Estar em um relacionamento com um narcisista pode ser absolutamente incrível no início. O bombardeio de amor ou sedução está acima das expectativas, intoxicando e rápido – especialmente se você tem problemas de codependência decorrentes da infância.

Finalmente, você finalmente se sente amado, adorado e aceito. É o tempo efêmero do crepúsculo, uma bolha cor-de-rosa deliciosa em que você se apaixona pela pessoa de seus sonhos, ou assim que você pensa. Uma vez que a fase de lua de mel é longa e começa a inevitável fase de desvalorização , ele se torna o seu pior pesadelo.

Se você quer sua vida de volta você terá que levá-la à força.

O narcisista normalmente não vai deixar você fazer isso sem antes lutar. Mesmo quando o rompimento ou o divórcio é sua idéia, eles vão querer controlar como a separação ocorre, a narrativa de ruptura (por exemplo, o narcisista é tudo bom, você é tudo ruim).

Esses indivíduos são parasitas de relacionamento. Eles se alimentam de você emocionalmente, psicologicamente, fisicamente e / ou financeiramente. Em algum ponto em seu relacionamento, provavelmente quando o primeiro estágio do bombardeio do amor / lua de mel estava chegando ao fim, é quando seu narcisista realmente testa seus limites rara medir o quão longe ele pode levar as coisas, é um momento decisivo. É também a primeira grande tomada de poder.

Uma vez que o este momento ocorre e você dá o seu poder para esse tipo de pessoa, como um sapo em uma panela chegando a uma fervura lenta, ele irá gradualmente quebrá-lo para baixo, treiná-lo a cumprir, a fazer por eles, a não esperar muito, se alguma coisa, em troca e promover uma dependência de sua aprovação ou aprovação (ou seja, a cenoura na vara que pendura para sempre fora do alcance). O narcisista geralmente não vai desistir deste tipo de poder e controle sem uma luta.

Como mencionado anteriormente, mesmo se ele inicia a ruptura, raramente permite que você vá facilmente. Significa colocar-se primeiro e deixar ir o medo, obrigação e culpa que muitas personalidades abusivas usam para manipular seus alvos. Isso também significa cuidar dos negócios quando você está mais provável vadear através das fases de dor . Nada disso é fácil.

Como você recupera sua vida de um narcisista ?

Aceite a realidade. Você deve deixar ir qualquer fantasias sobre a possibilidade de mudança para melhor. Você não pode mudar ou corrigir esses indivíduos. Mesmo quando ele ou ela afirma querer ajuda, tudo o que eles realmente querem é ser habilitado, continuar a fazer como sempre fizeram.

A realidade é que um narcisista tem uma paisagem emocional limitada, uma falta de responsabilidade pessoal e empatia e um auto-serviço de moralidade e consciência. São frequentemente hipócritas e mentirosos.

Não se entregue a quaisquer ilusões sobre a manutenção de uma amizade, uma divisão equitativa dos bens ou similares. Você viu por trás da máscara do narcisista e por isso ele vai querer que você sofra.

Eles provavelmente também sentem uma enorme quantidade de desprezo por você, porque você se permitiu ser transformado em um capacho. Eles estão acostumados a bullying e esperam poder continuar a fazê-lo. Uma vez que você quebra-lo e dizer, “não mais”, irão vê-lo como seu inimigo mortal. Comporte-se adequadamente e proteja-se

Faça um plano de saída. Você não pode curar, enquanto em um relacionamento com um narcisista, sociopata ou o que você quiser chamar esses indivíduos. Você precisa de tempo e distância para que isso aconteça.

Não diga ao narcisista que você está deixando (ou que ele ou ela vai sair) e que o relacionamento é longo até que você esteja pronto para puxar o cabo de rasgar. Claro, se houver crianças envolvidas ou a casa você provavelmente vai precisar de um advogado. De preferência, quem tem uma boa dose de experiência em casos de alto conflito.

Sair de um relacionamento abusivo pode ser uma coisa extremamente difícil e dolorosa de fazer. Você está deixando de ir todas as esperanças e sonhos que você teve no início do relacionamento.

Manter os seus planos em segredo até que esteja pronto para executar só poderia poupar-lhe qualquer confusão, ameaças de suicídio e falsas alegações de abuso à polícia ou autoridades responsáveis pela segurança das crianças para não mencionar danos materiais, campanhas de difamação de preferência e quaisquer outros truques desagradáveis ​​que ele ou ela pode inventar.

Leia mais: Narcisismo com limite faz bem, mas excesso prejudica a saúde

Vá em auto-preservação piloto automático. Dependendo de quanto tempo você gastou com o seu narcisista, ele provavelmente entrou em sua cabeça até certo ponto. Seus insultos, comentário invalidativos, projeções lhe fizeram questionar sua habilidade de sobreviver sem ele.

Isso é horrível, é claro. Não só você vai sobreviver sem o seu narcisista, você vai prosperar. Pense nisso, quem precisa de quem? O ser humano com sangue e pulso precisa do vampiro ou o vampiro precisa do suprimento de sangue fresco? O hospedeiro precisa do parasita, ou o parasita precisa do hospedeiro?

O narcisista não pode sobreviver sem um espelho. É por isso que tão freqüentemente começam um caso antes de acabar com seu relacionamento atual. Eles não têm a capacidade de sofrer, e por ter sua substituição nas asas antes de você está fora da porta eles ignoram o processo de luto ou ter que olhar para si próprios e seu comportamento de forma significativa. No entanto, eles também não derivam a sabedoria ea cura que vem de passar por ela. Você não precisa do seu narcisista.

Documentar o abuso. Fale com amigos e familiares de confiança. Deixe-os saber o que está acontecendo. Tenha certeza que pode confiar em qualquer confidente potencial. Eu não posso enfatizar isso com força suficiente! Se as crianças compartilhadas estiverem envolvidas , converse com um advogado ou terapeuta especializado nessas questões.

Eles podem ajudá-lo a planejar uma estratégia de saída e explicar o tipo de documentação que será útil (por exemplo, gravações de áudio de abuso que ocorrem na frente das crianças, ameaças para arquivar relatórios de polícia falsos, registros de pais, etc.) Nunca subestime o narcisista, ele tem a capacidade de mentir de forma convincente se apenas por um curto tempo e as medidas extremas vão comprometer-se mesmo a pontuação e preservar sua personalidade pública falsa.

Endureça seu coração – pare de proteger seu narcisista de si mesmo e proteja-se em seu lugar. Ele não pode pagar as contas sozinho. Ela não consegue encontrar um aluguel disposto a levá-la e seus 26 gatos de resgate e 15 cavalos de resgate. Tanto faz. Nenhum de seus problemas e escolhas ruins precisam ser seu problema mais.

Leia mais: Mães narcisistas e suas filhas

Eles nunca foram seus em primeiro lugar. Ela ou ele jogou-los em você e fez-lhes a sua responsabilidade e você permitiu que isso acontecesse. Sua irresponsabilidade não é sua responsabilidade. Sua patologia não é sua para suportar. Jogue tudo fora. Seja solícito na realização de sua decisão de se libertar. Se você mostrar fraqueza (por exemplo, sentindo pena dela ou se sentindo culpado por chutá-la) ela vai cheirá-lo como um tubarão e explorá-lo.

Forneça as conseqüências apropriadas para violações de limites e quaisquer atos criminosos que seu narcisista perpetrar antes, durante e após a separação. Não permita que você se contorça de tomar medidas de auto-proteção proporcionais e legais por piedade ou “não querer que a mãe de [seus] filhos” tenha um registro se ela o atacar ou destruir sua propriedade. Eles não param de mexer com seus alvos até que eles experimentam punição real para fazê-lo ou são feitos para parar por uma autoridade maior do que eles próprios, como a aplicação da lei.

Defina o recorde diretamente com pessoas que são importantes para você. Narcisistas adoram uma boa campanha de difamação. Se você se importa com a opinião de qualquer amigo ou sogro mútuo, você pode querer considerar a definição do registro diretamente com eles imediatamente depois de sair – idealmente antes que o narcisista percebe o que está acontecendo. O narcisista vai mentir, distorcer e exagerar.

Ela ou ele vai alegar que você é culpado de abusos que ele realmente cometeu. Em última análise, não importa. Você terá dito aos outros a verdade e seu narcisista mentirá. Se as pessoas estiverem prestando atenção, as mentiras do narcisista se tornarão mais fantásticas e contraditórias ao longo do tempo.

NENHUM CONTATO, NENHUM CONTATO, NENHUM CONTATO. Você precisa de paz para curar e isso significa colocar tanta distância física e emocional entre você e ele quanto possível. Em outras palavras, vá sem contato . Isso é fácil para alguns e muito difícil para os outros. Não responda aos e-mails, textos ou mensagens de voz. Não responda chamadas de números desconhecidos.

Evite lugares que seu ex é susceptível de ser. Não visite suas mídias sociais. Diga a todos os amigos restantes ou conhecidos que você preferiria não ouvir atualizações. Se não há filhos, não há realmente nenhuma razão para ter qualquer comunicação, uma vez que acabou. Disputas de propriedade podem ser tratadas através de advogados. Qualquer contato contínuo é apenas uma oportunidade para ele para continuar a manipulá-lo ou causar danos. Não faça isso.

Esteja preparado para deixar de ir outros relacionamentos – poder lavar a sua vida. Isso pode ser difícil, especialmente se você desistiu de amizades e sua própria família durante o relacionamento com o narcisista.

Infelizmente, amigos mútuos e conhecidos muitas vezes se tornam ligações fracas em seu esforço para retomar sua vida. É uma forma de perda colateral, mas também pode ser uma oportunidade para limpar a podridão, até o solo e crescer novas amizades, mais saudáveis. Os narcisistas não atraem geralmente pessoas saudáveis ​​a seu círculo interno.

TAPE SUAS ORELHAS. Muitos narcisistas gostam de fazer ameaças infundadas, litigiosas no final do relacionamento. Certa vez, trabalhei com uma mulher cujo ex narcísico tentou intimidar-la em assinar um NDA (acordo de não-divulgação) para ele e para a mulher com quem ele a traiu!

Ele a ameaçou com ações judiciais, incluindo processá-la por dois anos no valor de sua renda e renda de sua amante se ela contasse a alguém sobre sua infidelidade e seu eventual ataque físico contra ela. Ele até a ameaçou com o FBI! No final, é geralmente apenas um monte de som e fúria. Não significa nada. É o equivalente a uma criança irritada chamando-lhe um poopyhead. Eu mencionei não entrar em contato?

ABRACE O PROCESSO DE LUTO. Não confunda a dor do sofrimento como uma indicação de que você cometeu um erro. A perda dói. Muitas vezes as opções mais saudáveis ​​também são as mais difíceis e dolorosas. Seu processo de luto será agravado se você tiver problemas de infância e família de origem não resolvidos. Não corra da dor, caminhe nela. Ele acabará por passar.

Concentre-se em você e o que o atraiu para o narcisista ou fronteira, não porque o narcisista é um narcisista ou a fronteira é uma fronteira. O que fez você vulnerável? Por que você tolerou o abuso? Por que você deu o seu poder, dignidade e auto-respeito em troca de “amor”? O amor real não exige esses sacrifícios e degradações. Se você tiver problemas com a família de origem, seja paciente. Você não desenvolveu essas vulnerabilidades durante a noite e você não vai se livrar deles tão rapidamente quanto você gostaria.

CUIDE DA SUA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL. Cuidar de nós mesmos muitas vezes cai no caminho quando em um relacionamento com um narcisista. Eles se ressentem de quaisquer atos de auto-cuidado em que você se envolver especialmente se ele leva a atenção para longe deles e se ele faz você mais forte.

Abusadores como seus alvos fracos, porque torna mais fácil para eles para controlá-lo. Trabalhar para comer saudável, fazer exercício físico regular, melhorar os hábitos de sono e limitar o consumo de álcool e drogas recreativas. Drogas e bebidas vão mascarar os sentimentos que você precisa para se sentir ou fazer você se sentir ainda pior, por isso leve com calma e não tente adormecer-se ou escapar da dor.

Leia mais: Um Texto Sobre Pássaros Encantados e Relacionamentos Narcisístas

SAIA TOMAR UM AR.  Procure consolo na natureza. Ar fresco, sol, árvores, lagos e montanhas são um tônico. Longas caminhadas podem ajudar a trazer as coisas em perspectiva e limpar a cabeça. Se você permitiu amizades para cair no esquecimento porque seu ex sugou todo o oxigênio em sua vida, reconstruir seu círculo social.

Alcance para fora a amigos velhos. Reconecte-se com os membros da família. Volte a praticar atividades que não conseguia mais. Se eles agiram no Natal, pegue a maior árvore que você pode caber em sua casa. Se tivessem problemas com comida e peso, comer um sundae fudge quente na cama.

Recuperar sua vida de um desses predadores pode parecer impossível no início, mas isso é apenas outra mentira que seu narcisista vendeu você. É possível. Se você quer sua vida de volta, não espere que ela ou ele para humildemente liberá-lo. O preço da liberdade está potencialmente incorrendo em sua raiva narcisista.

Se você quiser chegar ao outro lado, você provavelmente vai ter que pagar o troll sob a ponte antes de você pode atravessá-lo e explodi-lo. Pode parecer uma tarefa assustadora e esmagadora, mas qual é a alternativa? Qual é a sua alegria e bem-estar vale a pena? Qual é a sua vida vale a pena? Eu vou te dizer uma coisa, vale a pena mais do que desperdiçá-la em alguém que nunca será capaz de verdadeiramente amor.

Fonte: Shrink4Men Counseling
Tradução e Adapatação: equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


2 COMENTÁRIOS

  1. Gosto bastante desta página e sempre acompanho os posts, porém, este texto está bastante truncado…houve problemas na tradução? Foi utilizado algum tradutor automático?
    Obrigada pessoal

  2. Esse texto não está a altura da página: completamente mal escrito e com uma mensagem (quase) de ódio, de total incompreensão. Ao invés de focar na melhora do envolvido com o narcisista, fala de todos os defeitos que um narcisista num tom acusador, que ao meu ver de leigo, em nada faz jus a psicanálise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here