A Síndrome do Encarceramento, ou Síndrome de Locked-In, é uma doença neurológica rara, em que ocorre paralisia de todos os músculos do corpo, com exceção dos músculos que controlam o movimento dos olhos ou das pálpebras.

Nesta doença, o paciente fica preso dentro do seu próprio corpo, sem conseguir movimentar ou comunicar, porém mantém-se consciente e intelectualmente ativo.

As causas da Síndrome do Encarceramento podem ser lesões cerebrais traumáticas, sobredosagem de medicamentos, esclerose lateral amiotrófica, traumatismos craniados, meningite, hemorragia cerebral ou mordida de cobra.

Nesta síndrome, as informações que o cérebro emite para o corpo não são captadas pelas fibras musculares e o corpo não responde às ordens.
[td_block_ad_box spot_id=”custom_ad_3″

A Síndrome do Encarceramento não tem cura, porém existem procedimentos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Sintomas da Síndrome do Encarceramento

Os sintomas da Síndrome do Encarceramento podem ser:

•Paralisia dos músculos do corpo;

•Incapacidade de articular palavras;

•Dificuldades na deglutição;

•Incapacidade de mastigação;

•Membros rígidos e esticados.
[td_block_ad_box spot_id=”custom_ad_3″

Geralmente, os pacientes apenas conseguem movimentar os olhos para baixo e para cima, pois os movimentos horizontais dos olhos estão comprometidos.

Os pacientes mantêm a consciência e a sensibilidade à dor, embora não consigam comunicar nem fazer qualquer movimentação.

O diagnóstico da Síndrome do Encarceramento é feito com base nos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes e com auxílio de exames de diagnóstico, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
[td_block_ad_box spot_id=”custom_ad_3″

Tratamento da Síndrome do Encarceramento

O tratamento da Síndrome do Encarceramento não cura a doença, mas ajuda a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Atualmente, para facilitar a comunicação são utilizadas tecnologias e máquinas que conseguem traduzir através de sinais, como piscar de olhos, o que a pessoa está pensando em palavras, permitindo que a outra pessoa o entenda.

Tem sido usado também a estimulação dos reflexos musculares com elétrodos, que consiste em pequenos choque elétricos nos músculos para reduzir a sua rigidez.

O prognóstico da doença é bastante reservado, pois é muito raro algum paciente conseguir recuperar alguma capacidade motora e movimento dos músculos. A maior parte dos indivíduos morre no primeiro ano após ter surgido a doença.

(Autor: Dr. Arthur Frazão)
(Fonte: tuasaude.com )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA