A melatonina é uma substância natural semelhante a um hormônio e é produzida na glândula pineal, localizada em nosso cérebro. Sua produção se dá através de ciclos, de acordo com um ritmo e luz e escuridão que conhecemos pelo nome de ritmo circadiano. Nossa produção se dá de noite e tem seu pico entre as 2 e 3 horas da manhã sendo que logo ao amanhecer essa quantidade e mínima…

A melatonina é sem dúvida a molécula chave que controla o relógio biológico dos animais e humanos.Recentemente, essa substancia ficou mais cobiçada pois o cientista Vladimir Dilman (São Peterburgo) e sua equipe acrescentaram gotas de melatonina na água de ratos e observou-se que esses animais viveram 25% a mais do que o esperado!!! No mesmo sentido, Walter Pierpaoli outro pesquisador na Itália, ao implantar uma glândula pineal novinha em folha em cobaias velhas obteve cerca de 30% a mais de longevidade nesses animais. Uma pesquisa da universidade da Barcelona mostrou que em cobaias uma dose diária de melatonina + atividades físicas retardou a instalação do mal de Alzheimer, ao contrário de alguns calmantes benzodiazepínicos que podem acelerar a doença. Aqui no Brasil, Mario Peres (Universidade Federal de São Paulo) demonstrou a eficácia da Melatonina contra enxaquecas.

Mas por que a Melatonina estaria relacionada à LONGEVIDADE? Na verdade, a Melatonina é muito eficiente no combate aos radicais livres segundo o pesquisador Russel Reitel – autor do livrovYour Body’s Nature Wonder Drug.

Se não bastasse isso, outras pesquisas já observaram um certo “poder” que ela tem em desacelerar tumor maligno e estimular a multiplicação de células de defesa!

Quando envelhecemos, assim como outras substâncias, a MELATONINA despenca, o que pode explicar a tão conhecida insônia na terceira idade.

Mas então, por que no Brasil é proibido comercialização? Por ainda precisarmos de mais estudos comprobatórios de sua eficácia? Sim, pode ser – PORÉM, a venda de calmantes benzodiazepínicos é crescente e claro de extremo interesse das industrias. De modo contrário, enquanto no Brasil há um aumento no uso de Benzodiazepínicos, nos países europeus como Alemanha e Inglaterra o consumo caiu 30% na última década.

Por fim, pesquisas demostram que ao usar a melatonina em pacientes com crises de ansiedade que fazem o uso de antidepressivos, é possível reduzir a frequência dessas crises bem como a quantidade no uso do antidepressivo. Ao reduzir então o antidepressivo, aqueles efeitos colaterais como boca seca e sonolência diurna por exemplo diminuem também.

Na Europa e nos EUA o poder da melatonina já foi reconhecido. Em terras europeias o hormônio é vendido como remédio e, nos Estados Unidos, como suplemento alimentar. POR QUE que no Brasil ela ainda é proibida? Deixo essa com vc!

(Autora: Paula Leal Tajaro)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



4 COMENTÁRIOS

  1. Faço uso dessa medicacação há 3 anos a fim de tratar hiperatividades, ansiedade e insônia. Literalmente um santo remédio! Super dificil a comercialização no Brasil, somente farmácias importadoras, lojas de importados ou recorrer ao intercambio msm de mercadorias, pedir para alguem trazer.

  2. Aqui na Argentina o remedio chamado Buenas Noches , que es un indutor do sono, é feito de melatonina, se compra na Farmacity sem receita, sem nenhum problema , faço uso , e antes que usava uma tarja preta para dormir por que sou muito agitado, uso esse e me sai muito bem…..

DEIXE UMA RESPOSTA