Um dos vícios que a maior parte dos profissionais possui é assistir filmes e séries de TV com um olhar que mistura o profissional com o cidadão que quer apenas se divertir. É impossível separar, em alguns momentos, o que é uma análise cheia de significados psicológicos com uma mera diversão inconsequente, é claro.

E pode-se ganhar muito com isso, seja para escrever uma tese, na aplicação diária com pacientes que possuam perfis parecidos – o que seria quase como ganhar na mega da virada, em termos de conhecimento – ou somente para adquirir um olhar diferenciado sobre algum caso.

Veja alguns exemplos e conclua se vale a pena gastar algumas horas num serviço de streaming ou até mesmo comprar alguns boxes com séries que servirão de base para o futuro.

Dexter

dexter-seriado

8 temporadas em que um psicopata convive com sua própria família (pai, irmã, esposa e filhos, naturais e adotivos), tendo consciência de sua condição e procurando agir de modo “ético”, já que coloca pra fora sua porção Serial Killer! Há diversos livros sobre a personagem, é imperdível.

Breaking Bad

1

Considerada “O Poderoso Chefão” entre as séries, tal foi sua influência no segmento. Em cinco temporadas, um professor de química se transforma em um grande produtor de meta-anfetamina, após descobrir quadro terminal de câncer. Indescritível.

Lie to me

2

Um investigador “lê” os sinais corporais de todos os que ele investiga, já sabendo de antemão se eles estariam mentindo ou não. A série começou bem, mas acabou se perdendo. 3 temporadas.

Perception

3

Um esquizofrênico em recuperação ajuda o FBI a traçar perfis e até investigar suspeitos e culpados. Com altos e baixos, teve 3 temporadas discretas.

Jessica Jones

4

Recém-lançada pelo Netflix, traça um perfil psicológico muito bem feito de uma relação doentia entre um homem dominador e opressor sobre uma mulher, que luta para tentar se desvencilhar de seu domínio. Sem esquecer de mencionar que ela é uma heroína Marvel e ele um super vilão. Muito interessante, 1 temporada apenas.

 

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA