Uma nota alta. Um elogio no trabalho. Uma receita de bolo que todos elogiam. O cabelo recém-cortado. A habilidade de se expressar em público. Uma canção que todos gostaram. O jeito que só você tem de encantar crianças.

Coisas que deveriam deixar qualquer pessoa orgulhosa, não é mesmo? Infelizmente, na sociedade que prega a humildade como uma das maiores qualidades que alguém pode ter, muitos acabam não comemorando suas vitórias e reconhecendo suas qualidades, como se isso fosse até mesmo uma atitude errada. Pois saiba que a importância de saber que se é bom em determinada coisa é imensurável.

Leia mais: Autoestima… enfim aquilo que lhe faz feliz!

Quando dizemos para nós mesmos e para os outros que somos muito bons em determinada coisa estamos dizendo imediatamente para nosso cérebro que temos orgulho de nós mesmos. Essa atitude desenvolve a segurança, a autoestima e a realização. Estas sensações, por sua vez, geram mais qualidades para serem ressaltadas e mais habilidades são desenvolvidas.

Experimente! Esse tipo de atitude te ajudará em todos aspectos da sua vida!

No âmbito profissional, reconhecer suas qualidades demonstrará segurança de seus conhecimentos e de suas habilidades, resultando em oportunidades de crescimento. Um gestor sempre verá maior potencial em alguém que também acredita que é capaz de atender às expectativas do mercado de trabalho.

Leia mais: TESTE: Qual é o seu potencial?

Quando o assunto é relacionamento, tudo também fica mais fácil diante desta atitude positiva perante si mesmo. Sejam relacionamentos de amizade ou amorosos.

A inteligência e o conhecimento também são atrativos para os demais. A velha máxima “se eu não gostar de mim, ninguém vai” é extremamente verdadeira aqui. Quando gostamos de nós mesmos e da nossa companhia, significa que nos aceitamos como somos e reconhecemos nossa melhor porção, estando assim mais propensos e preparados para desfrutar da companhia das outras pessoas e dar a elas o melhor que podemos.

Outro viés de sua vida que só tem a ganhar é o pessoal. Se olhar no espelho e enxergar alguém de quem se tem orgulho é uma das melhores sensações que qualquer pessoa pode experimentar. Perca (ou seria ganhe?) alguns minutos olhando pra si mesmo e encontre motivos que te façam gostar de você, ressalte sempre seus melhores traços! E se por acaso achar coisas das quais não gostou muito, se obrigue a achar soluções para melhorá-las ou aceite que todos temos defeitos, mas que suas qualidades são muito maiores.

Leia mais: Algum problema em querer o melhor para mim?

Só um adendo importante: nunca confunda a importância de reconhecer suas qualidades com egocentrismo, soberba ou hipervalorização de si mesmo. Nestes casos, o efeito será exatamente o inverso e as pessoas passarão a se afastar, desvalorizar suas ações e até mesmo suas falas. Sem contar que você já se achará tão bom que deixará de procurar alternativas de crescimento e melhora pessoal. A dosagem de reconhecimento neste caso é extremamente importante!

(Autora: Roberta Lopes)
(Fonte:eusemfronteiras.com.br)
* Texto publicado com a autorização da administração do site

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.




SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA