Não seja vítima dessas táticas de fim de relacionamento manipuladoras e dissimuladas.

Nunca subestime as manobras de separação de um parceiro narcisista. As táticas de término de relacionamento de um narcisista são variadas. Se ele ainda vê valor no relacionamento, ele pode tentar reconquistá-la para recuperar seu controle e abusar de você.

Ele pode de repente se tornar agradável e prometer mudar, parar de beber, entrar em terapia ou em um programa de recuperação. Pode repentinamente começar a cuidar das coisas sobre as quais você vinha reclamando. Também pode lhe dizer “que você estará perdida sem ele” ou “ninguém mais vai querer estar com você”.

Mas se ele acredita que você está de fato deixando-o, se ele acha que você está saindo com outra pessoa ou que tudo terminou definitivamente, você pode estar entrando em uma luta por sua vida.

Esteja preparada para qualquer um dos seguintes comportamentos narcisistas, se você acha que seu relacionamento com um parceiro narcisista definitivamente acabou.

1. Ele encontra outra amante

Um parceiro narcisista pode ter outro relacionamento em vista antes que ele deixe você e, quando isso acontece, seu comportamento pode mudar drasticamente da noite para o dia. Ele pode se tornar extremamente imprevisível, retraído, hostil, insensível e seu abandono pode acontecer rapidamente e sem aviso prévio.

Quando ele decide que quer estar com seu novo par romântico, pode fazer coisas ultrajantes para se livrar de você. E quando ele deixar você, não haverá desculpas ou sentimentos de remorso da parte dele, porque um narcisista não sente culpa, vergonha ou arrependimento por suas ações repreensíveis.

2. Ele faz coisas para provocar você

Quando um parceiro narcisista acredita que não pode mais controlá-la ou que o relacionamento definitivamente acabou, ele pode se tornar destrutivo e perigoso.

Ele usará questões menores a fim de abusar verbal ou fisicamente de você, e sua raiva parecerá aumentar do nada e sem motivo aparente. Ele pode dizer e fazer atos perversos e cruéis contra você.

Ele vai usá-la a fim de fomentar discussões apenas para puni-la, assustá-la e irritá-la, para que ele possa justificar seu abuso e posterior abandono. Afinal, tudo que um narcisista quer de fato é tirar satisfação do drama e da dor que ele cria.

Leia Mais: 6 sinais de que você está lidando com um narcisista

3. Seus ataques verbais se transformam em abusos físicos

O jogo final do parceiro narcisista pode ser traiçoeiro e assustador. Ele pode jogar coisas e atirar objetos em você para aterrorizá-la e torná-la submissa, e também pode destruir as coisas que você mais gosta para penalizá-la.

Ele pode ameaçar prejudicar seus filhos, animais de estimação ou um membro da família. Pode apresentar falsas acusações contra você, denunciá-la aos serviços de proteção a crianças ou ameaçar tirar seus filhos de você. Ele pode usar seu tamanho físico para intimidá-la, por exemplo, ficando na porta, bloqueando sua saída durante uma discussão.

Ele pode fazer declarações como “vou quebrar seu pescoço” e, em seguida, descartar suas ameaças, dizendo que realmente não quis dizer isso. Ele pode ameaçá-la com danos corporais, persegui-la e aparecer em seu trabalho ou em casa sem aviso prévio, procurando uma briga.

Quando uma mulher que conheço rompeu com seu namorado ciumento e verbalmente abusivo, ele roubou suas roupas, jóias e perfumes favoritos para que ela não “ficasse bonita para outro homem”. Ele a aterrorizava com intermináveis telefonemas e mensagens ameaçadoras.

Ele apareceu no apartamento dela bêbado tarde da noite, batendo na porta do pátio e janelas, exigindo que ela o deixasse entrar em seu apartamento. Quando ela chamou a polícia, ele riscou com uma chave toda a lateral do carro dela.

Ele deixava anotações no para-brisa de seu carro em casa e no trabalho, alternando de “Eu amo você. Por favor, me dê outra chance” para “Eu vou te matar se eu te ver com outro homem.” Em sua mente, se ele não poderia tê-la, ninguém mais iria.

NUNCA abra a porta para um ex que está irritado.

(Fonte: psychcentral)
*Tradução e adaptação por Marcela Jahjah, da equipe Fãs da Psicanálise

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here