Uma sugestão muito tentadora que sugiro as pessoas que estão cansadas é: descanse. Porém, será que é possível descansar? Você tem dormido bem? Alimenta-se bem? Faz exercícios? O que eu quero dizer com tantas perguntas? Existe uma coisa na sua vida chamada: prioridade.

Você realmente está fazendo a coisa certa? Você realmente parou pra pensar no que te cansa? Está vivendo ou apenas existindo? Muitos questionamentos, não? Mas necessários.

Vivemos numa sociedade de cobrança: você é cobrado para ser alguma coisa, para ser algo, para ser feliz o tempo todo, sorrir, acenar para os vizinhos e às vezes você esquece-se da pessoa mais importante da sua vida e que rege o universo junto com o seu universo que é você mesma.

Não tem como você querer ajudar alguém se você precisa de ajuda. Mas ai esbarra no ego! Coisas como “eu estou bem”, “eu não preciso disso”… Você é dessas pessoas que vive respondendo isso? Saiba: isso cansa.

Um dia tudo explode e pode causar patologias, você pode se irritar com o mundo e realmente cansar da existência. Você tem um motivo para estar vivo? Já se fez essa pergunta algum dia na sua vida? Reflita. Reflita que sozinho (a) você não é nada, que você precisa cuidar de você e que cada um tem a sua dificuldade e às vezes é preciso ela mesma se cuidar.

Não carregue o problema dos outros sendo que todo mundo tem problema e você pode estar carregando demais um fardo que não é seu.

Leia Mais: Viver o presente faz com que o futuro possa existir

Eu odeio o sentimento de culpa! Culpa disso, culpa dele… Porque é fácil botar a culpa em alguém. E quando o problema é com a gente? Procure ajuda, mas não só psicológica sabe? A terapia ajuda muito, mas é importante você ter um lazer, caminhar na praia, ver a natureza…

As metrópoles estão cheias de poluição, pobreza, energias ruins, ganância… Nossa! Tanta coisa que pode te prejudicar e prejudicar o seu estado de espírito!

Acreditem no prazer da vida! Como estar com fome e saborear uma barra de chocolate, mas saiba também que pode causar outras coisas ruins como você engordar. Porém, tire um dia para ser feliz e descanse. Coma o seu chocolate! É importante! É revigorante! Não dá pra ser feliz e regrado (a) o tempo inteiro por mais que a sociedade te imponha isso. Padrões estereotipados que cansam!

Está na hora de descansar, de ler um livro, caminhar e o mais importante pensar em você! Porque isso talvez até possam fazer pra você, mas no final, só vai “sobrar” você e como resolver o seu problema. Que pode deixar de ser problema se tiver calma e resiliência.

É impossível ser feliz sozinho? Talvez. Mas já que está sozinho no momento por algum motivo, se cuide. Cuide de você, de verdade!

Eu estou me cuidando, e você?

*Este texto é autoral, remete as opiniões e conhecimento do próprio autor.

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Daniel Velloso
É escritor, estudante de Psicologia e é colunista exclusivo do site Fãs da Psicanálise.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here