“’A vida se transforma rapidamente. A vida muda num instante. Você se senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente” (O ano do pensamento mágico, Joan Didion)

Caros leitores, eu tenho que confessar a vocês: eu sou apaixonada por livros desde a infância. Eu penso que um livro não apenas nos fornece conhecimento. Ele é capaz de nos transportar para lugares inabitados de nossa consciência e, muitas vezes, nos possibilita ter um novo olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Atendendo a inúmeras solicitações que recebi de profissionais, estudantes e leigos, preparei uma lista com algumas recomendações de leitura. Compartilho, então, algumas sugestões de livros que nos convidam a uma reflexão sobre a temática da morte e do luto.

A Morte e o Morrer

Livro: Sobre a Morte e o Morrer (Elisabeth Kubler-Ross)

livro1

Este livro é clássico e todos nós profissionais da saúde precisamos ler.

O livro descreve como a autora, através de entrevistas com pacientes gravemente doentes e sem possibilidade terapêutica de cura de um hospital de Chicago, chegou aos cinco estágios emocionais pelos quais eles passam durante o processo de morrer.

Além disso, descreve as dificuldades encontradas pela equipe multiprofissional ao lidar com o paciente, as notícias difíceis e os familiares.Neste livro a autora transcreve as experiências de seus pacientes que comunicaram suas agonias, expectativas e frustrações.

Livro: Morte e Desenvolvimento Humano (Org. Maria Júlia Kovács)

Atualmente, falar sobre morte ainda é um tabu, embora problemas como câncer, aids, desespero, solidão, luto, suicídio e violência constantemente nos remetam a refletir sobre esse tema.

Este livro traz à tona a importância de aprendermos a lidar com essa temática de forma a amenizar a dor causada por ela, tanto no nosso cotidiano enquanto pessoas, como no manejo clínico com pacientes que buscam auxílio profissional. Este livro é leitura obrigatória para nós psicólogos.

Livro: A Arte de Morrer Visões Plurais vol. 1, 2 e 3 (Org. Franklin Santana Santos)

Esta coleção já se tornou uma referência no Brasil.

Trata-se de uma obra escrita por inúmeros especialistas em Medicina, Filosofia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Antropologia, Direito, Religiões e outras áreas.

Cada qual discorrendo sob a sua perspectiva sobre a temática da morte. Todos os autores são pesquisadores, a maioria doutores das maiores universidades brasileiras, que abordam a questão de maneira interdisciplinar e plural.

Apesar de ter esse caráter acadêmico, não se trata de um livro dirigido apenas a estudiosos da questão, mas a todas as pessoas que desejam romper o silêncio em torno da temática da morte.

Livro: A Negação da Morte: Uma abordagem psicológica sobre a finitude humana (Ernest Becker)

livro4

De todas as inquietações que movem o ser humano, a mais forte e determinante é o medo da morte. O temor, que o acompanha desde que assomam em sua mente as primeiras noções do mundo, é a mola mestra de quase todas suas atividades, assim como a principal fonte de angústia.

Ernest Becker baseia-se, entre outros, em Freud, Jung e Rank para abordar o problema da mente vital – a tendência humana de reprimir o reconhecimento da mortalidade.

A negação revela-se a fonte inequívoca de grande parte do comportamento ocidental moderno, assim como de seus problemas.

Livro: O Livro Tibetano do Viver e do Morrer (Sogyal Rinpoche)

Obra-prima da espiritualidade! Este livro é amplamente reconhecido como uma das apresentações mais completas e fidedignas dos ensinamentos do budismo tibetano.

Oferece uma orientação para a vida e para a morte cujas raízes estão no coração da tradição do Tibete.

O livro é uma introdução lúcida e inspirada à prática da meditação, às dificuldades e alegrias do caminho espiritual, à natureza da mente, ao carma e renascimento, ao amor compassivo e aos cuidados com os que estão próximos à morte.

Leia mais: O Luto e o Silêncio da Morte

Luto

Livro: Luto: Estudos sobre a perda na vida adulta (Colin Murray Parkes)
livro6

Este livro é clássico. Leitura obrigatório para os estudiosos sobre a temática do luto.

Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto.

É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.

Luto Infantil

Livro: Luto na Infância: Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos (Orgs. Luciana Mazzora e Valéria Tinoco)

Este livro é destinado a profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação e social, que trabalham com a criança enlutada e sua família.

Traz contribuições teórico-práticas a respeito da vivência de perdas na infância, em uma perspectiva preventiva e terapêutica. Estas práticas, desenvolvidas em escolas, hospitais, consultórios psicológicos, capelas funerárias e casas abrigo são ferramentas importantes que ajudam a criança a encontrara significado para o que aconteceu e elaborar o luto.

Livro: A Arte de Falar da Morte para Crianças (Lucélia Elizabeth Paiva)

livro8

Falar da morte com as crianças é um assunto considerado delicado, mas que pode ser trabalhado de maneira didática por meio da literatura infantil.

Este livro traz a reflexão de educadores de escolas públicas e privadas de SP, com embasamento teórico sobre literatura infantil, morte, luto, educação, os aspectos psicológicos envolvidos nessas temáticas. No entanto, foi escrito com linguagem acessível ao público em geral.

Luto Não Reconhecido

Livro: Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e enlutados não reconhecidos pela sociedade (Org. Gabriela Casellato)

Para aqueles que não conhecem, o livro foi organizado por Gabriela Casellato e conta também com a participação de sete autores que tratam de diferentes tipos de perda que favorecem o não reconhecimento do luto, entre elas: abandono, natimorto, aborto, perdas perinatais, o luto pela separação, luto por amputação e luto dos profissionais da saúde.

Livro: O Resgate da Empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Org. Gabriela Casellato)

livro10

O tema do luto não sancionado é pouco abordado na literatura clínica. Neste livro, profissionais da área de saúde preenchem essa lacuna tratando de temas como prematuridade, infidelidade conjugal, aposentadoria, morte de animais de estimação, perda de familiares por suicídio e o luto de cuidadores profissionais.

Luto em Situação de Emergência

Livro: A Intervenção Psicológica em Emergências: Fundamentos para a Prática (Org. Maria Helena Pereira Franco)

livro11

Este livro reúne experiências e reflexões sobre um campo de atuação novo no Brasil: o atendimento psicológico a pessoas em situações de emergência e desastre. Diversos especialistas abordam a importância de cuidar dessas pessoas e os procedimentos e técnicas mais indicados em cada caso.

A saúde mental do psicólogo e os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático também são analisados. A obra mostra a importância do cuidado e atendimento a vítimas de desastres e seus familiares.

Suicídio

Livro: Suicídio e Luto: Histórias de filhos sobreviventes (Karina Okajima Fukumitsu)

Este livro oferece reflexões sobre o vazio nos sobreviventes provocado pelo suicídio e sobre a posvenção, toda e qualquer atividade realizada após o suicídio, especificamente neste livro, sobre o enlutamento por suicídio.

Processo de Enlutamento

Livro: O ano do pensamento mágico (Joan Didion)

Este é um livro que cativa imediatamente o leitor, mas ao mesmo tempo o conduz a uma jornada difícil pelo universo da morte, sobre o qual ninguém deseja falar ou mesmo refletir, como se fosse um tema tabu. Contraditoriamente, porém, é um fato inegável e inevitável na vida de todos.

Joan Didion narra o período de um ano que se seguiu à morte de seu marido, o também escritor John Gregory Dunne, e a doença de sua única filha. Feito com uma dose de sinceridade e paixão, este livro nos revela uma experiência pessoal e, ao mesmo tempo, universal.

Sua dor é transcendida gradual e naturalmente, com a lenta passagem do tempo. Joan não oferece ao leitor, portanto, nenhuma fórmula mágica para a superação da dor, pois descobre que ela é inevitável e necessária.

Leia mais: Quando o luto termina?

Cuidados Paliativos – A Filosofia do cuidar

Livro: Bilhete de Plataforma: Vivências em Cuidados Paliativos (Derek Doyle)

livro14

Derek Doyle, médico atuante e reconhecido em Cuidados Paliativos, procura trazer à tona, neste livro, histórias verdadeiras que mostram como os pacientes podem ensinar sobre a vida e a morte em um momento tão angustiante.

Este livro foi traduzido para o português pelo médico Prof. Dr. Marco Túlio de Assis Figueiredo, um dos precursores dos cuidados paliativos no Brasil.

Livro: A Humanização e Cuidados Paliativos (Orgs. Leo Pessini e Luciana Loyola Bertachini)

Até bem pouco tempo atrás, medicina e ternura caminhavam distantes, em estradas paralelas. Este livro, organizado pelos experientes Leo Pessini e Luciana Bertachini, é uma obra pioneira porque quebra este paradigma.

A obra tem como objetivo ajudar o leitor a humanizar ainda mais seu trabalho diário junto a pessoas enfermas, o que representará uma conquista significativa em termos de qualidade.

Livro: Cuidados Paliativos – Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer (Franklin Santana Santos)

Este livro tem como principal objetivo tornar-se fonte de consulta, pesquisa e guia para a construção de uma prática entre leigos e acadêmicos na área de cuidados paliativos.

Leia mais: Cuidados Paliativos: O papel do psicólogo com pacientes em final de vida

Reúne textos de especialistas brasileiros na área, contemplando diversos campos de saber e vários pontos de vista, tratando da essência dos cuidados paliativos. Aborda temas e necessidades presentes na vida de pacientes, cuidadores e profissionais que lidam com as questões da vida, da morte e do morrer.

Livro: Cuidados Paliativos – Diretrizes, Humanização e Alívio de Sintomas (Franklin Santana Santos)

Este livro visa ensejar uma formação que contemple as áreas dos cuidados paliativos, a saber, conhecimentos científicos, psicológicos, filosóficos, sociais, espirituais e humanitários.

Mais de 1 milhão de brasileiros morrem por ano em nosso país, dos quais 700 mil em hospitais e, apenas 200 mil em residências; boa parte, simplesmente, morre – sem assistência adequada, seja física, seja psicológica, seja sócio espiritual, em meio à perplexidade e ignorância dos familiares, sobre o que seja o processo de morrer.

Adoecimento

Livro: No Final do Corredor (Ana Lucia Coradazzi)

Este é um livro de histórias reais, cujos personagens principais passaram pela complexa experiência de lidar com o diagnóstico de câncer. No entanto, ao contrário do que se possa esperar, o teor dos textos está longe de ser sombrio ou dramático, revelando o olhar delicado e o profundo respeito com que a autora, médica oncologista, enxerga seus pacientes.

No Final do Corredor é um livro surpreendente desde a sua concepção, na qual a autora, se propôs a revelar a visão que os médicos têm de seus pacientes. Em seus relatos delicados e comoventes, ela mostra as percepções ímpares que um diagnóstico de câncer revela e seu impacto na vida de quem está envolvido, incluindo a si mesma.

As histórias, todas reais, resgatam o elo perdido nas relações entre médicos e seus pacientes, nas quais o respeito indiscriminado pela vida e o exercício incessante da empatia são os ingredientes essenciais.

Literatura

Livro: Uma Morte em Família (James Agee)

livro19

Em sua obra-prima, James Agee emprega recursos do romance moderno para investigar efeitos de um único fato: a morte de um homem aos 36 anos de idade e os efeitos que isso terá sobre sua família.

Trata-se de uma história poderosa e tocante sobre uma situação humana universal: a perda de um ente querido. Esta é a história de uma família amorosa e muito unida, que precisa de uma força enorme para enfrentar a tragédia que muda repentinamente a vida daqueles que ficaram. Este livro foi ganhador do Prêmio Pulitzer de melhor romance.

Como pudemos observar há vários livros interessantes que podem auxiliar-nos a refletir sobre a morte, o morrer e o luto. Boa leitura!

Compartilhar
Nazaré Jacobucci
Psicóloga Especialista em Psicologia Hospitalar e Luto, Member of British Psychological Society. É colunista do site Fãs da Psicanálise.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA