“A palavra mais necessária nos tempos em que vivemos é a palavra não. Não a muita coisa, não a uma quantidade de coisas que eu me dispenso de enumerar. “ – José Saramago

Vamos aos fatos: quantas vezes na vida você se arrepende em não ter dito “não”? Com todas as letras e sons que ele pode proporcionar?

Agora pense em que rumo sua vida teria tomado se você tivesse dito.

Leia mais: A deliciosa arte de ligar o fodômetro

Ótimo, agora controle esse sentimento de querer voltar no tempo e mude a partir de hoje.

A dificuldade em dizer não, faz com que permissões sejam dadas apenas para agradar aos outros e concessões que nunca deveriam ter sido feitas, sejam adotadas como prioridades.

Leia mais: Por que você diz sim, quando quer dizer não?

Infelizmente, muitos desconhecem que o significado da palavra “não”, vai além do encontrado no dicionário. Baseiam-se, apenas, no sentido literal da palavra e esquecem dos livramentos que a palavra pode trazer.

Sentir-se aceita em um grupo de pessoas, por medo da rejeição ou o desejo de carregar a fama de boazinha são um dos motivos que faz com as pessoas permitam atitudes que nunca deveriam.

Sinto dizer, mas o fato de aceitar tudo não faz de você uma pessoa querida e agradável, o que faz isso é sua inteligência, seu caráter e sua postura equilibrada diante das situações. Então, simplesmente, pare!

Até que ponto, a opinião de pessoas que não conhecem sua história, é importante para você? Por que tem que ser aceita por elas? Ninguém é perfeito, sabia? Nem aqueles que você julga ser. Então, seja equilibrado: diga sim quando sua razão disser que você deve dizer e não pelo mesmo motivo.

Leia mais: O que os outros pensam de você, tanto faz. Você se conhece, e é isso o que importa!

Ninguém agrada a gregos e a troianos (ainda bem)! Entenda que onde tudo é aceito ou concordado, há algo errado.

Incomodou, fale! Não está de acordo com seus princípios, desista! Ninguém tem tempo a perder com consequências ruins na vida! O peso do “sim” é o mesmo do “não” ou você aprende a usá-los ou viverá as consequências (nada boas) da autossabotagem.

(Autora: Pamela Camocardi)
(Fonte: entrelinhasliterarias.com)
*Texto publicado com autorização da autora

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA