1) Alterações da memória que dificultam o cotidiano

Um dos sinais mais comuns da doença de Alzheimer, especialmente nas fases iniciais, é o esquecimento de informações aprendidas recentemente. Também é comum se esquecer de datas importantes e acontecimentos. O doente de Alzheimer passa a pedir a mesma informação repetidas vezes, ficando dependente de lembretes em notas e aparelhos eletrônicos, precisando da ajuda de familiares para fazer coisas que antes faria sozinho.

Quais são as mudanças típicas da idade? Esquecer nomes e datas ocasionalmente, mas lembrar depois.

2) Dificuldade em realizar planejamentos ou resolver problemas

Algumas pessoas enfrentam mudanças em sua capacidade de desenvolver e seguir um plano ou trabalhar com números. Elas podem ter dificuldade em cozinhar alguns alimentos que exijam receita ou ter problemas pagar contas mensais. Essa dificuldade de concentração pode custar-lhes mais tempo para fazer as coisas agora do que costumavam levar antes.

Quais são as mudanças típicas da idade? Cometer erros simples como somar e subtrair, ocasionalmente.

3) Dificuldade em executar tarefas familiares em casa, no trabalho ou em seu tempo livre

As pessoas com a doença de Alzheimer muitas vezes têm dificuldade em completar tarefas diárias. As vezes, elas podem ter dificuldade em chegar a um local conhecido, administrar um orçamento no trabalho ou lembrar as regras de um jogo bem conhecido.

Quais são as mudanças típicas da idade? Precisar de ajuda de vez em quando para usar o microondas ou gravar um programa de TV.

4) Desorientação de tempo ou lugar

Pessoas com Alzheimer se esquecem de datas, das estações do ano e da passagem do tempo. Elas podem ter dificuldade para entender algumas coisas que não estão acontecendo naquele exato momento. É possível que, por vezes, se esqueçam onde estão e como chegaram lá.

Quais são as mudanças típicas da idade? Confundir os dias da semana, mas se dar conta do erro depois.

5) Dificuldade para entender imagens e como objetos se relacionam entre si em um ambiente

Para algumas pessoas, o surgimento de problemas na vista pode ser o primeiro sinal da doença de Alzheimer. Entre os sintomas mais comuns estão a dificuldade em ler, de julgar distâncias e determinar a cor ou contraste. Quanto à percepção, pode-se notar mudanças que confundem o paciente, como passar por um espelho e achar que alguém está lá com eles, não reconhecendo o seu próprio reflexo.

Quais são as mudanças típicas da idade? Alterações da visão, como catarata.

6) Problemas com o uso de palavras na fala ou na escrita

Aqueles com doença de Alzheimer podem ter dificuldade para participar ou se manter em uma conversa. Também é possível parar no meio da fala sem nenhuma ideia de como continuar, ou repetir muitas vezes a mesma frase. Também se torna comum lutar para encontrar as palavras certas, o vocabulário apropriado ou chamar as coisas pelo nome certo (como chamar um objeto de “varinha de escrever” quando o objetivo era dizer caneta).

Quais são as mudanças típicas da idade? Ter dificuldades para encontrar a palavra certa em uma frase ou outra.

7) Colocar objetos fora do lugar e incapacidade de refazer seus passos.

Uma pessoa com a doença de Alzheimer muitas vezes coloca as coisas fora do lugar. Perder objetos sem ser capaz de refazer seus passos para encontrá-los se torna comum. Em alguns casos o paciente chega até a acusar os outros de roubo. Isso pode ocorrer com mais frequência com o tempo.

Quais são as mudanças típicas da idade? De vez em quando, colocar objetos em lugares errados, como levar o controle da TV para a cozinha.

8) Diminuição ou falta de bom senso

Pessoas com Alzheimer podem passar por mudanças de juízo ou decisão. Por exemplo, doar grandes somas de dinheiro para pessoas que vendem produtos e serviços por telefone, além de prestar menos atenção na higiene pessoal.

Quais são as mudanças típicas da idade? Tomar uma decisão ruim de vez em quando, muitas vezes baseada na inocência.

9) A perda de iniciativa para participar de tarefas ou atividades sociais

Uma pessoa com a doença de Alzheimer pode começar a perder a iniciativa de buscar passatempos, atividades sociais, projetos novos no trabalho ou esportes. É possível que tenham dificuldade em entender as últimas notícias sobre seu time favorito ou como praticar um hobby que tenham há muito tempo. Elas também podem evitar tomar parte em atividades sociais, por causa das mudanças pelas quais passaram, causando um isolamento.

Quais são as mudanças típicas da idade? Se cansar das obrigações familiares, sociais e no trabalho às vezes.

10) Alterações de humor ou personalidade

O humor e personalidade das pessoas com a doença de Alzheimer pode se alterar com facilidade. O paciente pode se sentir confuso, desconfiado, deprimido, com medo ou ansioso. Também é comum se chatear facilmente em casa, no trabalho, com amigos ou em locais onde eles estão fora de seu ambiente.

Quais são as mudanças típicas da idade? Desenvolver métodos específicos para fazer as coisas e se chatear quando a rotina é interrompida.

(Fonte: conaz.com.br )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA