confidente desde pequenininha quando cantava pra ela dormir agarradinha comigo vivo porque ela vive eternamente no meu coracao!
    O outro mora em outro pais mas me transmite um amor enorme e eu a ele! Gente adorei ser avo eh reviver o passado ja que tive tambem uma avo fantastica! obrigado meus amores!

  12. Apos a leitura deste texto, passou um lindo filme nas lembrancas de minha vida. Avos sao pais tambem. Eu aproveitei muito a convivencia com meus avos, materno e paternos. Nunca deixei de lembrar e sonhar, dos varios passeios, jogos, tocadores de viola, parques, circos, e viagens nas terras dos avos antepassados. Apesar dos meus problemas de saude, me sinto uma pessoa muito feliz. Obrigado pelo texto, que todos deveriam ler, e compreender a vida das pessoas felizes.

  13. Excelente a matéria amei é bem assim mesmo é um amor que foge um pouco do meu controle,
    Eu esqueço um pouco de mim ,quero velos felizes mas sem esquecer os limites,e o respeito até por mim e pelos outros. Pois eu quero que cresçam conhecendo muito a palavra mágica que move o mundo bom que é Amor.
    Quem tem amor não pode sentir vontade de fazer nada de ruim.beijos.

  14. Maravilhoso texto sou Avó de 5 netos cada dia amo mais meus netos e cuido de tres mas sempre entro em atrito com minha filha diz sempre que tiro sua autoridade.

  15. Lindo!
    Primeira vez que leio um gesto com o qual concordo plenamente com todo o seu teor.
    Perfeito!
    Sou avó do pequeno Enzo e sinto todo esse amor!
    Um amor que parece transbordar, igual ao que sinto pelos meus filhos, mas sem o medo de errar que é inerente a todos os pais.

  16. Sou avô, certamente foi muito bem escrito e os parabenizo por isso. Costumo resumir tudo isso aos que me perguntam ou questionam sobre avós serem muito liberais com os netos, como segue:
    Pense na familia como uma o ato de cozinhar com uma panela de pressão. Os filhos sendo aquela carne que só será macia após submetida a pressão, a mãe é a panela que contem a carne e fica no fogo para transmitir a energia, o pai é a tampa que suporta e mantém a pressão e nós os avós somos a válvula. Nossos papel não é cozinhar mas aliviar a pressão sempre que ela chega ao limite. Parece que deixamos passar tudo, mas é realmente só o excesso, garantimos que não haja uma explosão. Só isso!

  17. Nunca esqueci da minha senhora vó, no dia 12 de outubro fazem 12 anos que ela se foi, sera um dia que eu jamais esquecerei, um dos dias mais tristes da minha vida, quando se foi uma pessoa amável, não fui criado com ela, mas ela morava no fundo da minha casa e todo amor que ela poderia dar ela deu pra gente, estava presente em tudo em minha vida, mas no dia das crianças, na hora do almoço, Deus decidiu que ela já tinha feito o necessário aqui na terra, lembro de todas as cenas, desde a hora que meu pai a viu até a hora que ela foi embora pro IML, tinha 10 anos, hoje tenho 22, e parece que foi ontem, sempre amarei, dói em meu coração não ter ela hoje em dia, escrevo isso com lágrimas nos olhos, porque infelizmente o que resta é a saudade

  18. Parabéns pelo texto que mostra a importância dos avós na formação do caráter dos netos sem esquecer o quanto eles são importantes na vida dos avós, tenho netos e. Bisnetos e vivemos em função de dar e receber deles amor, afeto,, carinho e respeito.

  19. Lindo texto, também amava morar perto dos meus avós, porém hoje com meu filho, percebo que alguns avôs não sabem seus limites, acabam sendo intromissivos demais, atrapalhando a educação dos pais. Mas nada como um bom colinho da vovó.

  20. Texto maravilhoso!
    As lágrimas saíram de um coração apertado cheio de amor pelos meus avós.
    Hoje tenho apenas minhas lindas vovós e sinto mta saudade dos meus avôs…São lembranças eternas,repletas de amor e carinho…
    Texto incrível mesmo! Parabéns!

  21. Que linda mensagem! É bem assim que me sinto, tenho uma princesinha de 7 anos e quando viajo e ligo para ela, digo que vou trazer presentes, ela diz: vó, não quero presente, quero que a senhora volte logo! Dai vem compreensão de que o legado emocional é bem maior do que se imagina. Amo minha neta e sou feliz por poder estar próxima dela e poder viver exatamente isso que é falado na mensagem. Amei a mensagem ! Expressa os sentimentos que muitos de nós temos e não conseguimos definir em palavras.

  22. Aprendi a ser avó com minhas avós! Aprendi a fazer mingau, comendo o mingauzinho de aveia com o gosto do incrível carinho que a gente trocava, e hoje compartilho com meus dois netinhos!

  23. TEXTO MARAVILHOSO. VIVEMOS ISSO EM MINHA CASA. SOU MÃE SOLTEIRA E MEUS PAIS ESTIVERAM PRESENTES E AINDA CONTINUAM EM NOSSAS VIDAS. O TEXTO É EXATAMENTE O QUE VIVEMOS.

  24. Amo meus netos, amo ser vó. Ser vovó, é ser mãe duas vezes, é ter oportunidade de ver o seu filho em seu neto e poder brincar daquilo q vc não brincou com o filho. É chegar na melhor idade e ter tempo para o seu neto; brincar, passear, cantar, conversar e cuidar etc…É maravilhoso ver os baixinho crescendo, aprendendo a dar os primeiros passos, a falar, indo para a escola…Com certeza é uma experiência maravilhosa. Só tenho q agradecer a Deus por ter esta oportunidade.

  25. Adorei a reportagem,cuidei de meu neto Rafael hj com 3 aninhos pôr um ano e sete meses foi um período de muito amor e felicidade,sou muito presente em sua vida e peço a Deus que me dê.saude para poder sempre estar a seu lado

  26. Parabéns pelo texto. Sou avó de uma neta de 3 anos e seu irmão de 9 meses. Sou apaixonada por eles mais que tudo nesta vida. E o mais importante é que sinto que sou retribuída. A natureza é perfeita, basta aproveitar esta oportunidade.

  27. Que texto lindo e verdadeiro. Sou avó de dois netos e sou apaixonada por eles. Amo-os naia que tudo na vida e sinto que sou retribuida. Parabéns ao autor.

  28. Falando dos meus netos amo mais q tudo na minha vida, deixo tudo pra ficar com eles, hj posso dizer foi a melhor coisa que já aconteceu na minha vida meus 3 netos. Obrigado meu Deus.

  29. Texto maravilhoso, não só fui cuidada como criada pela minha Vó e meu avô que já se foi… um amor que vai além da vida!! Minha Vó é um anjo em forma de pessoa! Te amo Vózinha, obg por ser quem a senhora é!!!

  30. Achei a matéria excelente pois vivemos isso que é a gostosura de ser avó.Tenho boas lembranças da minha vó paterna e procuro transmitir para meus netos um pouco do que ela foi.Sou coruja e apaixonada por eles e me sinto também amada. Fiquei também feliz com os testemunhos onde demonstram essa felicidade que vivemos nesta fase das nossas vidas.

  31. Não tenho lembranças de meus avós…muito poucas… Sem memória de afetividade…Hoje sou avó e cuido do meu único neto com muito amor! Vamos ao cinema, faço bolos, que ele adora… Também chorei lendo esse lindo texto! Creio que meu neto terá essa referência, essas lembranças que eu não tive! Amo ser avó!

  32. Lindo texto! Me emocionei! Sou avó de um único neto. Amo demais ser avó. Quero que ele tenha boas lembranças das férias que passa comigo, dos bolos que faço pra ele. Memórias que não tenho… Neste momento, ele está dormindo do meu lado. Está de férias… Amo!

  33. texto perfeito para uma família na qual sempre foi fundamentado nessa projeção, quando somos crianças não entendemos tais valores, e quanto e fundamental essa defesa deles para com os netos, agora como agir quando você no caso foi dado para adoção pelo seu avos sem o consentimento de sua mãe e seu pai no caso nem fazia parte de sua vida, e quando se tem 4 anos e nem sabe a palavra pai: e como crescer nesse turbilhão de acontecimento , e apos 5 anos voltar para sua mãe biológica e ter que se reeducar a nova família no caso que nem havia conhecido minha meu materna… fácil falarmos dessa família estruturada, não que esteja o texto errado , e sim certo, como você mesmo disse em alguns de seus textos , criamos projeções a partir do que o vivenciamos e deles a nossas projeções de falarmos ou escrevermos são o que vivenciamos.

  34. Texto lindo, sou avó de de um único e
    lindo menino de 5 anos eu convivo diáriamente
    com meu netinho, ele é tão lindo, tão inteligente, muito especial
    faz nossos dias lindo é feliz, amo
    sou grata a DEUS por nos dá essa
    Linda criança. Obrigado SENHOR.

  35. Desejei com todas as minhas forças ser avó. Deus nos presenteou com um lindo menino que é o meu maior defensor e demonstra muito amor pela vovó. Só a casa da vovó é boa, só a vovó sabe, só a vovó pode mudar a roupa, etc., tudo isso é só retribuição do imenso amor que tenho por ele. Hoje posso acompanhar a infância de um ser tão especial com maturidade, sem pressa para fazer coisa alguma, aliás não existe coisa alguma que não esteja relacionada ao meu netinho. Amo muito ser avó! Todos os dias agradeço a Deus pelo lindo presente que nos foi enviado. Obrigado Senhor! E obrigado também aos pais do meu netinho por me permitirem ser avó de verdade. Muito mais que mãe! Ser a vovó!

  36. Linda matéria, trás recordações do meu primeiro amor que foi pela minha avó e meu avô que me criaram desde meus seis anos, meus pais me abandonaram. Mas não tive sequelas e nem raiva. Quando meus avós se foram parecia que havia perdido o chão e até hoje sinto a falta deles, claro que deixaram uma marca enorme em minha alma, recebi muito amor e até demais. Onde eles estiverem sei que estão aguardando meu retorno para casa. Parabéns.

  37. Simplesmente maravilhoso!
    Ate hoje , aos setenta e um anos, sempre me surpreendo citando minha querida e amada companheira,
    das festinhas , dos carnavais , das festa religiosas , e sim, do primeiro namoradinho…
    Obrigada vo , por vc. ter existido .
    Sim, e ainda Deus achou que era pouco e me presenteou com uma AMADA e linda neta, Julia1

  38. Li aqui algumas pessoas dizendo que acham que as avós passam do limite, que são muito permissivas. Me desculpem, mas avó é justamente pra isso. Mães que exageram na proibição, que impõem muitas regras, que enchem as crianças de obrigações devem agradecer a Deus por terem as avós para aliviar tudo isso. Graças a Deus tive uma mãe ótima e uma avó melhor ainda. Hoje, sou mãe e acho a minha mãe a melhor avó do mundo (não melhor que a mãe dela, que infelizmente já se foi). E amei cada linha desse texto. Crianças felizes são aquelas que têm avós presentes, sem sombra de dúvida.
    Parabéns pelo texto!!

  39. Parabéns pelo texto, uma realidade comprovada quando se vive o mundo de vovô e Neto(a) é uma célula benigna criada por Deus para prolongar a vida!

  40. Nooossa que lindo! Estou emocionado com esta rica experiencia que estamos vivendo agora. Somos jovens avos de dois anjos que chegaram recentemente e iluminaram nossas vidas! Grato meu Pai por tamanha dadiva! Assim caminha a humanidade sob as bencaos divinas. Muito amor e doacao!

  41. Ser avó éprincipalmente revigorante.A gente ama demais, porém recebe mais ainda.Renasce.Os netos renovam a razão de viver,os sonhos, a felicidade…Obrigada,meu querido neto,por transcrever esse texto tão lindo.Adoro você

DEIXE UMA RESPOSTA