A organização vem para trazer solução, e não mais problemas para a nossa vida. Se você é uma pessoa organizada, que consegue levar uma vida com equilíbrio sem neura, fico feliz por você.

E se você ainda não conseguiu implantar a organização na sua vida e isso te traz angústia, também fico feliz por você, porque tenho uma ótima notícia: não existe uma mudança repentina, mas existe uma solução duradoura.

Não adianta querer mudar sua essência e os hábitos da sua casa de um dia para o outro. Primeiro porque a mudança começa internamente: você e todos os membros da casa precisam estar de acordo com as mudanças que serão implantadas.

Segundo que se você decidir, simplesmente de uma hora para a outra, ser a pessoa mais organizada do planeta, você corre sérios riscos de ficar mentalmente cansada, não conseguir o seu objetivo e acabar mais frustrada do que estava antes de decidir mudar.

Para ser saudável, a mudança deve ser leve. A nova rotina vai sendo aos poucos, lentamente, sendo implementada, de forma que quando você perceber, já conseguiu o que queria: as roupas já não estão mais espalhadas pela casa, a louça não acumula mais, o lixo é retirado adequadamente, você não perde mais documentos importantes, etc.

Você já conhece a teoria que fala que precisamos somente de 21 dias para adotar um comportamento como hábito? Isso vale não só para a organização, mas também para termos uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos, ter uma rotina de estudos, etc.

Leia mais: 21 hábitos das pessoas extremamente felizes

Essa é uma ótima estratégia para você que cansou de levar uma vida desorganizada e que também convive com pessoas assim. Sem mudar repentinamente tudo na sua rotina, você vai perceber a mudança pouco a pouco, de forma gradativa e suave, sem se irritar ou se frustrar.

O mais bacana é que essa é uma técnica muito eficiente para quem tem pouquíssimo tempo livre, sai cedinho de casa e volta só de noite.

Tudo que você precisa é reservar 15 minutos do seu dia para organizar a casa. Todos os dias, você e todos que moram na casa devem reservar 15 minutos para colocar as coisas em ordem, seja a cozinha, o escritório, a área de serviço, o quarto do casal, o closet, banheiros, etc.

Claro que a técnica funcionará melhor se quando você começar a aplicá-la, já tiver feito uma organização para que tudo fique no lugar. Assim, você apenas terá o trabalho de manter as coisas em ordem.

Exemplos:

Lave a louça ou coloque a louça na máquina de lavar antes de dormir. Na manhã seguinte, guarde tudo no devido lugar.
À noite junte todos os lixos da casa, da cozinha e banheiros, e reserve para descartá-los. Na manhã seguinte coloque o lixo para fora.
Antes de dormir, guarde todas as roupas que estão largadas. Na manhã seguinte, leve as roupas sujas para a área de serviço.
À noite, reúna todos os papéis, documentos e revistas espalhados pela casa. Na manhã seguinte, guarde em seu devido lugar e já aproveite para descartar o que não é mais necessário.
A cada dia, escolha um ou mais cômodos da casa para fazer uma limpeza rápida. A limpeza pesada pode ser feita aos fins de semana. O importante é se organizar nesse sentido para não acumular tarefas.

Leia mais: 6 Hábitos Comuns de Pessoas Infelizes

Se na sua casa a tendência é todo mundo chegar em casa e largar as coisas na mesa da sala, esse é o seu principal foco de bagunça e é ali que você tem que destinar a atenção de todos.

É isso. Cada casa tem uma rotina, uma estrutura que merece ser respeitada para que haja lugar para a organização e todos a abracem com carinho, e não com repulsa.

Fonte: Taty Godoy

Compartilhar

RECOMENDAMOS

Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here