aftershave

As diferenças entre egocêntrico e narcisista podem passar despercebidas por boa parte das pessoas, mas esses termos significam duas coisas bem diferentes. Um indivíduo é egocêntrico quando está interessado apenas em suas necessidades. Por outro lado, um indivíduo narcisista tem um senso inflado de autoestima.

Um indivíduo egocêntrico acredita que ele está no centro das atenções. Esta característica pode também ser vista num indivíduo narcisista. No entanto, existem diferenças entre estes dois indivíduos. Uma das principais diferenças que podem ser observadas entre um indivíduo egocêntrico e um indivíduo narcisista é que um indivíduo narcisista é afetado muito pela opinião dos outros. Eles gostam e anseiam por aprovação dos outros, mas um indivíduo egocêntrico não funciona dessa maneira. Através deste artigo, vamos examinar as principais diferenças entre egocêntricos e narcisistas e esclarecer essa confusão.

O que é egocêntrico?
Um egocêntrico está extremamente interessado em suas necessidades, e tem dificuldade para entender os outros. Tal indivíduo não pode ter empatia com outro porque ele não pode identificar a diferença entre o eu e o outro. Quando uma pessoa é egocêntrica, ela compreende o mundo em sua perspectiva. Isso pode ser interpretado como um viés cognitivo porque o indivíduo não consegue ver o mundo como ele realmente, mas sim em sua perspectiva. Isso pode distorcer a realidade para o indivíduo.

Egocentrismo pode ser notado em diferentes fases da vida de um indivíduo. No entanto, de acordo com Jean Piaget, um famoso psicólogo que estudou o desenvolvimento, egocentrismo pode ser notado em crianças pequenas, principalmente.

Ser egocêntrico pode se tornar uma desvantagem para a criança quando ela cresce, porque ela encontra dificuldade em ter empatia com os outros. Tal indivíduo tem dificuldade para aceitar as perspectivas e realidades do outro. Isso pode até mesmo levar à ansiedade e tensão. Adultos egocêntricos podem ter baixa autoestima, e parecerem antissociais quando acham difícil se comunicar e se relacionar com os outros.

Agora, vamos passar para a próxima palavra: ‘narcisista’.

O que é narcisista?
Narcisista tem uma autoestima extrema. Ao contrário do caso do egocentrismo, o indivíduo pode compreender o outro, mas como ele está tão preso em sua autoestima, mostra a falta de interesse nos outros. De acordo com psicólogos anormais, o narcisismo pode até mesmo ser considerado como um transtorno mental . Esta doença é conhecida como transtorno de personalidade narcisista.

Leia Mais: Um Texto Sobre Pássaros Encantados e Relacionamentos Narcisístas

Um indivíduo narcisista pode ser muito ambicioso e cheio de energia. Devido a essas características, uma pessoa narcisista pode adquirir liderança com facilidade. No entanto, essa pessoa precisa ser elogiada e admirada por outros em todos os momentos.

É por isso que é correto afirmar que os indivíduos narcisistas amam estar no centro das atenções. Um dos traços negativos importantes em uma pessoa narcisista é a falta de prestação de contas. Uma pessoa narcisista não assume responsabilidade por atos errados, mas sim culpa os outros. Ela também é emocionalmente instável e pode aparecer muito agressiva e arrogante para com os outros. Como você pode ver, há uma clara diferença entre um egocêntrico e narcisista.

Agora, vamos resumir as diferenças.

Qual é a diferença entre egocêntrico e narcisista?
Definição de egocêntrico e narcisista:
Egocêntrico: Um indivíduo egocêntrico está interessado apenas em suas necessidades.

Narcisista: Um indivíduo narcisista tem um senso inflado de autoestima.

Características de egocêntricos e narcisistas:
Característica comum:

O indivíduo egocêntrico e o narcisista veem-se no centro das atenções.

Leia Mais: Como comecei a viver depois de me tornar uma pessoa egoísta

Aprovação dos outros:

Egocêntrico: Uma pessoa egocêntrica compreende o mundo em sua perspectiva.

Narcisista: Uma pessoa narcisista anseia pela aprovação dos outros.

Empatia:

Egocêntrico: Um indivíduo egocêntrico tem dificuldade em ter empatia com os outros.

Narcisista: Um indivíduo narcisista não faz a tentativa de compreender os outros por ser desinteressado.

Desordem mental:

Egocêntrico: egocentrismo não é um transtorno mental.

Narcisista: Narcisismo pode às vezes ser diagnosticado como um transtorno mental.

(Autor: Tiago Azevedo)

(Fonte: psicoativo)

* Texto publicado com a autorização da administração do site.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here