“Vamos ouvir os argumentos defendidos por aqueles de quem discordamos para que possamos expandir nosso conhecimento e demonstrar uma resistência racional.” – Julie Bindel

Bloqueado nas mídias por amigos ou páginas? Teve comentários apagados de sites? Teve fotos removidas do Facebook? E perfis banidos? Encontrou problemas ao tentar discutir pontos de vista na faculdade ou com colegas de trabalho?

Há quem diga que o grande desafio atual é aprender a se sentir ofendido, pois seria este o ponto de partida para compreender outras visões de mundo. É o caso dos escritores Salman Rushdie, Ian McEwan ou Julie Bindel, que argumenta, nesta fala ao The Guardian, que “estamos rapidamente nos tornando uma sociedade em que a censura é o novo normal”.

Veja abaixo a transcrição e o polêmico vídeo sobre censura e liberdade de expressão na contemporaneidade:

Em janeiro, mais de meio milhão de pessoas assinaram um abaixo-assinado para banir a entrada de Donald Trump no Reino Unido.

Em 2015, a Conferência Nacional das Estudantes Mulheres debateu banir o termo “cross-dressing” para se referir à vestimenta extravagante, uma vez que “cross-dressing” poderia ofender transexuais.

Eu fui proibida de participar de discussões com os sindicatos dos estudantes do país. Em um debate, estudantes furiosos afirmaram que ficariam traumatizados se forçados a repetir minhas terríveis opiniões transfóbicas.

Acontece que nenhum deles leu nada do meu trabalho.

O que aconteceu com a liberdade de expressão?

Estamos rapidamente nos tornando uma sociedade na qual a censura é o novo normal.

Movimentos políticos, como os Direitos Civis e o feminismo fizeram enormes progressos, pois podíamos responsabilizar as pessoas.

Banir as pessoas de manifestar publicamente suas opiniões não faz essas opiniões sumirem.

Banir Donald Trump do Reino Unido não vai impedir os estadunidenses de votarem nele.

Banir Roosh V de entrar no país… [áudio Roosh V: “Se legalizarmos o estupro, as mulheres terão maior cuidado com seus corpos…] …nada faz para mudar o fato de que, no Reino Unido, uma média de 85 mil mulheres são estupradas e 400 mil abusadas sexualmente todo ano. O que isso faz é nos cegar para a existência da atitude que ele defende.

Vamos ouvir os argumentos defendidos por aqueles de quem discordamos para que possamos expandir nosso conhecimento e demonstrar uma resistência racional.

Esse problema está ficando cada vez pior e pior. Corremos o risco de fazer da censura a resposta padrão para qualquer opinião que nos ofenda.

A não ser que alguém esteja infringindo a lei ao incitar o crime com suas palavras, acredito que seja um crime não os escutar.


Assista ao vídeo original, Sorry, we can’t ban everything that offends you, em inglês (clique em detalhes para configurar a legenda):

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA