Você é uma mulher que procura um amor pra toda a vida? Saiba que aquele garanhão sedutor é somente um parceiro de curto prazo.

Tom Jacobs da Pacific Standard escreve num novo e problemático estudo: Mulheres que procuram por casamento ainda veem traços narcisistas como sedutores.

Os pesquisadores Tamara Montrose e Carrie Haslam, de Hartpury College, na Inglaterra, relataram em seu estudo, publicado na revista Personalidade e Diferenças Individuais:

“O homem narcisista não faz um bom parceiro, mas mesmo AS MULHERES MAIS experientes não percebem isso.”

O estudo consistiu de 146 mulheres entre as idades de 18 a 28 anos. Fora destas mulheres, 76% afirmaram que estavam procurando um parceiro no casamento, enquanto 24% não.

Elas também forneceram informações sobre “experiência de encontros passados.”

Leia mais: Como as Expectativas podem dificultar os relacionamentos amorosos

Para testar a atração dos participantes de traços narcisistas, os pesquisadores pediram a mulheres para avaliar seu nível de concordância com 20 afirmações.

Eles consistiam de coisas como “a confiança em um homem é mais atraente do que a modéstia”, “a vaidade masculina é um atributo atraente”, e “eu estou atraída por homens que têm prazer em ser o centro das atenções.”

Os pesquisadores foram surpreendidos ao descobrir que as mulheres “que desejam se casar eram mais atraídas pela personalidade do sexo masculino narcisista do que aquelas que não desejam se casar”.

A descoberta é um pouco problemática para as mulheres que procuram um compromisso ao longo da vida, pois “o homem narcisista é principalmente um parceiro de curto prazo”.

Leia mais: As escolhas amorosas não são feitas por acaso

Os pesquisadores concluíram que, “apesar dos desejos de relacionamento a longo prazo que não são compartilhados por um homem narcisista, as mulheres veem o homem narcisista como um parceiro adequado: um testamento para o sucesso da personalidade narcisista no sentido de facilitar suas relações de curto prazo.”

Então, por que os narcisistas são atraentes para as mulheres?

Os pesquisadores sugerem que seja devido “à capacidade dos narcisistas de adquirirem recursos, e de serem divertidos e autoconfiantes. Estes traços são atraentes para as mulheres em contextos de relacionamento”.

Leia mais: Narcisismo com limite faz bem, mas excesso prejudica a saúde

De fato, os pesquisadores descobriram que as mulheres com casamento em mente responderam mais positivamente às declarações, como “eu sou atraída por um homem que exibe autoridade” e “um homem que manipula para influenciar o seu sucesso no trabalho é atraente.”

Caramba!

Mas aqui vai uma dica útil: Evite caras que postem um monte de selfies. Um estudo recente descobriu que homens que postam muitas imagens de si mesmos têm elevada pontuação para o narcisismo e/ou psicopatia.

Como o professor espiritual Andrew Cohen explica, o narcisismo é o produto de uma busca de ganho egoísta ao longo das décadas em nossa cultura. Mas isso é realmente a boa notícia, diz Cohen, porque isso significa que, com um pouco de esforço, podemos chegar a um lugar mais altruísta.

(Fonte: Tempo de Amor – amor.ano-zero.com)
* Texto publicado com a autorização da administração do site

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



2 COMENTÁRIOS

  1. Sempre achei isso que bom que agora tem uma pesquisa como base, pois é difícil uma mulher enxergar. Talvez com estes dados seja mais fácil mostrar para algumas mulheres que conheco onde sempre estão se metendo e sempre reclamando que não tem sorte na vida e que não existe homem bom no mundo rs

DEIXE UMA RESPOSTA