Parece bobagem, não é? Mas segundo alguns especialistas podemos sim, interpretar olhares e identificar uma mentira, por exemplo.
Sabemos que não é sempre que as pessoas falam exatamente como pensam, na verdade, isso é bem raro. Se pudéssemos ouvir os pensamentos das pessoas, infelizmente, a probabilidade de possuirmos muitas amizades iria diminuir.

Mas, se você aprecia a verdade e gosta de identificar quando há mentiras ao seu redor, você precisa trabalhar na sua atenção e treinar suas capacidades de interpretação, assim, você poderá interpretar o que as pessoas sentem e pensam por meio de olhares.

Na maioria das vezes nós já fazemos isso instintivamente, pois nosso cérebro relaciona memórias anteriores com às expressões de novas pessoas, no entanto, é possível aprimorar isso com as explicações a seguir:

Olhar para cima, à esquerda

De acordo com o especialista em cognição e linguagem João Oliveira, esse é um olhar bastante comum em pessoas que têm memória visual aguçada. “Esse tipo de olhar é diretamente associado a quem está relatando um fato verídico”, explica. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

faces1

Olhar para cima, à direita

De acordo com Paulo Sergio de Camargo, especialista em linguagem corporal, se a pessoa é destra, esse tipo de olhar significa que ela está trabalhando com a imaginação. Ou seja, é possível que esteja construindo uma farsa ou pensando em algo que exija criatividade. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

face2

Olhar para baixo, à direita

O especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, nos ajuda com esse tipo de olhar também, para ele esse movimento anuncia que a pessoa está tentando recordar sentimentos relacionados ao que ela está dizendo. Alguns têm uma relação muito forte com o corpo e relacionam, na memória, fatos com sensações obtidas na ocasião. Este olhar também pode estar associado à tristeza ou vergonha. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

face3

Olhar para baixo, à esquerda

Este movimento também pode estar relacionado à tristeza, vergonha ou até mesmo medo. Em geral esse olhar acontece quando a pessoa está em meio a um diálogo interior. É um movimento associado a falar a verdade.
Se a pessoa for canhota, vale o oposto (veja na imagem anterior).

face4

Olhar para o lado esquerdo

Nas pessoas destras, esse estilo olhar tende a ser uma tentativa de recordar sons antes de dizer algo, segundo Paulo Sergio de Camargo. Mas, de acordo o mestre em cognição e linguagem João Oliveira, esse tipo de olhar está relacionado a dizer a verdade. Se a pessoa for canhota, é válido o oposto.

face5

Olhar para o lado direito

De acordo com João Oliveira, em pessoas destras, esse movimento pode revelar que a pessoa está elaborando uma fala, usando a criatividade. Ou seja, pode estar começando uma mentira. Em canhotos, vale o oposto.

face6

Olhar para baixo

Segundo o especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, esse tipo de olhar é muito associado à tristeza, vergonha, ao medo ou à reflexão, tanto para os destros quanto para os canhotos. Além disso, pode significar submissão, modéstia ou aceitação. Se estiver conversando com uma pessoa, e ela olhar para baixo, ela provavelmente está falando consigo mesma. “Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo”, afirma Cavalli.

face7

Olhar para cima

Segundo João Oliveira, especialista em linguagem corporal, quando uma pessoa olha para cima em uma conversa, pode estar tentando fugir de um conflito. “O olhar também pode significar que a pessoa está fazendo pouco caso de quem está à sua frente. Verifique o movimento dos lábios nesse momento, pode aparecer um meio sorriso”, afirma João. Ele ainda alerta para uma outra possibilidade que é de que a pessoa esteja tentando se lembrar de algo com dificuldade.

face8

Olhar fixo

Esse olhar pode ter diversos significados, pois depende muito de cada contexto. Uma pessoa com raiva poderá olhar fixamente de frente para quem ela acredita ser seu possível agressor (controle). Ela também pode olhar fixamente em momentos de tensão e preocupação. Além disso, olhar assim para uma pessoa também pode ser uma demonstração de interesse.

face9

Não fixar o olhar

Segundo o especialista, Ronaldo Antonio Cavalli, evitar fixar o olhar pode ser sinal de falta de honestidade ou de que a pessoa se sente pouco à vontade com o interlocutor. Se, ao fazer isso, a pessoa olhar para os lados, pode anunciar que ela se sente insegura ou com medo.

face10

Coçar os olhos

Coçar os olhos quando há uma pessoa falando, pode ser sinal de que a pessoa está mentindo. Pode ser também que a pessoa não deseja ouvir o que está sendo dito. Pode ser um sinal de desatenção.

face11

Cerrar os olhos

Este movimento é frequentemente associado à raiva, principalmente quando o músculo entre as sobrancelhas se encolhe. Mas também pode significar tristeza e angústia.

face12

Arregalar os olhos

Para o especialista e psicólogo, João Oliveira, esse tipo olhar pode significar espanto, surpresa ou medo. Para saber diferenciar qual das emoções é mais coerente, é necessário analisar a tensão envolvida no movimento dos músculos da face. “Se os músculos estiverem tensos, significa medo. Se estiverem mais relaxados, espanto, surpresa”, conta João.

face13

(Imagem:Jeff/UOL)
(Fonte: equilibrioemvida.com )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA