Você pensa: vou assistir só mais um episódio antes de ir dormir… mas horas depois, se vê lutando contra o sono para terminar a temporada de uma série querida. Dos muitos benefícios que o serviço de streaming de filmes e seriados Netflix oferece, um dos grandes destaques é a possibilidade de assistir a vários capítulos de uma produção sem parar.

Nos Estados Unidos, esse hábito ganhou o nome de “binge watching”, que nada mais é do que fazer uma maratona de séries, ou assistir a uma temporada de uma vez só.

Parece vício – e chega bem perto de ser. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, sugere que, quanto mais solitário você for, mais tendências tem a ficar horas a fio dedicado a um seriado.

A equipe conduziu uma pesquisa com 316 pessoas com idades entre 18 e 29 anos. Os voluntários tiveram que responder perguntas relacionadas a frequência com a qual assistiam a televisão, que se sentiam sozinhos e que faziam maratonas.

Segundo os pesquisadores, quanto mais deprimidos os participantes, mais tendências eles tinham de dedicar horas a prática do “binge watching”. Além disso, os resultados apontam que os voluntários que tinham mais sentimentos negativos com os quais não queriam lidar e que não dominavam o controle próprio tinham maior propensão a apertar o botão de “próximo” no Netflix sem nem pensar.

“Mesmo que algumas pessoas digam que o ‘binge watching’ é um vício inofensivo, nosso estudo sugere que essa prática não deveria ser vista dessa forma”, diz Yoon Hi Sung, um dos cientistas que conduziu a pesquisa. “Fatiga física e vários problemas de saúde estão relacionados com esse tipo de prática. Mesmo sabendo que não deveriam, as pessoas não conseguem resistir a assistir mais e mais episódios seguidos e, dessa forma, começam a negligenciar suas relações pessoais e de trabalho. Nossa pesquisa é o passo inicial para explorar o ‘binge watching’ e aprender mais sobre os efeitos desse fenômeno.”

(Fonte: EurekAlert!, via: revistagalileu)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

  1. Normalmente não assisto TV. Sinto tédio, sono. A TV me suga energia. Quando assisto filmes, procuro ver apenas um e que seja muito bom, tipo filme cabeça. Filmes idiotas me irritam.

DEIXE UMA RESPOSTA