Todos os dias nos deparamos com notícias terríveis nos orgãos de comunicação social, e as vozes negativas ficam a pairar na nossa cabeça. Por vezes, parecendo o dia do juízo final, não é?

Parece que o mundo inteiro conspira para drenar a sua positividade, desacreditar o seu otimismo, e arrastá-lo para baixo, para um nível profundo de pessimismo.

E olhar a vida com positividade num mundo tão negativo pode parecer-nos uma luta inglória. Profetas das desgraças implacáveis povoam o mundo, criticando tudo o que é bom, zombando de tudo o que é puro, positivo e em florescimento.

Quero perguntar-lhe: você vai deixar que as nuvens da negatividade extingam a luz do sol da sua vida?

“Para todos os outros sonhadores que andam por aí, nunca parem ou deixem a negatividade do mundo desencantá-los ou ao vosso espírito. Se nos cercarmos com amor e com as pessoas certas, tudo é possível .” – Adam Green

POSITIVIDADE: UMA VANTAGEM PARA A VIDA

Eu admito a minha convicção do enormíssimo valor da positividade na vida de todos nós. A minha experiência profissional e pessoal leva-me a acreditar profundamente que é possível implementar a positividade em cada um de nós.

Leia mais: Como limpar o seu “lixo mental”

A vida não pode prosperar à sombra do pessimismo. A positividade é uma forma de pensar, sentir e agir que brota de uma crença, de que intencionalmente conseguimos colocar a nossa boa disposição, intenções construtivas e capacidades ao serviço das soluções.

Importa perceber que a positividade é uma escolha. Mais concretamente um escolha positiva que todos podemos optar na nossa vida.

O mais extraordinário é que esta forma vantajosa de dirigir a vida pode ser aprendida. Mas nem todo mundo sabe disso. Ou, pelos menos, quando na presença da negatividade, ilusoriamente julgam não poder escolher o caminho da positividade.

Leia mais: 14 maneiras como pessoas positivas afastam as energias negativas

Provavelmente, você já experimentou o prejuízo da negatividade na sua vida para concordar que é “urgente” tomarmos a positividade nas nossas mãos e fazermos disso a nossa melhor forma de nos expressarmos no mundo. Então, como podemos tornar-nos potenciadores da positividade num mundo negativo?

Três maneiras simples de cultivar a sua positividade:

– Alimente-se com uma dieta de estimulação positiva. Usando livros, citações, filmes e quaisquer outras fontes de motivação que você pode utilizar para construir continuamente a sua estrutura mental positiva com histórias otimistas, fatos, ideias e opiniões.

Leia mais: Atitudes que drenam energia

– Desenvolva a sua filosofia pessoal de positividade. Não veja o copo meio cheio nem meio vazio, você pode sempre enchê-lo, portanto, o seu estado negativo temporário não irá fazer com que você perca a sua perspectiva positiva.

– Arranje tempo para se divertir. Atenção que este ingrediente muitas vezes é ignorado, mas essencial. A diversão e o entretenimento promovem a positividade e o bem-estar.

Uma vez que comece a expressar-se maioritariamente com positividade, é hora de espalhar a sua positividade no mundo. Seja altruísta. Pratique ser um embaixador da positividade para você e para os outros.

A seguir estão algumas das melhores maneiras que eu recomendo para irradiar positividade:

– Use linguagem corporal aberta. Isto é visto como acessível, positivo, e recetivo.

Leia mais: 3 passos para bloquear energias negativas

– Fale focado nos olhos das pessoas, com um tom afável e empático.

– Inverta as observações negativas de outras pessoas ao seu redor. Responda com uma pergunta positivamente orientadora, como por exemplo: “Ei, você disse que não é uma boa situação, mas poderíamos ponderar encontrar uma solução! Você está pronto para isso?”

– Use frases construtivas e orientadas para os objetivos, sempre com a intenção de encontrar a melhor forma de adequar-se às situações.

– Não tente forçar os outros a serem positivos. Concentre-se simplesmente no seu papel em espalhar a sua positividade, não em impô-la.

Leia mais: Como identificar e superar críticas negativas com sabedoria

– Fazer o inesperado. Elogiar e recompensar os outros, especialmente quando eles menos esperam, isso traz à tona a positividade deles e a sua.

– Fique ciente que você não é a sua negatividade quando ela se faz sentir. Você é quem pode ativar o seu hábito de estruturar pensamentos e comportamentos positivos, mesmo em situações difíceis ou desfavoráveis.

(Autor: Miguel Lucas)
(Fonte: escolapsicologia.com )
* Adaptação livre de Fãs da Psicanálise

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA