Certamente você já passou por situações em que suspeitava fortemente que estavam mentindo para você. Infelizmente, essa sensação acontece com mais frequência do que gostaríamos. O problema é que nem sempre sabemos se isto é real ou não.

Por esse motivo, hoje queremos falar sobre os sinais físicos da mentira. Sim, há sinais físicos, pois o corpo humano está projetado para demonstrar o que realmente pensa. Por isso, quando alguém mente gera sinais muito específicos. Confira abaixo para você conhecê-los e não se deixar ser pego de surpresa pelos mentirosos.

1. Muda constantemente a posição da cabeça

O primeiro indício de que alguém está mentindo é que ele mudará a posição da sua cabeça constantemente. Costuma acontecer quando a pessoa recebe uma pergunta que o obriga a mentir.

Ninguém faz essa mudança de posição querendo, ela acontece porque formular uma resposta falsa obriga a pessoa a fazer funcionar ambos os lados do seu cérebro. Isso permite formular uma resposta que faça sentido, que pareça real com base em fatos conhecidos.

Além disso, no momento em que a pessoa está criando a sua mentira ela evitará o contato visual. Isso também acontece sem querer e é muito difícil de controlar. Costuma acontecer porque o mentiroso deseja evitar que o outro veja a sua mentira e a sua vergonha.

2. Mudanças no padrão da respiração

Se você estiver suspeitando de que alguém está mentindo para você, analise se ela mudou o seu padrão de respiração. Pode ser que ela respire mais rápido ou mais lentamente do que de costume. Você poderá ver mudanças como a pele do rosto e do pescoço ficando mais avermelhada.

 Também, é claro, que as fossas nasais da pessoa se abrem mais e por mais tempo.Você pode identificar a mentira fazendo perguntas difíceis e vendo como a respiração da pessoa é impactada. Somam-se a isto outras mudanças físicas, como o movimento excessivo da cabeça.

3. O corpo se cobre com os braços

Um indício bastante óbvio de que a pessoa está mentindo é a atitude de tentar proteger o corpo.

Trata-se de um instinto muito primitivo e consiste em cruzar os braços. Você terá a impressão de que existe uma barreira entre a outra pessoa e você.

Às vezes você pode sentir que a qualquer momento você pode ser agredido pela outra pessoa. O motivo deste comportamento é que a mente sente que precisa demonstrar segurança.

4. A pessoa repete frases ou palavras

Outro sinal físico bem fácil de identificar é esse, quando a pessoa repete várias vezes as mesmas frases. Diferentemente de alguém que diz a verdade, o mentiroso terá criado um roteiro. Portanto, você ouvirá várias vezes as mesmas palavras na mesma ordem.

Isso é bem diferente de quando você pergunta por um fato em particular e a outra pessoa o descreve. Neste caso, ela dirá a mesma coisa, mas com palavras diferentes.

O mentiroso não quer que você duvide, e para conseguir isto, terá memorizado um roteiro e não vai se enganar em nada nem mudar a ordem do que diz. Isto faz com que ele se sinta protegido e seguro.

5. Cobre a sua boca

A pessoa tentar ocultar a boca é um sinal bastante evidente. Talvez tente cobri-la com a mão ou girando o rosto ao falar. Inconscientemente, o mentiroso procura colocar uma barreira entre você e as suas mentiras.

Se alguém cobrir a boca com a mão ao falar ou responder uma pergunta, existe grande chance de que esteja mentindo. Ouça as suas palavras com atenção. No caso de só cobrir a sua boca com perguntas muito precisas, você deve prestar atenção a outros sinais.

6. Movem seus pés

Se você está suspeitando que a pessoa está mentindo, você não apenas deve prestar atenção às mãos, boca e nariz de quem acha que está mentindo, mas também aos seus pés e a sua posição. Uma pessoa que procura esconder alguma coisa irá mover os seus pés constantemente.

Irá se apoiar primeiramente em um e depois no outro, com poucos minutos de diferença. Outro sinal é que ela começa a mexer as pernas sem controle se estiver sentada. Porém, nesse caso é preciso ter certeza de que este é um indicio de mentira, e não um hábito.

7. O que fazer se estiverem mentindo para você?

Se você acredita que estão mentindo para você, há duas opções. A primeira é continuar ouvindo sem fazer nada para evitar conflitos. A segunda opção é enfrentar a pessoa diretamente.

Recomendamos que você analise qual é a melhor decisão segundo a gravidade da mentira e quão importante a pessoa é para você.

(Fonte: equilibrioemvida.com)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA