De todos os desafios que enfrentamos na vida, os que travamos em nossa própria mente são sempre os mais difíceis e tortuosos. Podemos vencer uma batalha na vida, mas por dentro estarmos destroçados.

Como lidar com esse turbilhão interno e sermos verdadeiramente fortes, no sentido pleno da palavra?

Desenvolver sua força mental pode ajudá-lo a ser mais resistente emocionalmente, motivá-lo a seguir em frente com desafios que despertam medo e também construir uma “casca grossa” contra pessoas tóxicas e ataques pessoais, assim como quedas e fracassos. E a dureza mental é um dos itens para desenvolver uma fortaleza mental.

Dureza mental é a capacidade de se manter firme e forte frente às adversidades da vida.Não titubear, não fazer drama, não se desesperar, não se frustrar. Se você não nasceu assim, você não vai desenvolver essa capacidade da noite para o dia, então é desnecessário me dizer que “é difícil”! Sim, é muito difícil, é por isso que a maioria das pessoas é fraca, no sentido de não aguentarem o tranco das dificuldades da vida. Muitas, entretanto, não possuem qualquer interesse ou mesmo capacidade de desenvolver essa dureza mental.

Leia mais: Uma Pessoa Verdadeiramente Forte

É triste que seja assim, mas é a realidade do mundo em que a gente vive, então não vamos nos fixar nessas pessoas para justificar porque é tão difícil evitar a frustração, a reclamação, o drama. Pense só em si mesmo e quão longe você está de um ponto de equilíbrio ótimo.

Esse ponto de equilíbrio ótimo a que me refiro é aquela condição em que você não é perfeito e vez ou outra comete erros e cai de novo em velhos hábitos, mas na maior parte do tempo, você consegue dar conta do recado.

É bom manter esse conceito em mente para não ver esses assuntos ligados ao desenvolvimento pessoal de forma 8 ou 80, pois nada na vida é assim. Se em 70% do tempo você consegue ser “duro” mentalmente e enfrenta as adversidades proativamente, os outros 30% não o tornam “fraco”. Você só precisa trabalhar na otimização dessa qualidade e aumentar o seu nível de excelência nesse processo.

Dureza mental é algo que nós desenvolvemos nas quebradas da vida. Algumas pessoas possuem o dom excepcional de lidarem bem com adversidade desde crianças, mas a grande maioria das pessoas que são boas nisso, se você ouvisse suas histórias, elas iriam te contar sobre o bullying que sofreram na escola, sobre pais que eram abusivos ou desrespeitos, sobre colegas de trabalho manipuladores que as enganaram. Mas elas também lhe contaram que essas mesmas experiências acabaram lhes ensinando a ser mais fortes.

Algumas pessoas, contudo, não se tornam mais “duras” com essas experiências. Pelo contrário, o efeito é justamente o oposto. Essas experiências as traumatizam e a cada feedback negativo, elas se encolhem ainda mais. Isso é uma questão de postura mental e por trás dela estão os paradigmas que explicam “como o mundo funciona” e como reagir a adversidade e desafios.

Leia mais: Os Efeitos de um Trauma

Cada um de nós constrói nossa própria versão da realidade muito cedo na infância para entendermos exatamente porque nos comportamos de uma forma ou de outra. Todavia, há evidência suficiente de que à medida que nos tornamos conscientes do próprio modo de pensar e como isso afeta nosso comportamento, nós podemos mudar.

É nesse processo consciente que reside a oportunidade de desenvolver a dureza mental mais tarde na vida.

(Autor: John Mackenzie)
(Fonte: excellencestudio.com.br)
* Adaptação livre Fãs da Psicanálise

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA