A expressão “mente sã, corpo são”, deve ser levada totalmente em consideração, pois a mente e o corpo estão intimamente ligados.  Para muitos, tal ligação não parece evidente, então tratam de cuidar só do corpo ou só da mente, vivendo, então, um enorme equívoco.

Percebemos a conexão facilmente, quando paramos para pensar em como nosso corpo reage à ansiedade. Nosso coração começa a bater mais forte e mais rápido do que o habitual, nossas mãos podem começar a tremer e facilmente começamos a suar. Todos estes sintomas aparecem porque a partir da nossa mente estamos colocando o nosso corpo em funcionamento, alterando as nossas constantes de uma forma muito parecida como quando começamos a fazer exercício.

A mente é extremamente poderosa, não?

Quando a nossa mente está desequilibrada, estamos mais propensos a contrair doenças. Ou seja, a ansiedade ou a depressão são perturbações mentais que podem contribuir para o aparecimento de sintomas físicos indesejados.

Quando a nossa mente não está funcionando bem é habitual que se vire contra o próprio corpo e potencie internamente qualquer ataque que tenha origem no exterior.

Para que possamos alcançar uma vida saudável, é essencial o cuidado com a mente. Afaste os pensamentos ruins, busque ajuda para diminuir a ansiedade, porque ignorar problemas psicológicos é deixar que problemas físicos venham se manifestar.

(Fonte: equilibrioemvida.com)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

  1. alguns minutos atrás, achei que iria ter um ataque cardíaco, pois comecei a ter uma dorzinha do lado esquerdo do peito e a minha pressão arterial, foi para 13×8, já tinha tomado o apraz que tomo logo de manhã, e lembrei do meu cardio que disse que tenho osteofitos e são eles que as vezes causam essas dores pois fez todos os exames e não tenho nenhum problema físicos ( porque mentais está demais da conta, tudo o que sinto já quero correr para pronto socorro ) ….tomei mais meio comprimido e estou melhor, mas é a ansiedade pois hoje é o meu primeiro dia com a psicologa……o que a mente não faz…..

DEIXE UMA RESPOSTA