Young woman walking back to camera at sunset on the beach in Tel Aviv, Israel

Você está há um tempão sem fazer uma atividade física, chega à praia e se enche de coragem e energia para iniciar aquela caminhada.

Maravilha! Mas alguns cuidados são essenciais para evitar problemas e, mais do que isso, para garantir os benefícios que essa atividade proporciona à saúde.

“A caminhada é excelente, além de ser acessível. A pessoa sedentária que começa a praticar por 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, logo sente melhorias na pressão arterial, musculatura, peso… Sem falar que estimula a prática de uma atividade regular”, diz o educador físico Tarcísio Muniz, o Tatto, do Espaço Equilíbrio Fitness & Health.

1. Horário

“O ideal é entre 6 horas e 9h30, quando o sol não está tão forte e o desgaste do corpo é menor, assim como a partir das 17h30”.

2. Alimente-se e hidrate-se

“Tem gente que pensa que caminhando em jejum vai emagrecer mais rápido. Isso é um erro. O que acontece é a queima de massa muscular”. Assim, tome um bom café da manhã. E pode beber água antes, durante e após a caminhada.

3. Respiração

“Inspire 100% pelo nariz e solte o ar pela boca”, alerta Tatto. Quem caminha respirando pela boca corre o risco de forçar o diafragma e sentir aquela dorzinha incômoda.

4. Roupas e tênis

Leia mais: Ciência explica como a praia pode mudar nosso cérebro e saúde mental

Escolha shorts e camisetas do tipo dry fit, que ajudam no processo de transpiração, meias de algodão e tênis adequado para a atividade. Não esqueça o filtro solar, viseira e óculos de sol.

Fonte: A Tribuna

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise

A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here