Id (em alemão es, “ele, isso”) designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O id seria a fonte da energia psíquica (libido).

É formado pelas pulsões – instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Funciona segundo o princípio do prazer (al. Lustprinzip), ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo.

O id não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer.

Ego (em alemão ich, “eu”) designa na teoria psicanalítica uma das três estruturas do modelo triádico do aparelho psíquico. O ego desenvolve-se a partir do Id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano.

Superego (al. Überich, “supereu”) designa na teoria psicanalítica uma das três instâncias dinâmicas do aparelho psíquico. É a parte moral psique e representa os valores da sociedade.

Faça o teste e descubra quem está conduzindo as suas atitudes: ego, id ou superego. Clique em “vamos jogar”

*não há respaldo científico

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


60 COMENTÁRIOS

  1. Eu pensei que fosse o Ego que me guiasse e realmente é depois do teste. Fiquei satisfeita, pois penso que posso manter meu jeito de enxergar as coisas e decidir sobre elas sem preocupação com arrependimentos posteriores. Afinal, é bem pensado antes de qualquer decisão.

  2. Apesar de näo ter respaldo científico, tem tudo a ver comigo. Sou guiada pelo superego, perfeito é tudo que acho e vivencio. Esse teste me representa!

  3. Apesar de boas palavras, pelo menos as minhas me pareceram maio “abertas”… Não creio que toda complexidade possa ser revelada em poucas perguntas e algumas linhas, ou mesmo, talvez não devam. Apesar do que disse, o teste é interessante e tem um bom resultado.

  4. O resultado do teste teve muito a ver comigo, mas em contrapartida teve muitas coisas que nada têm a ver comigo, mas gostei imenso, porque o resultado do mesmo vai contribuir muito para me auto orientar.

  5. Fiquei confuso agora, não me descreveu em nada e olha que tentei me esforça para entender se esse perfil era eu mesmo. Pode ser também que no subconsciente sou de um jeito e na realidade sou outra. Tipo Incoerrente. Mais gostei das perguntas e da forma que a matéria trata do tema. Para desencargo vou repetir o teste para ter mais certeza. como realmente sou.

  6. Todas as respostas foram feitas para agradar e embora não dizem nada, maravilhosamente dão um jeitinho de encantar. Parabéns pela estratégica.

DEIXE UMA RESPOSTA