Pare um minutinho e tente se lembrar das pessoas mais mau humoradas que você conhece. Talvez um amigo que viva de cara fechada. Um professor antigo que nunca sorria. Quem sabe a própria mãe ou até você mesmo.

Agora reflita: apesar do mau humor evidente, você considera que essas pessoas são inteligentes?

Pois é, você não é o único a relacionar mau humor com inteligência. Um estudo da Universidade Nova Gales do Sul, na Austrália, descobriu que, apesar dos inúmeros malefícios, quanto pior o estado de ânimo de uma pessoa, maior sua capacidade mental.

Mau humor pode ser doença?

Aspectos como a criatividade, a flexibilidade, a cooperação e a confiança ganham força quando estamos de mau humor. A atenção fica mais aguçada e o pensamento mais cuidadoso.

“A tristeza e o mau humor faz as pessoas prestarem mais atenção ao mundo externo, melhora as estratégias para processar a informação em situações difíceis, a capacidade de julgamento e a memória”, explica o professor Joseph Forgas, autor do estudo.

Leia mais: Mau humor: o vírus mais perigoso

Os voluntários da pesquisa assistiram a filmes e tiveram que pensar em eventos positivos ou negativos de suas vidas. Depois, realizaram algumas atividades como avaliar rumores urbanos, testemunhar, descrever eventos.

Aqueles que ficaram de mau humor por causa dos filmes ou das lembranças que tiveram erraram menos e se comunicaram melhor do que aqueles que estavam alegres.

Outros se sujeitaram a participar de um teste para reconhecer em imagens muito rápidas muçulmanos que estivessem portando armas – e não garrafas de refrigerante ou de café. Quem reconhecesse, deveria atirar na imagem. As pessoas com mau humor demonstraram tendências a atirar nos alvos certos.

“As pessoas com mau humor são menos propensas a erros de julgamento. Produzem mensagens mais efetivas e persuasivas e lembram mais dos detalhes. Pessoas com bom humor tendem a aceitar as coisas como verdade mais fácil”, aponta Forgas.

(Autora: Patrícia Beloni)
(Fonte: vix.com)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA