Parece vírus mesmo. Você recebe no seu grupo de zap, vê no Facebook e vira e mexe clica num link achando que é quente, mas na verdade é tudo balela. A discussão sobre a disseminação de notícias falsas (ou “fake news”) nunca foi tão urgente desde o surgimento da internet doméstica.

Apesar de as fake news existirem desde muito antes da gente ter que deixar o telefone ocupado para acessar o Geocities, só recentemente grandes empresas e políticos têm se preocupado com a desinformação e confusão que elas causam nos internautas.

As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.

O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.

Agora teste sua habilidade em descobrir uma fake news!

*As nossas postagens são produzidas com o intuito de informar e não substituem a opinião de um profissional de saúde, um diagnóstico médico ou os tratamentos já prescritos.

Quer fazer parte de um grupo só de testes? Clique aqui!

Compartilhar

RECOMENDAMOS



Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here