O transtorno de atenção e hiperatividade é bastante discutido quando o quesito são as crianças, mas o que muitas pessoas não sabiam, é que esse transtorno também é muito comum em adultos, e nessa fase da vida ele pode ser ainda mais cruel.

Pensando exatamente nisso, nós aqui da Fatos criamos uma lista para te revelar 10 sinais desse transtorno que você ainda não conhecia, lembrando vocês que a identificação os tais sintomas servem apenas de alerta, mas que a busca por um profissional da área que determine o seu diagnóstico é de extrema importância.

Sabendo disso, confira!

1- Você tem dificuldades de manter as coisas organizadas

É extremamente comum que pessoas que sofram com a TDAH possuem dificuldades em se manterem organizadas, ou seja, elas jamais terão suas casas, escritórios ou mesas perfeitamente organizadas, caso isso dependa exclusivamente delas.

Consequentemente isso implica também em dizer que essas pessoas também têm dificuldades em separar informações relevantes para a execução de uma tarefa, priorizar o que precisa ser feito, gerir o seu tempo e até mesmo lidar com as responsabilidades.

2- Você sempre teve dificuldades de gerir seus sentimentos

O TDAH afeta também a vida pessoal de seus portadores, isso porque o transtorno gera uma grande dificuldade de lidar com os sentimentos, principalmente se tratando de emoções como a raiva ou a frustração.

Por esse motivo também é comum tais sintomas acompanharem o paciente: senso de insucesso, irritabilidade, problemas com a motivação, hipersensibilidade, baixa autoestima e insegurança.

3- Você é hiperativo ou inquieto

Obviamente a hiperatividade é um sintoma marcante no comportamento dessas pessoas, ou seja, se você também é altamente energético esse definitivamente é mais um alarmante sinal. Consequências desse sintoma podem ser, o sentimento de inquietação, tendência a assumir riscos e se entediar facilmente.

4-Sempre sofreu com atrasos

A junção da falta de atenção, com procrastinação e subestimação do tempo resultam em apenas uma receita: atrasos. Sabe aquela pessoa que se atrasa tanto que realmente parece que é patológico? Então, realmente pode ser!

5- Você tem dificuldade de se concentrar

Outra “sequela” óbvia desse transtorno é a incapacidade de se manter concentrado em uma atividade que não seja de seu interesse.

6- Você tem esquecimentos constantes

O esquecimento também é corriqueiro, e prejudica quem tem défice de atenção principalmente quando o quesito é se lembrar de tarefas, compromissos e prazos e até mesmo perder com certa frequências objetos importantes como celulares e chaves.

7- Por outro lado, você consegue manter um “hiper foco” quando o assunto te interessa

O hiper foco nada mais é do que uma espécie de compensação do seu cérebro, e ele ocorre quando você realmente está realizando uma atividade de seu interesse, nesse momento tudo a sua volta se torna irrelevante, você perde a noção do tempo e chega até mesmo a negligenciar outras coisas que você está fazendo, por outro lado o hiper foco pode se rum trunfo se você souber canaliza-lo para as atividades produtivas.

8- Você tende a ser estressado e pessimista

O estresse e o pessimismo surgem como consequência da má gestão dos sentimentos, que como já citamos anteriormente, se torna algo problemático.

9- Você subestima o tempo que levará para fazer as coisas

Sabe quando você planeja mentalmente tudo que precisa fazer e o tempo que irá levar para fazer cada atividade? E você sabe também que os seus planos nunca dão certo, porque simplesmente seus horários reais não coincidem com o tempo separou para fazer suas coisas? Se a sua resposta foi um sim, marque um ok na sua lista de sintomas compatíveis.

10- Você é o mestre da procrastinação

Procrastinar também pode ser um sintoma desse transtorno, visto que o seu défice te impede de fazer tudo o que você deveria dentro dos prazos que lhe foram dados, por esse motivo muitas pessoas que possuem TDAH sofrem em trabalhos que exigem metas e prazos curtos, essa situação gera a falsa sensação de que a pessoa em questão é incompetente ou até mesmo preguiçosa, mas na realidade ela está lidando com um sério conflito interno.

E então queridos leitores, vocês se identificaram com algum desses sintomas? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários, lembrando mais uma vez que apenas um profissional da área pode de fato de dar um diagnóstico.

(Fonte: fatosdesconhecidos)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



7 COMENTÁRIOS

  1. Me identiquei com a maioria dos itens. já imaginava este resultado, porém não fico bem, isto me incomoda bastate, principalmente quando se trata no lidar com outras pessoas, me policio pra não sair atropelando tudo, mas reconheço que tenho muito a fazer. Preciso de ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA