Comportamento

Desconfie sempre de alguém que diz “a minha ex era louca”

A minha situação é mínima diante de mulheres que passam anos e anos impotentes dentro de um relacionamento abusivo, e hoje estou aqui para falar por elas.

Fui vítima de gaslighting e não é nada fácil de lidar, por mais que eu entendesse o que estava acontecendo, ainda sofri psicologicamente, me culpando por algo que nunca foi minha culpa.

O gaslighting, de acordo com o Wikipédia, é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas ou simplesmente inventadas para favorecer o abusador e com o intuito de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.

Uma vez, quando andava na rua com minha irmã, um homem desconhecido nos chamou de “gostosas”, em seguida minha irmã respondeu algo inesperado e o que o homem replicou? “Tá maluca? Nem mexi com você, sua louca!”.

Eu era mais nova e não entendi o teor da maldade na réplica do abusador. Mas fiquei me questionando porque a vítima é sempre neutralizada em situações como essa? Os homens gostam sempre de “dar a volta por cima” e “sambar” direitinho no psicológico das mulheres.

Por falar em “dar a volta por cima”, recentemente decidi terminar um relacionamento extremamente complicado e após explicar os motivos do término, eu recebi um textão cheirando a gaslighting.

O que acontece quando você tem provas textuais, não apenas memórias, sobre os relatos que contara, mas ainda assim o abusador consegue distorcer tudo e favorecer a ele?

Esse mesmo homem, uma vez me falou apontando para uma garota que ela era louca, e ao perguntar o motivo a resposta foi repulsiva, “ela do nada começou a ficar com raiva de mim”. Do nada, mesmo?

É inacreditável como os homens fazem isso com naturalidade, e eu me pergunto o porquê. Talvez porque a mídia cinematográfica mostre o gaslighting em filmes, de forma “tão natural” e sem desmascarar os abusadores.

Talvez seja por conta de músicas como Hotline Bling do cantor Drake, que se colocam no lugar de vítima quando a mulher resolve sair de um relacionamento abusivo.

Talvez seja por conta da nossa sociedade patriarcal e extremamente machista que desde sempre ignorou e/ou neutralizou a voz de nós mulheres.

Gaslighting, misoginia, feminicídios e relacionamentos abusivos são todos subdivisões do machismo, ele é o precursor desses problemas. E para combater isso, as pessoas devem tomar consciência e acabar com vícios que essa sociedade criou.

Para homens: começar a parar de culpar a vítima por tudo, é um ótimo primeiro passo para as coisas se resolverem.

Para mulheres: feminismo! Se empoderem! Não se calem! Não se machuquem! Não se culpem! ♥

Obs.: Se rolar uma conversa de “ex loucas” com o seu atual relacionamento, procura saber direitinho o que aconteceu, porque um dia a “ex maluca” pode ser você.

(Autor: Bruna Marconi)
(Fonte: doistercos.com.br )

Fãs da Psicanálise

A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

View Comments

  • Bruna Marconi: e quando o inverso ocorre? E quando sua ex é louca psicótica que resolve acabar com sua vida tentando te matar 5 vezes só por que a sua ficha caiu e você percebeu que ela não era nada do que você imaginava e que a partir daí ela te promete acabar com tua vida? E o faz te caluniando 24h por dia nos últimos 10 anos? O que fazer nesses casos? Vamos com calma... nem tanto céu, nem tanto mar... existem anjos e demônios. Até mesmo onde se pensam haver anjos ;)

    • isso é verdade... e quando a ex realmente era louca?? ou quando a mulher é pratica a inversão de culpas e manipula as coisas? feminismo vai resolver também? ou isso só acontece com mulheres?

    • Com certeza Evandro, há casos inversos, mas infelizmente a massa esmagadora de casos ocorre contra mulheres, não somente pela cultura arcaica e machista que grande parte da sociedade ainda carrega mas também pelo abuso que envolve a vantagem física que o homem possui.Mas da mesma forma que a mulher , o homem possui Amparo legal. Procure a delegacia e denuncie.

    • Existe a regra e existe a exceção. Sim, existem mulheres realmente más e loucas, mas a grande maioria não é.

      • eu já tive uma relação de merda por 2 anos com uma mulher ...... a culpa é minha por que eu escolhi ficar com uma doida e ponto final . quando sai fora por 8 meses perseguido wts face e ligações pro meu celular bem psicopata, moral da estoria o problema é seu se esta com um lixo de mulher ou homem sai desta que tu ganha mais e ponto , se vitimizar é ficar na zona de conforto .... por favor assumam a suas culpas já não são mais crianças .

    • Estou vivendo exatamente isso ... Sendo perseguido... monitorado...vigiado praticamente 24 HS por dia ... Minha privacidade invadida por uma mulher que não soube segurar o ex marido dela e nem a mim ... Hoje entendo a revolta do filho deles ... Pois o filho ver que a mãe dele não tem moral alguma e age psicologicamente errada ... Possessividade ... Ciúmes ... Descontrole emocional... Dissimulações... Isso mais alguns defeitos me afastaram dela ... Mais ela ainda insiste me cercar diariamente... Vou ter sempre a calma do mundo e torcer para que ela se encontre e consiga seguir a sua vida e deixar a minha em PAZ ....

  • pois então, olha penso da seguinte forma: essa divisão de gêneros, machismo e feminismo deveria deixar de ser usado, principalmente por mulheres deveríamos adotar mais o termo humanismo sem diferenciação de gêneros pois em termos atuais de comportamento humano nota se cada vez mais um grande crescimento na questão da igualdade na qual muitas mulheres acabam por fazer proveito dessa diferenciação de gêneros para seu favorecimento o que na maioria das vezes acaba sendo injusto. A pratica de "gaslighting" bem como a de outros tipos de comportamentos sejam eles certos ou errados, nocivos ou não para outras pessoas, não fazem parte apenas do universo do comportamento masculino não.

    • Concordo contigo Bruno. Discordo do nome feminismo por ser derivada de uma palavra feminimo. Sei que o conceito do feminismo está em igualdade dos gêneros e sei o quão importante os debates são. Pois a maioria dos casos de relacionamentos abusivos são por parte dos homens. O que discordo deste artigo é que genereliza os casos dando a entender que sempre os homens são os culpados e as sempre as mulheres são as vítimas. Já tive caso abusivos de chantagens emocionais e afirmar que disse coisas que não disse.
      O artigo poderia mencionar sim que a maioria dos casos de relacionamentos abusivos são de homem para mulher ao invés de generalizar. Mencionar que tipos de abusos como o gaslight são mais comum pelo o machismo, pois existem mulheres manipuladoras também.
      Eu demorei para entender o conceito feminismo, pois eu tive a impressão por muito tempo que era as mulheres querendo estar por cima dos homens (versão feminina do machismo). O feminismo me ajudou a cair a ficha de várias atitudes minhas que, confesso, eram machistas.
      Vejo que a resistência de muitos amigos homens que converso a respeito argumentando que sempre culpam os homens por tudo (do jeito que este artigo mencionou alguns pontos reforça a idéia).
      Precisamos usar o feminismo com compaixão a ambas partes, para então evitar que o feminismo seja visto como que prega ser homem é igual a ser abusador.

  • Desculpe a sinceridade.
    Parece que estar no relacionamento é uma obrigação, interessante a parte em que diz que você mesma foi vítima. PQP isso é pra conquistar a confiança do leitor, uma forma de aproximação?

    A lógica é simples:
    Existe uma relacionamento ? Sim.
    Ele é bom? Sim
    Tem eventuais problemas? Sim
    O outro eventualmente soa como louco? Sim

    Parece que o outro tem a obrigação de mudar, de se adaptar a aquilo que você acha que é bom.
    Saca? Vou mandar uma carta para a Coa-cola reclamando que em seus refrigerantes tem muito açúcar.
    A obrigação é sua em parar de tomar refrigerante, a marca não tem de fazer nada que ela não queira.

    Parece uma retardada falando para uma legião de imbecis.

    • André, pense bem no que você escreveu sobre a coca-cola... Clientes reclamaram e ela deu outras opções. Ninguém entra em um relacionamento querendo sair, faz parte o debate, a conversa para tentar melhorar. O problema é que quando estamos muito envolvidas e os abusos começam é difícil distinguir o que é preocupação e o que dominação. Este texto ajuda a entender os relacionamentos. Devemos sim nos educar neste sentido.

    • Querido André,

      Quando a gente compra uma coca-cola, a gente tá (supostamente) comprando a delícia doce e gelada, aquela que não afeta a saúde jamais! O rótulo da coca-cola é perfeito! Mas só no decorrer do tempo que ela vai dando diabetes e câncer que a gente percebe o quão nociva foi,e é!

      O problema não é "parar de tomar o refrigerante", porque desde a primeira lata ele já está fazendo mal. Parar é uma obrigação de sobrevivência!! Mas e quanto aos malefícios causados? Quem vai reparar??????

      Agora vamos ser mais diretos para que a legião de imbecis, digo seus neurônios, possam entender. Uma mulher não precisa esperar ser internada num manicômio ou cometer suicídio para que haja a punição do gaslighting.

      As consequências dessa prática, que pelo visto você conhece bem, são fatais. Agora, me explique uma coisa, já que o assunto te interessou bastante o suficiente para que você parasse todos os seus afazeres para ler essa reportagem... e ainda mais, que ainda escrevesse, desse exemplos, pontuasse e usasse uma argumentação "lógica" (risos) já que o assunto SUPER TE INTERESSOU.

      Me diga, segundo a lógica, afins atraem afins. A escritora do artigo certamente escreveu sobre isso porque o assunto lhe é familiar. Senão ela estaria escrevendo sobre física quântica, fórmulas matemáticas, etc. E VOCÊ, porque perdeu seu tempo para escrever sobre o assunto? Saca?

      Espero que nunca tenha sofrido uma condenação judicial por maltratar mulheres... Que aliás, são todas loucas... para ver homens misóginos atrás das grades hahahahahahaha (risada de bruxa)

  • Na realidade não podemos generalizar os homens... porém é fato de que a grande maioria muito grande mesmo infelizmente são terroristas psicológicos fato inegável!

  • Gaslighting, misoginia, feminicídios e relacionamentos abusivos são todos subdivisões do machismo, ele é o precursor desses problemas.

    Machismo é o novo nome pra satanás? Pq sim, parece aquela ceitas malucas que dizem que todos os problemas da humanidade derivam de uma coisa só. O texto só provou a tese da ex louca.

  • Interessante e q so homem ta aqui criticando rs. Abusadores?? Claro que nao sepode generalizar, claro que tb existe mulher louca de verdade, mas claro q a grande maioria sofre abuso sim, fosse o contrario existiria lei Maria da Penha para homens vitimas.Boa parte dos homens(nao todos), abusam sim.

  • Dizem que a maioria esmagadora de manipuladores sao homens, mas eu estou enjoado de ver esse tipo de atitude partindo de ambos os generos. Chega ser assustador saber que existe pessoas que minimizam esses casos com intuito de beneficio ideologico. Vamos parar de achar que somos a unica vitima e ver as coisas de uma forma mais realista. O feminismo ja foi bom um dia, mas ultimamente tem se tornado em fabrica de vitimismo. O problema eh que muitos preferem ser feministas, machistas ou neutros, mas pouco sao os que preferem ser humanistas. Homens e mulheres abusivas sao celulas do mesmo cancer, quem se preoculpa com o genero das celulas cancerigenas nao esta interessado em acabar com o cancer, mas sim em se fazer de vitima.

    • Homem dizendo pra que tem que servir o feminismo, sem nunca ter estado na pele de uma mulher... mimimimi

  • Não gostei do artigo! Buscando a separação de gêneros. Cada caso é um caso. Tá mais pra uma página de feminismo do que para psicanálise. Revisores da página podiam ter mais critérios científicos.

  • Eu tive um namorado que fazia isso, o cara era ciumento n me deixava cvs com ninguem nem sair de casa sem ele, e quando eu me estressava e reclamava, ele começava a falar de um monte de coisas q ele achava q eu tava errado, e de coisas q falei q ele julgava ofensivas, e eu sempre acabava cedendo e pedindo desculpas, quando finalmente me cansei e terminei o namoro, ele novamente tentou me convencer, do nada ficou sensivel, ficou falando das lembranças, e tentou fazer joguinhos, quando ele viu q eu n ia ceder, ele me xingou me chamou de monstro e me bloqueou. Conclusao, isso também acontece com homens.

Recent Posts

🍿 Como os cassinos estão se associando a Hollywood para criar experiências inesquecíveis

A relação entre os cassinos e a indústria cinematográfica é uma história de promoção e…

2 semanas ago

Ouvir pessoas que sempre reclamam tira sua energia

O dia a dia está cheio de dificuldades e problemas difíceis de resolver para algumas…

2 semanas ago

Como perder o medo de ficar sozinho

A sociedade moderna mostra o crescimento de lares com apenas um indivíduo. São pessoas que…

2 semanas ago

Por incrível que pareça, pessoas sensíveis são muito fortes

Pessoas sensíveis fortalecem-se porque não escondem o que sentem, o que são, por isso mesmo…

2 semanas ago

Não faça drama, faça brigadeiros

É verdade que a vida às vezes exagera nos tombos que dá, fazendo-nos cair dolorosamente,…

2 semanas ago

As mulheres que gostam de cozinhar têm as almas mais bonitas e puras

Desde os tempos antigos, a imagem das mulheres tem sido associada a atividades domésticas, como…

2 semanas ago