Enquanto somos crianças, estamos armazenando o que nossos pais nos ensinam sem perceber até que, em algum momento, começamos a aplicar tudo o que aprendemos em casa em nossas vidas diárias. E hoje veio à mente uma frase que minha mãe repetiu e que certamente muitos de vocês já devem ter ouvido: “não há nada pior na vida do que ser ingrato“.

A prova de que nossas avós ou nossas mães possuíam uma sabedoria adquirida ao longo dos anos e com a vida é que lemos todas essas verdades expostas em teorias que confirmam o que já sabíamos. A ingratidão transforma as pessoas em seres desprezíveis que inevitavelmente permanecem sozinhos no mundo.

Aprender a agradecer traz benefícios para nossas vidas. Traduzir nosso reconhecimento em uma palavra ou atenção específica melhora não apenas nossos relacionamentos sociais, mas também contribui para nosso bem-estar psicológico e físico.

Certos estudos indicam que pessoas que não são gratas tendem a cair em depressão. Consideram que na maioria das vezes o que recebem lhes corresponde por natureza ou que os agradecimentos devem ser dados apenas de acordo com a qualidade do serviço recebido.

Nesse ponto, você já está fazendo uma lista mental de todas as pessoas ingratas que conheceu ao longo da vida. É bom que você tenha demorado um pouco para encontrar alguns, porque não é saudável parar para pensar nos defeitos dos outros. Cada um cria seu próprio destino. Mas antes de nos depararmos com sua atitude ingrata, talvez houvessem alguns sinais que sabíamos ver e que hoje queremos destacar, para que tenhamos em mente quais características identificam nos ingratos.

Que características os descrevem? Vamos aprender a identificá-las rapidamente, para que possamos distanciar-nos o mais rápido possível.

1) Eles sempre precisam de algo:

São eles que sempre precisam de alguém para cuidar das crianças, levá-las a algum lugar ou consertar algo que não funciona em casa. Eles consideram sua necessidade fundamental e esperam que outros resolvam o problema.

Porém, eles raramente param para ouvir os problemas dos outros porque os deles são sempre mais sérios ou mais importantes.

Depois de receberem a ajuda, dificilmente apreciam o fato de os amigos ou a família terem movido o Céu e a Terra para resolvê-los.

É importante ser grato por gerar empatia e saber que dessa maneira você está semeando a base para um bom relacionamento.

2) Eles nunca estão disponíveis para os outros:

Isso está intimamente ligado ao ponto anterior, no sentido de que pessoas ingratas acreditam que são uma prioridade e que as dificuldades que outras pessoas podem ter nunca são significativas.

Então, eles se voltarão para você sempre que precisarem de você, mas esquecem que uma maneira de agradecer também é estar presente quando os outros precisam de ajuda. Nestes momentos, eles desaparecem.

Todos nós precisamos nos sentir importantes para os outros e, oferecer ajuda sem ser pedido, vale o dobro. Não podemos qualificar como pessoas boas aquelas que só ligam para você quando precisam de você, porque bons laços, os mais estreitos e os mais duráveis são forjados através da construção mútua.

3) Eles esperam ajuda como uma obrigação:

Pessoas ingratas se consideram autorizadas a ter amigos e familiares em seu socorro cada vez que estão em uma situação difícil. Em algum lugar da mente deles, eles assumem que você “lhes deve algo” apenas por ser um amigo ou membro da família e, como resultado, a ajuda deve vir como algo natural.

Em algum momento, podemos acreditar que é assim que se espera a ajuda de amigos e familiares, mas também o reconhecimento que é tão importante quanto à ajuda.

É ótimo quando alguém vem em nosso socorro de uma maneira altruísta e genuína, mas tudo perde valor quando o ingrato que nunca leva em conta as boas ações dos outros acha que não fez mais do que obrigação.

4) Eles se acham o centro das atenções!

Você notou que pessoas ingratas sempre têm uma emergência? É comum que essas pessoas não se organizem bem em questões de horários e, para serem o centro das atenções, precisam da sua ajuda para resolver o problema.

Mas, além de supor que você vai parar tudo o que está fazendo para tentar suprir sua má organização de tempo, eles nunca pensam em agradecer pelo inconveniente que você teve por seus problemas de agenda serem mais importantes do que qualquer outra coisa.

5) Eles são injustos:

Voltando à frase inicial sobre “não há nada pior na vida do que ser ingrato”, podemos deduzir que a partir daí todos os tipos de defeitos surgem naturalmente, e a deslealdade é uma daquelas que, particularmente, mais desprezam no ser humano.

Os ingratos dificilmente são leais e não é de surpreender que, mesmo que você tenha deixado suas atividades de lado em sua ajuda muitas vezes, elas ainda falam mal a seu respeito na sua ausência.

Por que eles fazem isso? Simplesmente porque são ingratos, e a lealdade e o reconhecimento, que são maneiras de agradecer, são coisas que nunca poderiam fazer.

6) Eles geram culpa:

Embora você estivesse sempre lá, parou de fazer suas coisas para ajudá-los, procurou todas as formas de contribuir para a solução de seus problemas, se em alguma ocasião você não pudesse responder ou não pudesse ajudar, eles o lembrarão até o fim dos tempos, porque o ingrato não entende as razões e acredita que a ajuda é praticamente uma obrigação.

Eles gostam de gerar culpa e fazer com que amigos e familiares sintam mal por não poderem contar com eles quando, na realidade, são os outros que não podem contar com os ingratos.

Por que custa tanto para agradecer?

Cada pessoa é um ser único, e as razões pelas quais ela faz ou diz que faz também são únicas.

Mas, além da individualidade, agradecer é informar ao outro que seu modo de agir tem um impacto direto em nossas vidas.

Em geral, todos devemos ser mais gratos porque não exige esforço e traz muitos benefícios. Quão importante é ensinar nossos filhos a agradecer os favores e a ajuda recebida! Por que não aplicar esse conselho do ditado popular? “Quão bem nascido é ser grato.”

(Fonte Original: gutenberg.rocks)
*Texto traduzido e adaptado por Naná cml da equipe Fãs da Psicanálise.

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui