Um estudo da universidade holandesa de Tilburg comprova que o choro pode ter efeitos benéficos para a disposição das pessoas.

Estudos anteriores não tinham sido tão conclusivos neste aspecto. E Asmir Gracanin, um dos autores da pesquisa, citado pelo Huffington Post, não hesita em afirmar que “este é o primeiro estudo que demonstra uma correlação clara entre choro induzido por experiência e as subsequentes melhorias a longo prazo”. O que tem este levantamento diferente de outros, que muitas vezes apresentavam resultados mais contraditórios?

Em estudos anteriores, analisava-se a pessoa em função das suas memórias. Questionadas muito tempo depois do fato, as pessoas consideravam que chorar tinha melhorado a sua disposição. Mas, estudos laboratoriais mostravam o contrário: analisar o choro logo após este acontecer mostrava que as pessoas estavam pior do que antes, como realça a mesma publicação.

Neste estudo holandês, analisou-se a pessoa que chorava em três momentos distintos: logo a seguir ao choro, 20 minutos depois e 90 minutos depois. Para fazer com que as pessoas chorassem, recorreu-se a dois filmes: ‘A Vida é Bela’, que mostra pai e filho presos num campo de concentração, e ‘Hatchi’, filme sobre um cão que espera pelo dono ainda anos depois após dele ter morrido.

A análise mostra que 69% dos que viram ‘Hatchi’ choraram, assim como 40% dos que viram ‘A Vida é Bela’. Depois, elas preencheram questionários. Os resultados mostram melhorias consideráveis na disposição, sendo que, 90 minutos após o momento de chorar, os participantes relataram que se sentiam ainda melhor que antes de começarem a ver o filme.

“Depois da deterioração inicial da disposição a seguir ao choro, demora algum tempo para a disposição melhorar”, destaca o estudo. Porém, a verdade é que melhora, superando mesmo os níveis iniciais de disposição.

(Fonte: http://www.msn.com)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

  1. Eu até que chorava fácil há algum tempo atrás, mas percebi que depois de tantos problemas que tenho vivido, uns do dia a dia e outros provocados por mim mesma, não consigo chorar, por maior que seja o fato, mas nem tudo está perdido pois choro com cenas de comercial, novelas, filmes, me emociono com as dificuldades ou felicidades de outras pessoas sou bem contraditória……

DEIXE UMA RESPOSTA