O homem nasceu para ser feliz? Certo? Não, errado! O homem nasceu para evoluir!

Entretanto busca essa felicidade, esse estado de plena harmonia, mas o que fazer para atingir esse objetivo? Acreditar! Sim, acreditar na sua capacidade singular de transformar a sua realidade, apesar de todas as dificuldades, fazer dar certo.

Perceba: se você não tiver saúde mental, não tiver entusiasmo, não acreditar na sua capacidade, você será uma sanguessuga emocional, será aquilo que ninguém deseja ser: infeliz.

Você com certeza conhece uma pessoa que é sanguessuga. Imagine a conhecida cena do copo de água, metade dele cheio e metade vazio. Uma pessoa negativa somente consegue enxergar a parte negativa e se pergunta quem tomou a metade da água do copo, ela não consegue ver a outra metade, que está cheia, que está à sua disposição. Essa pessoa só vê as desgraças: que tem muita gente morrendo, que tem muita gente sem teto, que há muitos homens infiéis. Ela não vê que todos os dias nascem pessoas, que todos os dias alguém consegue um novo trabalho, que está chovendo, que há um arco íris no céu.

O que acontece é que a sanguessuga consegue notar os defeitos de todos, aponta as imperfeições alheias com maestria, mas também atribui qualidades para a sua própria personalidade que nenhuma outra pessoa consegue ter; por exemplo: é ela quem livra uma empresa dos desastres, quem consegue impulsionar a sua parceira sentimental em um trabalho, quem sabe temperar uma comida como nenhum outro seria capaz.  Mas será que ela é mesmo tudo o que diz ?

Cuidado com esse tipo de pessoa que cria climas de desgraça: “queimaram todos os computadores” ou “você ficou todo molhado ao sair nessa chuva” e ainda exclamam: “ah… se não fosse eu…”. Essas são as sanguessugas. A vida é assim: computadores queimam, pessoas se molham com a chuva. E a vida continua, a vida é feita de atos contínuos, inesperados, acontecimentos fortuitos que as sanguessugas veem como grandes desastres.

Previna-se dessas pessoas, não se exponha aos riscos desses desastres mentais. “Fulana ta grávida”, “Fulano suicidou-se pois não aguentava mais a mãe”, “Sicrano está viciado em drogas”. Essa pessoa evidencia tanto o negativo, que quando você repara está sem energia, deixou que levassem todo o seu otimismo, o seu entusiasmo foi sugado e apenas sobrou em você o negativo que esta pessoa deixou. Isso gera peso na sua vida, tira a energia que faz falta para você empreender, agir, criar.

Somos todos sugadores da energia alheia sempre que desenvolvemos sentimentos não construtivos e permanecemos neles. Retiramos energias vitais de harmonia de tudo e todos que estão ao nosso redor sempre que nos envolvemos em fofocas ou em pensamentos negativos.

Como se livrar das sanguessugas?

Tenha coragem! Enfrente! Elas não têm a mínima condescendência com você, sugam sua energia numa boa. Dê um basta.

Estabeleça um projeto em sua vida: livrar-se dos pensamentos sanguessugas. Analise friamente as pessoas. Essa que está na sua cabeça quando começou a ler esse texto. Pense em um modo de compreender o que a leva a ser uma sanguessuga. Você pode ajudá-la a perceber como age em detrimento das pessoas ao seu redor? Você pode auxiliá-la?

Tente, insista, persista. Mas se ela também insistir e persistir em sugar a sua energia, lhe digo: afaste-se. A evolução é única, parcial, particular; essa pessoa ainda precisará de mais tempo para progredir. Reflita: será que você sentirá mesmo falta dessa pessoa? Será que alguém sente falta ou alívio quando um sanguessuga é repelido?

(Autor: Natthalia Paccola é jornalista, bacharel em Direito, mestre em Geociências e Psicanalista.

Desenvolve um trabalho intenso na psicoterapia online, é dela também o site, a fanpage, Instagran e Twitter Fãs da Psicanálise)

Compartilhar
Natthalia Paccola
Psicanalista, Jornalista, bacharel em Direito e mestre em Geociências. Há anos desenvolve um trabalho intenso na Psicoterapia Online através de Skype e Facetime. É responsável por várias mídias sociais que levam o nome do site que idealizou e dirige, o Fãs da Psicanálise.



6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    Gostei muito do texto. Fui casado durante 5 anos com uma mulher que só depois vim a descobrir que ela é uma psicopata narcisista.
    Esse tipo de informação deveria ser mais divulgada, tamanha é a infelicidade que essa pessoa lança sobre sua vida.
    Eu a conheci logo após ela ter sido “abandonada” com duas bebês de seu ex-marido. Este por sua vez havia feito uma inseminação artificial com ela, isso somado a minha paixão com crianças + uma pessoa que te contagia, te joga lá em cima, eu fui a isca perfeita.
    Assumi as crianças e entrei com tudo na vida dela, pouco mais de um ano depois os sintomas começaram a ficar evidentes: Egoísmo, zero empatia, zero afeto materno, tirava meu dinheiro, não pagava contas, carro atrasado, documentação do carro atrasada, mas sempre linda, cheirosa com roupas e perfumes caros.
    Me deixou viciado em seu sexo e no fim da relação, usava isso contra mim, como uma espécie de migalhas.
    Descobri uma série de mentiras, traições, mais 2 filhos que ela perdeu a guarda por agredir um deles, diploma falso de Direito, até aborto aos 16 anos, que a própria mãe dela me contou.
    Mãe dela que vim a conhecer 1 mês antes de finalmente me livrar dessa relação doentia e que ao me conhecer, 2 horas depois já me dizia, se ela disser algo sobre você, eu não vou acreditar, pois você não é nada do que eu pensava, ou seja, para mãe dela eu era um cara ruim, mal.
    Estou me submetendo a terapia para recuperar minha auto-estima, minha crença no ser humano.
    Sou um homem de 33 anos, bem sucedido, muito bonito, conheci esse país inteiro e alguns países do exterior, mas após 5 anos, me vejo como um nada, um idiota, um trouxa e nem atraente consigo me sentir.
    Espero que nenhum homem passe o que eu passei nessa vida. Desejo sorte, sabedoria e mais importante, amor próprio para todos.

  2. Desde Ja agradeço!!eu e meu pai sofremos muito temos que conviver com alguem da nossa familia, meu esta doente,eu sofro por ele e muito triste!! 😞 Ela nao tem empatia so reclama o tempo todo, isso doi e como um tapa que voce leva todos os dias!!!como se livrar se a pessoa nao quer se curar e acha que esta certa???!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA