“A existência humana passa por constantes atualizações, das quais não se pode fugir. A questão crucial são as modificações necessárias que muitas vezes não acompanhamos. Quando isto acontece, nos tornamos incoerentes e contraproducentes, vivendo uma vida ultrapassada, sem sentido e significado.

Precisamos evoluir, melhorar e progredir. A pior coisa que existe na vida é permanecermos estacionados, em uma situação que passou ou que não existe mais. Precisamos ter a coragem de deixar para trás a bagagem que não nos serve mais. Chegou o momento de olhar para dentro de nós mesmos e nos questionarmos se é hora de renovarmos”.

Mito do Renovo da Águia (autor desconhecido)

A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos. Mas, para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta anos ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!

Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso voo de renovação e para viver então mais trinta anos.

Esta história é fictícia e objetiva fazer uma metáfora com nossos processos de renovação de vida.

Para refletir:

“Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo para refletir e começar um processo de renovação.”

Todo voo de vitória consiste em coragem. Precisamos ter a coragem de nos olharmos e aceitarmos como de fato somos; Necessitamos de coragem para nos desprendermos de lembranças, costumes, velhos hábitos que nos causam desconforto ou que incapacitam nosso progresso como pessoa.

Essas dores não podem ser esquecidas e sim trabalhadas se quisermos vislumbrar um futuro cheio de felicidade e bem-estar. Nao adianta fugir do que nos aflige, nao adianta fugir de nossas queixas, dos nossos sintomas e “mal-estares”. Nao adianta fugir de nós mesmos.

Necessitamos começar o processo de autoconhecimento hoje, pois a partir do momento em que nos conhecermos melhor, poderemos trabalhar as questões que nos dizem respeito e portanto, poderemos vislumbrar um caminho mais consciente, transformador e edificador para uma etapa mais feliz e significativa em nossa vida.

Muitas vezes a vida nos impõe mudanças. No entanto, na maioria das vezes não estamos preparados para elas. Somos compelidos a mudar, queiramos ou não. E se tentarmos resistir, seremos arrastados pelas correntezas dos acontecimentos sucessivos sem que tenhamos um controle consciente destas mudanças, embora tenha sido nós mesmos os causadores diretos ou indiretos destas. Tudo o que nos ocorre tem um único propósito: mudar algum aspecto do nosso ser que já não serve mais ou que já cumpriu o seu propósito.

E você, sente necessidade de renovar-se? Os processos de mudanças podem nos causar algum desconforto inicial, mas será necessário e os resultados serão surpreendentes. Faça uma autorreflexão, avalie a sua vida, busque seus sonhos que estão há muito tempo engavetados, construa-se para melhor!

(Autora: Soraya Rodrigues de Aragão)
(Fonte: alquimiadavida.org )
* texto reproduzido com autorização da administradora

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA