Pedir desculpa, não é feio, pelo contrário, quando erramos, o ato de reconhecer um erro, é nobre. Porém, quantas vezes pedimos desculpas por algo que não éramos culpados ou errados?

Abaixo, listamos 13 itens, que você nunca deve se desculpar, nem carregar peso na consciência por isso.

1. Nunca peça desculpas por amar alguém.

São poucos capazes de amar genuinamente alguém, comemore. Não importa quem você ama, mesmo se for platônico, o fato de que você tem essa capacidade de amar, é o que importa.

2. Nunca peça desculpas por dizer não.

Auto-respeito e conhecer suas limitações são muito importantes. Se você não puder dedicar-se completamente do seu tempo para algo, você não deve sentir-se culpado por dizer não. Grandes líderes tem enorme capacidade de dizer ”não”.

3. Nunca peça desculpas por seguir um sonho.

Seguir nossos sonhos é o que nos torna vivo. Não existe idade para ir atras de seus objetivos, são os sonhos que nos moldam. Se você contentar-se com o que tem e não com o que deseja, você será um eterno infeliz.

4. Nunca peça desculpas por tirar um tempo para si.

Cuidar de si é muito importante para a vida, tirar um tempo e ser feliz, dedicando-se apenas a suas necessidades.

5. Nunca peça desculpas por escolher suas prioridades.

Nunca deixe ninguém fazer você se sentir culpado por escolher suas próprias prioridades. Sempre cuide do que realmente importa em primeiro lugar. Se é importante para você, então é importante e o assunto dispensa maiores explicações. As pessoas que realmente importam respeitarão a sua decisão.

6. Nunca peça desculpas para terminar um relacionamento tóxico.

O único arrependimento que você deve ter por terminar um relacionamento tóxico é por não ter feito isso antes. Uma relação não prazerosa impede-o de alcançar seu potencial. Abrir mão dela não é algo para sentimento de culpa e sim para alívio.

7.  Nunca peça desculpas por suas imperfeições.

É o que nos torna originais. Abrace-as e aceite.

8. Nunca peça desculpas por lutar.

Não abra mão de suas crenças, defender valores, moral e ética é sinal de determinação e liderança.

9. Nunca peça desculpas por não saber a resposta.

Todos estamos em busca constante por conhecimento, é isso que mantém nosso cérebro jovem, porém, infelizmente, nunca iremos alcançar o conhecimento pleno. E nesses momentos, em que não sabemos a resposta, devemos ser capazes de admitir, pois isso é um sinal de força e humildade.

10. Nunca peça desculpas por ter grandes expectativas.

Ter grandes expectativas em alguém, não é motivo de culpa, apenas significa que você se importa o suficiente para empurra-los para frente.

11. Nunca peça desculpas por gastar dinheiro consigo mesmo.

Nunca peça desculpas por tratar-se de maneira especial. Comprar algo agradável para si melhora a auto-estima. As pessoas felizes e bem-sucedidas sabem que, se as compras forem algo saudável e não compulsivo, realizar seus próprios desejos pode ser um bom ingrediente para uma vida plena. O único cuidado é não se perder na sociedade consumista em que vivemos hoje.

12. Nunca peça desculpas pelo atraso em sua resposta.

Nós não vivemos apenas para responder os outros, temos nossas obrigações, demora na resposta, não é sinal de não dar importância, as vezes existem outras prioridades ou emergências que devem ser cuidadas de imediato.

13. Nunca peça desculpas por dizer a verdade.

Pessoas brigam pela verdade, mas vivem constantemente na mentira, e quando o que falamos não é de seu agrado, nos acham rudes. Pessoas fortes dizem a verdade, por mais dolorosa que seja.

Reserve o “Sinto muito” para quando você realmente cometer um erro. 

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


26 COMENTÁRIOS

  1. O artigo é muito bom!! Sei que pessoas que conseguem colocar estas dicas em prática, serão mais felizes. No entanto, hoje em dia, em meio a relações cada vez mais superficiais, existe muita intolerância a verdade. Pessoas autênticas e verdadeiras são mal vistas. Eu diria até que são pessoas vistas com um certo temor e por conta disso, são evitadas ou combatidas. Falo por experiência própria. As pessoas não conseguem se relacionar muito bem com a verdade!! Sentem necessidades de mascararem a realidade até mesmo por um mecanismo de defesa…elas acham que precisam viver se defendendo. Eu até já me contaminei com esta questão da defensiva. Tenho me calado diante de tantas coisas, por temer ser incompreendida e ao mesmo tempo sofrer represálias!! Venho sofrendo demais por defender a verdade, por me posicionar sobre certos assuntos que são tratados como tabu. Queria que as pessoas fossem mais verdadeiras e que respeitassem a maneira do outro de ser. Pois só assim a vida seria mais leve!!

    • Cláudia…concordo plenamente contigo. Todos almejam a verdade. Mas quando ouvem a verdade, nos consideram pessoas críticas ou amargas. Não é fácil ouvir verdades, porém acho que dói bem menos que uma mentira quando descoberta. Outra questão é que as pessoas não sabem respeitar escolhas adversas às suas. Eu por exemplo, não tenho uma religião definida, mas tenho uma espiritualidade muito grande e abertura pra conversar com qualquer pessoa sobre qualquer assunto. Mas aí vêm aquelas palavras: vc tem que…. vc deve… vc precisa…
      Não acho que eu preciso nada, nem tenho que nada…sou livre pra fazer minhas próprias escolhas e mereço respeito por isso.
      No entanto, é difícil sermos nós mesmos sem ser condenados pela sociedade cheia de paradigmas

  2. Oi.Mas quem sabe a verdade,você?
    Deixa de se apegar a essas convicções e vc será muito mais feliz na vida respeitando as fragilidades ou seja lá o que for,alheias.

    • Falou tudo! Quando todo mundo pensa que sua verdade é a correta, fica fácil ser um grosso estúpido e intolerante escondido por trás do “essa é minha opinião” ou “eu só falei a verdade”. Não precisamos mascarar e esconder tudo, mas é ridículo se comportar como se o outro não tivesse sentimentos…não estamos lidando com robôs.

  3. Bem eu, bem egoísta, gostei, “falta isso em quem não tem” uma boa autoestima. àqueles que não concordam podem estar querendo não ver quem são, ou já o fazem assim. Reprimir sentimentos de ego é sianl de fraqueza, e os fãs de religiões podem achar este artigo um absurdo, mas afirmo: è bem simples e contém sua doze de remédio para aqueles fracos de espírito.

  4. Quando as pessoas passarem a se importar mais com o próximo, o mundo deixa de ser essa grande merda que é hoje. Texto ridiculamente egoísta. As pessoas precisam se importar mais umas com as outras e com o ambiente onde elas vivem. Diz que gastar dinheiro consigo mesmo traz felicidade porque nunca deve ter comprado uma marmita para uma criança faminta. Diz que não devemos nos desculpar e fechar os olhos para a tristeza do próximo. O pedido de desculpa existe como forma de conforto psicológico àqueles que são mais frágeis, as pessoas precisam ter esse respeito com pessoas mais delicadas, afinal ninguém conhece a verdadeira necessidade de ninguém. Sempre que julgarem necessário, peçam desculpas. É um gesto de carinho, não tem nada demais nisso gente! Um forte abraço a todos.

    • Exato! Quando todo mundo pensa que sua verdade é a correta, fica fácil ser um grosso estúpido e intolerante escondido por trás do “essa é minha opinião” ou “eu só falei a verdade”. Não precisamos mascarar e esconder tudo, mas é ridículo se comportar como se o outro não tivesse sentimentos…não estamos lidando com robôs. Além de um gesto de carinho, também é de humildade e empatia. Não é necessário que você se esqueça de você mesmo, para que você não se esqueça também do outro. É possível buscar harmonia entre os dois.

  5. Pedir desculpas é um ato de amor, se vc ama realmente e quer ser compreendido vc pedi desculpas mesmo sabendo que não tem culpa alguma.

    Poucas opções fazem sentido, outras são defesas que a sociedade ensina achando que vc não deve explicações a ninguém pelos seus atos,
    mas se vc ama e deseja que as pessoas a sua volta que parecem não saber como amar evoluam, vc mostra com amor como se deve amar,
    Em vez de ser egoísta e viver sua vida sem se importar com as pessoas que não conseguem amar,
    As pessoas se enganam muito com esse amor egoísta que é pregado na sociedade, depois reclamam que seu vizinho não cresce, sua cidade não cresce, a sociedade está cada vez mais doentia porque não compreendem as necessidades e deveres de uns para com os outros,
    educação e saúde( as principais necessidades basicas ) estão perdidas nesse mundo que ama o dinheiro acima de tudo,
    e como educar sem amor? como ter saúde e qualidade de vida sem amor e compreensão? Isso tem que ser ensinado desde o berço.
    Ta bom, vou parar por aqui, se não escrevo um livro,
    Quem não gostou deixe sua crítica, por favor, eu gosto de ver outro ponto de vista, e quem gosta, valeu

  6. Resumindo: seja um umbigocêntrico que só se importa com os seus próprios sentimentos e não dê a mínima para os outros, afinal você está sempre certo e os outros estão lhe fazendo um favor por terem o mínimo de sua atenção divina. Ou seja, atue como um sociopata que de acordo com os pseudopsicanalistas de botequim essa não só é uma conduta aceitável, como a conduta desejável.
    Tenha paciência.

  7. Alguem leu a introdução? Porque parece que a galera dos comentários tem dificuldade em interpretação…
    “Abaixo, listamos 13 itens, que você nunca deve se desculpar, nem carregar peso na consciência por isso.”
    Nao se trata de egoísmo, e sim de aprender a se valorizar. Tem coisas que devem ser tratadas como algo normal, como ela diz quando nao sabemos a resposta de algo, não precisamos pedir desculpas por não saber, isso faz parte da vida de todo mundo. Mas num pedido de desculpas numa situação dessa fica subentendido o peso que voce carrega, a responsabilidade que voce sente que não é necessária. Como a colega aí em cima falou das frases que andam falando pra gente: “voce tem que…voce precisa ser….voce precisa fazer…voce deve…”. Não, nós não temos que ser como os outros acreditam que deveriamos ser. Nó somos e pronto. Quando voce pede desculpas por algo sem motivo, voce se coloca à serviço dos outros. Tem coisas que não são pra magoar, são porque não dá pra fazer, não da pra se dedicar porque conheço meus limites e isso não é ofensa a ninguem.
    Entendam que o texto se trata de olhar pra dentro de voce, se amar e se aceitar, não tem nada a ver com egoísmo.

  8. Exatamente Ursula! Entendi dessa forma. Texto muito reflexivo! Não tem nada de egocêntrico ou egoísta. É questão de se conhecer e respeitar seus próprios limites!

  9. Tem muita coisa interessante sim!!
    Mais as vezes quando se fala tudo que pensa nem sempre é porque você é uma pessoa verdadeira.
    . E porque é educada….Mesmo..tudo você ver erro na outra pessoa..e se esquece que você é pior do que ela….nem tudo que pensamos do nosso semelhante devemos falar quem somos nós para julga_los? eu sou a dona da perfeição? Eu não comento erros? QUEM SOMOS NOS? Quem definiu isso?
    Fica aí a dica pra quem se acha-se O DONO DA RAZÃO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here