Como pode uma coisa tão simples como dormir com cobertores pesados ser uma solução para o estresse, ansiedade, insônia e outras coisas?

Sono desregulado pode criar uma longa lista de questões A princípio secundárias que podem se tornar rapidamente preocupações principais se a insônia ou outros distúrbios continuarem sem tratamento. Falta de sono, seja ela relacionada à problemas biológicos ou causada por ansiedade e suas consequências, pode afetar todo o seu desempenho durante o dia. A concentração torna-se difícil, a produtividade no trabalho ou na escola sofre redução, a irritabilidade pode fazê-lo entrar em atrito com a família e amigos, e você também abre as portas para riscos de problemas mais sérios de saúde, como ataques cardíacos por exemplo.

Profunda estimulação táctil por pressão (ou DPTS em inglês) é um tipo de terapia que quase todos podem se beneficiar. Semelhante ao recebido por uma massagem, a pressão exercida sobre o corpo tem vantagens físicas e psicológicas.

Segundo Temple Grandin, Ph.D., ” A pressão por toque profundo é o tipo de pressão que é exercida na maioria dos tipos de contatos físicos que praticamos no dia a dia, tocando, segurando, acariciando, pessoas ou animais, trocando fraldas, etc.

Terapeutas ocupacionais têm observadmaiso que enquanto um toque leve alerta o sistema nervoso, a pressão profunda é relaxante e calmante.

Tradicionalmente, cobertores pesados são usados como parte da terapia ocupacional para crianças vítimas de distúrbios sensoriais, ansiedade, estresse ou problemas relacionados ao autismo.

“Em atendimento psiquiátrico, cobertores pesados são uma das nossas ferramentas mais poderosas para ajudar as pessoas que estão ansiosas, desconfortáveis e, possivelmente à beira de perder o controle”, diz Karen Moore, OTR / L, uma terapeuta ocupacional em Franconia, NH

Então, como isso funciona?

Um cobertor pesado se molda a seu corpo como um abraço caloroso. A pressão também ajuda a relaxar o sistema nervoso. É uma terapia sem medicamentos, totalmente segura e eficaz para o sono e relaxamento naturais.

Hospitais Psiquiátricos, de Trauma, Geriátricos e Pediátricos usam cobertores pesados para acalmar a ansiedade do paciente e promover um sono profundo e repousante. De um modo semelhante às fraldas que aliviam e consolam uma criança, o peso e a pressão sobre um adulto proporciona conforto e alívio.

Quando a pressão é aplicada com cuidado sobre o corpo, estimula a produção de serotonina, o que eleva o seu humor. Quando a serotonina se transforma em melatonina, seu corpo é estimulado a descansar.

Cobertores pesados são artificialmente “pesados” com pastilhas de polietileno que são costuradas em compartimentos espalhados por todo o cobertor para manter o peso adequadamente distribuído.

O peso do cobertor atua como terapia de toque profundo e age sobre receptores sensíveis ao toque localizadas em todo o seu corpo. Quando estes receptores são estimulados, o corpo relaxa e se sente mais equilibrado e seguro. Estudos clínicos sugerem que, quando os pontos de pressão são acionados eles fazem com que o cérebro aumente a produção de serotonina.

Cobertores pesados são especialmente eficazes para aliviar a ansiedade. Um estudo de 2008 publicado na revista Occupational Therapy in Mental Health mostrou que eles oferecem uma terapia segura e eficaz para diminuir a ansiedade nos pacientes. Esses resultados foram confirmados em um estudo de 2012 publicado na Australasian Psychiatry, que indicou que cobertores pesados diminuíram com sucesso, angústia e sinais visíveis de ansiedade.

Mais do que apenas insônia e ansiedade!

Depressão, ansiedade, agressividade, OCD, TEPT e transtorno bi-polar têm sido relacionados com baixos níveis de serotonina no cérebro, e é onde os cobertores pesados são indicados para ajudar. Além disso, as pessoas que lutam com a depressão, mania, ansiedade, traumas e paranóia, ou submetidos a tratamento de desintoxicação, relataram alívio dos sintomas.

Cobertores pesados tem sido relatados como de ajuda a pacientes que sofrem de uma série de diferentes doenças e distúrbios, de Autismo, a Síndrome de Tourette, Doença de Alzheimer, Paralisia cerebral, Síndrome de Pernas Inquietas, e até pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa!

Usando Cobertores Pesados

O peso do cobertor vai depender do seu tamanho e de preferência pessoal, mas o peso normal para adultos varia de 6,8 a 13,6 quilos. Os especialistas recomendam que se procure orientação de um médico ou terapeuta ocupacional, se você tiver algum problema médico. Não use cobertores pesados se você estiver sofrendo de um problema respiratório, circulatório, de temperatura, ou se recuperando de alguma cirurgia.

Fonte original:  http://www.lifehack.org

A tradução, revisão e adaptação foram feitas exclusivamente para o Fãs da Psicanálise pelo nosso colaborador Genaldo Vargas.

Compartilhar
Genaldo Vargas
Psicanalista, Palestrante, Professor Universitário, Viajante do mundo, curioso e eterno aprendiz..... É colunista do site Fãs da Psicanálise.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA