Quando encontramos uma mulher forte, podemos nos sentir atraídos por sua confiança. Parece que ela tem tudo: um emprego bem-sucedido, uma família adorável, boa saúde e até tempo para ajudar os necessitados. Mas por trás desse sorriso brilhante, muitas dessas mulheres se sentem quebradas a um ponto em que isso começa a afetar sua saúde.

Listamos as razões pelas quais tantas mulheres fortes lutam para serem felizes diariamente.

1. Ela só confia em si mesma.

Uma mulher forte gosta de ser independente; ela não precisa da ajuda de ninguém. Essa mulher tende a ser confiante e confiar em si mesma. Pesquisas mostram que pode até fazer parte de sua identidade que a deixa orgulhosa. O problema é que ela só depende de si mesma e não entende que todas as pessoas precisam de ajuda às vezes – até ela .

Pode ser porque ela não quer se incomodar, ou porque vê pedir ajuda como uma fraqueza.

No entanto, como seres sociais, os seres humanos precisam de ajuda de vez em quando. Os psicólogos concordam que precisamos deles e de seu apoio ao nosso bem-estar. Pedir ajuda quando você precisar não é apenas saudável, mas também é generoso, porque você está permitindo que outra pessoa peça ajuda quando ela precisar.

2. Todo mundo confia nela com seus problemas, e ela carrega o peso sobre os ombros.

Não é uma surpresa que sua família e amigos confiem nela, já que as pessoas a consideram confiável. A pesquisa mostra que isso ocorre porque as pessoas mentalmente fortes também têm um alto senso de responsabilidade que as pessoas percebem como integridade e sabedoria.

Mas a mulher forte não compartilha as lutas de sua família ou amigos com ninguém, nem fofoca sobre elas. Ela carrega todo o sofrimento que lhe é concedido . E se o problema a afeta diretamente, ela pode até assumir a liderança para resolvê-lo ou enfrentá-lo, seja um problema de dinheiro ou uma doença na família.

3. Mas ela não compartilha seus problemas com mais ninguém, prendendo esse fardo profundamente dentro dela.

A mulher forte assume os problemas de todos, mas não compartilha os seus . Foi provado que isso faz as pessoas se sentirem muito sozinhas, e também pode levar à depressão . Às vezes, ela não quer contar o que tem porque é um comportamento que não combina com sua identidade construída de uma pessoa forte.

Mas, ao fazê-lo, ela comete o erro de manter seus problemas e os de seus parentes e amigos também. Pesquisas mostram que precisamos de interação com outras pessoas para aumentar nossa felicidade e lidar com as coisas mais difíceis da vida. Não compartilhar seus problemas não é uma boa maneira de alcançar um estado mental saudável.

4. Ela se importa com os outros, mas esquece que também precisa de cuidados (e todo mundo também).

A mulher forte cuida de sua família e parentes, ela ainda carrega parte de sua bagagem emocional para aliviar seus encargos. Mas, ao fazê-lo, às vezes esquece que precisa de cuidados – e outros esquecem também. Ela parece tão bem organizada que ninguém leva tempo para pensar que ela pode estar tendo um momento difícil.

Depois de receber ajuda, alguns de seus amigos podem ” fechar o caso ” e se eles se esquecem e voltam aos seus horários ou simplesmente gostam de seguir com seu estilo de vida independente , eles esquecem de perguntar se ela está bem. E essa falta de interesse percebida a machuca.

5. Isso também a afeta fisicamente – quando ela se recusa a mostrar seu lado vulnerável, ela prejudica sua saúde cardiovascular.

Às vezes, ela precisa retratar uma imagem de segurança e força em tempos difíceis diante de pessoas vulneráveis, como seus filhos ou idosos. No entanto, se ela fizer isso com muita regularidade, ela acaba machucando seu coração. Um estudo revelou que freqüentemente suprimir emoções coloca um fardo extra no coração e aumenta a chance de desenvolver doenças cardiovasculares e outras condições.

Acontece que ela não se sente apenas danificada por dentro, ela pode realmente estar danificada por dentro.

6. Sua força pode ser o resultado de uma história trágica que ela ainda não contou.

O sentimento “O que não mata te fortalece” é exatamente o que esta pesquisa provou. Uma mulher pode se tornar resiliente após eventos trágicos e se tornar mais difícil – ela pode até se levantar após um incidente dramático. Uma mulher forte pode ser forte porque aprendeu e cresceu após um evento infeliz, mas isso não significa que ela não fique triste quando se lembrar. Ainda está em sua mente na forma de uma cicatriz psicológica e, de vez em quando, pode fazê-la se sentir um pouco quebrada.

7. E alguns dias, elas ficam quebradas e sentem que não são fortes o suficiente para assumir uma tarefa.

Ela coloca uma máscara no trabalho ou em casa, mas quando está sozinha, é hora de uma verificação da realidade e suas inseguranças fazem uma visita. Amigos, parentes e colegas de trabalho a consideram uma mulher forte e esperam muito dela. No entanto, pesquisas revelam que o nível de autocontrole que ela impõe a si mesma, juntamente com as altas expectativas de todos os outros, podem prejudicá-la psicologicamente. Ao pensar em seus defeitos ocultos e emoções reprimidas, ela se desintegra.

Ela acredita que é inadequada e não está à altura da tarefa. É essa incompatibilidade de emoções que a deixa exausta.

Você se identifica com esta lista? Você é amigo de uma dessas “mulheres fortes”? Qual você acha que é a melhor solução para aliviar sua bagagem emocional? Compartilhe suas teorias nos comentários!

(Fonte: brightside.me)

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Fãs da Psicanálise. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Não quero aparentar uma força que acaba me fragilizando e adoecendo. Por parecer ser “bem resolvida”, afasto as pessoas e não compartilho de seus problemas. Mas quando estou na pior, procuro-as e quero que me ajudem num processo bem egoista. A bem da verdade, posso orar, envolvê-las na chama da cor que acho que necessitam, mas não consigo me aproximar de verdade e sinto que pareço agir falsamente.

  2. Eu me construí essa mulher forte. Pouco a pouco ao longo dos anos. E admiro essa construção ao mesmo tempo que tenho tremenda dificuldade com relacionamentos, não queria aue fosse assim. Mas crio uma barreira, sempre.

  3. Cresci no meio de situações confusas, traumáticas e algumas tristes e acredito que isso tenha me feito o que sou hoje: forte e confiável para os outros, mesmo já adulta passei por situações que só adicionaram, mas por dentro, totalmente frágil e insegura. E nunca divido com ninguém minhas angústias e aflições porque nunca me sinto totalmente segura e nem confiante diante de qualquer amigo ou pessoa próxima a mim.

  4. Sou assim, e agora lendo este texto, tomei consciência mais clara disso.
    Não sei até quando conseguirei segurar tudo. Confesso que as vezes me sinto exausta. É quando tenho comportamento de extremo estresse e ninguém consegue entender. Confesso que nem Eu mesma. Me sinto cansada fisicamente, e não sei explicar de onde vem tanto esgotamento… Agora Eu sei!

  5. Realmente “Eu sou está mulher”….forte,decidida,emotiva,mas fraca com o álcool….aonde posso deixar minhas cocatrizes aparecerem….estou no controle para não me pegar como uma “fraca” …hoje eu sei que a bebida me deixa vulnerável as recaídas…. então já sei que tenho que beber pouco ou quase nada! Temos de assumir qualquer tipo de dificuldade na vida….e a minha é a bebida….hoje eu sei que não sei beber e fico fragilizada… então tento trabalhar este lado sem neuras e não sou uma alcoólatra,sou apenas uma mulher forte e decidida em tudo,mas que está aprendendo a pedir ajudar,coisa que eu jamais fiz ou faria….tudo na vida se torna o que você deseja e não queira ser o pior dos piores….e sim a melhor das melhores,mas com um lado mais humilde consigo mesma! Sempre fiz terapia e amo a “psicanálise…. é importante a gente perceber que erramos e voltarmos atrás em nossos erros…. passado passou….presente é o atual momento…e futuro nós iremos plantar para colhermos frutos bons ou podres…. excelente matéria….sou uma exímia leitora do seu canal…. gostaria de ter uma oportunidade para contar minha sobrevivência na vida e ainda amar novamente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui