Cotidiano

Os quatro dons das pessoas altamente sensíveis

Por que eu vejo as coisas de forma diferente dos demais? Por que sofro mais que as outras pessoas? Por que encontro alívio na minha própria solidão? Por que sinto e vejo coisas que os outros não percebem? Quando se está em minoria, o primeiro sentimento é sentir-se em desvantagem e com medo.

Fazer parte dos 20% da população que se reconhece como altamente sensível não é uma desvantagem e nem o rotula como “diferente”. É bem possível que, ao longo da sua vida e principalmente durante a sua infância, você tenha tido consciência desta distância emocional, e muitas vezes tenha lidado com a sensação de viver em uma bolha de alienação e solidão.

A alta sensibilidade é um dom, uma ferramenta que lhe permite aprofundar e ter empatia com todas as coisas e pessoas. Poucas pessoas têm essa capacidade de aprendizagem de vida. Foi Elaine N. Aron que, no início dos anos noventa ao investigar as personalidades introvertidas, explicou em detalhes as características que refletiam uma realidade social: as pessoas altamente sensíveis são pensativas, empáticas e emocionalmente reativas.

Se este é o seu caso, se você se identificou com as características que a Dra. Aron publicou em seu livro “A pessoa altamente sensível”, é importante saber que essa sensibilidade não é uma razão para se sentir estranho ou diferente. Pelo contrário, você deve se sentir feliz por ter recebido esses quatro dons.

Os dons das pessoas altamente sensíveis

1- O dom do conhecimento interior

Desde a infância, a criança altamente sensível perceberá aspectos do seu dia a dia que lhe trarão uma mistura se sentimentos: angústia, contradição e muita curiosidade. Seus olhos captarão aspectos que os adultos nem percebem.

Aquele olhar de frustração de seus professores, a expressão preocupada da sua mãe… Ser capaz de perceber as coisas que outras crianças não veem lhes ensinará desde cedo que, às vezes, a vida é difícil e contraditória. É uma criança precoce que percebe o mundo sem a maturidade suficiente para entender as emoções.

O conhecimento das emoções é uma arma poderosa. Nos faz entender melhor as pessoas, mas também nos torna mais vulneráveis à dor e ao comportamento dos demais.

A sensibilidade é uma luz resplandecente, mas sempre ouviremos comentários do tipo: “você leva tudo muito a sério”, ou então “você é muito sensível.”

Você é o que é. Um presente exige grande responsabilidade, o seu conhecimento sobre as emoções exige cuidados e proteção.

2- O dom de desfrutar da solidão

As PAS encontram prazer em seus momentos de solidão. São pessoas criativas que gostam de música, leitura, hobbies…. Isso não significa que não gostem da companhia dos outros, mas sim que também se sentem felizes sozinhas.

Elas não têm medo da solidão. É nesses momentos que conseguem se conectar com eles mesmos, com os seus pensamentos, livres de apegos e olhares curiosos.

3- O dom de viver com o coração

As pessoas altamente sensíveis vivem através do coração. Vivem intensamente o amor, a amizade e sentem muito prazer com os pequenos gestos do cotidiano.

Elas são frequentemente associadas ao sofrimento pela sua tendência a desenvolver depressão, tristeza e vulnerabilidade frente ao comportamento das pessoas. No entanto, vivem o amor com muita intensidade.

Não estamos falando somente dos relacionamentos afetivos, mas da amizade, dos carinhos do dia a dia, da beleza de uma pintura, de uma paisagem ou uma música especial. Tudo é vivenciado com muita intensidade pela pessoa altamente sensível.

4- O dom do crescimento interior

A alta sensibilidade não pode ser curada. A pessoa já nasce com essa característica e esse dom se manifesta desde criança. Suas perguntas, sua intuição, o seu desconforto com luzes ou cheiros fortes e a sua vulnerabilidade emocional já demonstram a sua sensibilidade exagerada.

Não é fácil viver com esse dom. No entanto, se você reconhecer que é altamente sensível, deve aprender a administrar essa sensibilidade. Não deixe que as emoções negativas o desestabilizem e o façam sofrer.

Perceba que os outros têm um ritmo diferente do seu. Muitas vezes eles não vivem as emoções tão intensamente quanto você. Isso não significa que o amem menos; é somente uma forma diferente de vivenciar as emoções. Tente entendê-los e respeitá-los.

Conheça a si mesmo e as suas habilidades; encontre o seu equilíbrio e promova o seu crescimento pessoal. Você é único e vive a partir do coração. Fique em paz, viva em segurança e seja muito feliz.

(Fonte: noticiassoltas.com)

Fãs da Psicanálise

A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

View Comments

  • O texto parece ter sido de encomenda pra mim!! Me sinto esta pessoa extremamente sensível, com os dons citados e que por isso sinto-me uma estranha diante das outras pessoas. Realmente vejo as coisas diferentemente das demais pessoas, mas não acho que estou no caminho errado, me sinto um passo a frente. Como uma aquariana dupla, sinto que estou a frente do meu tempo e por isso me sinto incompreendida. Me vejo uma pessoa completamente desapegada das coisas do mundo. E o que me incomoda muito nas pessoas e me faz optar pleo isolamento, é perceber que as pessoas não aceitam meu jeito de ser, minhas escolhas. Querem que eu seja ambiciosa e materialistas como elas. Não respeitam a minha opção pela simplicidade. Pra mim, se para ganhar dinheiro significa sacrificar minha família, prefiro rebaixar minhas ambições. E socialmente isso não é muito bem aceito, ainda mais no meu caso que sou uma pessoa dotada de certa inteligência e capacidade produtiva superior a de muitas pessoas que financeiramente estejam melhores do que eu. Mas não me importo. A vida me fez rever escolhas. Hoje escolhi o SER ao TER e as pessoas não têm uma capacidade intelectual de alcançar essa minha escolha. Tentam querer me convencer que seus valores são importante. E vejo estas pessoas como verdadeiros idiotas!! E isso acaba comprometendo minhas relações inter pessoais. Quero nesta vida apenas o direito de ser eu e não aquilo que a sociedade acha que posso ou deva ser!! Por isso, valorizo a minha solidão. Estar comigo mesmo é a minha maior ambição!! Cansada do ser humano..cansada das inversões de valores. Luto pra manter minha integridade moral num mundo de caráter efêmero e valores morais voláteis!!

    • Cláudia Barros vc roubou a cena eu sou e vivo exatamente o que vc descreveu a seu respeito parabéns e obrigado pela sua sinceridade muito linda.

    • Sou EXATAMENTE assim!! ???? Quando eu quero vou e faço melhor, com um nível de inteligência e produtividade enorme, mas não quero abrir mão das coisas que valorizo. Não se isole tanto. Vamos só respeitar os outros como são e não ligar para o que querem da gente. Sigamos com nossos planos. Que bom encontrar vocês do meu mundo!! ?????

    • Bem vindos aoideiss desse texto e de outros aqui onde me encaixei e identifiquei. Também sou aquariana que eleva esses sentimentos. Bom saber que não somos os únicos pelo excesso de sensibilidade e seus Vamos trocar ideias. Bjd

    • As pessoas não entendem meu jeito de ser agir e principalmente pensar, eu me sinto estranho e as vezes ate culpado de não conseguir ver a vida como essas outras pessoas,mas no exilio meus pensamentos ou me jogavam numa vala ou me tiram dessa Bad , busco consolo nas musicas parece que na solidão só elas me entendem . Mas hj lendo sei comentário percebi q ñ sou o unico e isso me dá até um conforto rsss

    • Faço de suas palavras minhas!!! Mas sou um pouco ambiciosa em crescer na vida e ter uma boa estabilidade financeira, desde que não afete meu bem estar e das pessoas que amo!!!
      É bom saber que não estou tão sozinha no mundo em relação a tanta sensibilidade!
      Desde criança me sinto sem chão, sem lugar, totalmente diferente de todos e por mais que me destaco em algo, mais sinto essa diferença... mas o pior de tudo é que de um jeito ou outro somos obrigados a viver em sociedade e somos totalmente incompreendidos e, mesmo assim, temos que compreende-los!!!!
      Quando faço algo, dou o meu melhor, pois se for pra fazer de qualquer jeito, melhor nem fazer; Mas as pessoas pensam que só queremos aparecer, não entende que isso é maior que nós ou maior do que elas pensam a nosso respeito! Fazemos o melhor não para aparecer ou para superar os outros, mas sim para superar a nós mesmos e estar sempre evoluindo para satisfação própria e de quem amamos!!!

    • Me endentifico muito também com isso e penso do mesmo modo que você o mundo deveria ser de pessoas extremamente sensível

    • O mundo deveria ter mais pessoas lutando pelo ''Ser'' incrível essa inversão de valores nojenta que estamos vivendo ?

    • Olá.. faço das suas as minhas palavras..sou ariano e tbm prefiro viver mais a solidão do que viver rodado de falsidade.

  • sou assim tambem,estou tentando equilibrar minhas emocoes...as pessoas que nao assim nao nos entendem pq deixar o materialismo pq nao querer querer querer coisas materias...ate eu me pergunto pq as coisas do mundo nao me encantam mas estou começando a entender...

  • Oii!!! Me descreveu perfeitamente!!!!! Que tal fazermos um grupo no zapzap para trocarmos idéias, compartilharmos assuntos....

    • Foi bom encontrar artigo sobre alta sensibilidade emocional.
      O que é mais publicado são artigos clássicos, até cheguei a pensar que não avia conhecimento desses casos, pensei que estávamos isolados totalmente.
      Só não me identifiquei com gostar de solidão, ao contrario não gosto de solidão, percebi em mim algo que não gostei, meu sensor emotivo dispara de forma a me deixar embaraçado.
      Também fui um mata borrão atraindo grandes problemas pela alta empatia que temos, passou na minha vida pessoas extremamente problemáticas aproveitando da inocência refletida por tal fator.
      Estou satisfeito por ter conhecido Fãs da Psicanalise ainda mais, chamou minha atenção pelas questões a qual fui vitimizado e nem pensei que fosse encontrar algo sobre o meu problema.
      TAMBÉM COMPARTILHO DA MESMA OPINIÃO DA COLEGA SILVANA
      Ótimo trabalho.

  • Somos capazes de sentir o som do piano adentra pelas portas da alma, a música instrumental preenche o vazio por nós optado, os poetas que já descansam na fria tumba no cemitério da lembrança, são ressuscitado constantemente por nossas emoções, uma madrugada são unidas com a poesia, uma relação com a filosofia ou psicologia, me vejo aprisionado no mundo existencial, onde tenha uma relação abismal com a leitura, sempre gostei de filmes do gênero drama, músicas instrumental, Kenny G, já andei pela floresta em meio a um temporal, naveguei na escuridão por um pequeno barco no lago da minha infância, iluminado pelas distantes galáxias do universo sem fim, o som dos pássaros na madrugada solitária, o calor da pele enrugada da nossa avó, tocando de forma suave a nossa face, realmente a solidão e a madrugada são duas grandes companheiras, dormir se torna cansativo, os sonhos são perturbações em uma noite sem termino, somos pessoas que nascemos para sermos privilegiados com a imortalidade, já que os planos são infinitos, coleciono filmes, livros, revistas, fotografias, músicas, milhares, um guardião do passado, um inseguro quanto ao futuro, gostaria de morar em uma casinha no sitio, distante da sociedade capitalista, inquilino dos meus sonhos, apenas sendo o ser e não aparecer, como a chuva em uma tarde de verão, o orvalho que evapora no nascer dos primeiros raios do sol da vida, evaporando no ciclo sem fim, somos estranhos, somos felizes, somos tristes na solidão que nós faz necessária, somos apenas navegantes se orientando na bússola dos dias que regem o horizonte de nossos destinos.

    • O seu comentário foi o melhor na minha opinião , me identifiquei muito com a matéria e com o que você escreveu, é bom saber que não sou o único assim.

  • Gente! Sou super pé atrás com livros de auto ajuda, o único livro de Paulo Coelho que li, do Brida, depois nunca mais li nada que venha desse autor. Contudo, me senti representado pelo texto descrito. Nem sei o que dizer. Encaixou.

  • Boa noite.
    Me identifiquei muito com o texto.
    Quando pequena era chorona, fiz xixi na cama até tarde, me magoava fácil e chorava, era quieta, me aquietava num canto, sentia solidão, falta de mais carinho da mãe, enfim, hoje adulta, consegui fazer um cancer de mama, mas estou bem, ainda me tratando, gosto de ficar sozinha, de entrar pra dentro, não me interesso por assuntos que não trazem nenhum aprendizado e sou médium kardecista, eis quase tudo.
    Abraços carinhosos

  • Nossa! Sempre me sentí uma boba!! Lí esse texto e me ví inteira e olha q fiz muita terapia na vida. Adorei o texto. Quero participar desse grupo do whats. Pode me add?

    • Sandra e amigos, os grupos do Fãs da Psicanálise do whats, são trocas de mensagens sobre a vida, o indivíduo, experiências, cotidiano. Não é algo específico sobre a psicanálise ou abordagens sobre aspectos da psicanálise e áreas correlatas.

  • Olá, sou também assim mas venho buscando informações sobre o assunto há anos, li muito sobre varios assuntos relacionados a este post, mas foi me conhecendo espiritualmente que me encontrei e achei respostas.
    Gostaria de participar do grupo q vc sugeriu se for possível, fico no aguardo...bgda.

Recent Posts

🍿 Como os cassinos estão se associando a Hollywood para criar experiências inesquecíveis

A relação entre os cassinos e a indústria cinematográfica é uma história de promoção e…

2 semanas ago

Ouvir pessoas que sempre reclamam tira sua energia

O dia a dia está cheio de dificuldades e problemas difíceis de resolver para algumas…

2 semanas ago

Como perder o medo de ficar sozinho

A sociedade moderna mostra o crescimento de lares com apenas um indivíduo. São pessoas que…

2 semanas ago

Por incrível que pareça, pessoas sensíveis são muito fortes

Pessoas sensíveis fortalecem-se porque não escondem o que sentem, o que são, por isso mesmo…

2 semanas ago

Não faça drama, faça brigadeiros

É verdade que a vida às vezes exagera nos tombos que dá, fazendo-nos cair dolorosamente,…

2 semanas ago

As mulheres que gostam de cozinhar têm as almas mais bonitas e puras

Desde os tempos antigos, a imagem das mulheres tem sido associada a atividades domésticas, como…

2 semanas ago