Estava lendo a respeito e concordo plenamente.

Estudos revelam que 10% da nossa vida é composta por aquilo que nos acontece e 90% da nossa vida é composta pelo modo como reagimos ao que nos acontece.

Isso significa que não temos controle sobre os 10% das coisas que vai nos acontecer e pronto. Mas, os restante 90% será determinado através das nossas escolhas, ou seja, do modo como reagimos as coisas que nos acontecem.

Resumindo, nós temos total controle sobre 90% de nossa vida. E se não estamos satisfeitos com ela é somente culpa nossa e não culpa daquilo que nos aconteceu ou acontece, entendeu agora?

Um exemplo:

Você está vestido para ir trabalhar tomando café da manha com sua família e sua filha derrama café sobre sua roupa.

Você não tem controle sobre o fato, aconteceu e pronto. Mas o modo como você reage a esse fato determinará o que acontecerá em seguida.

Digamos que você fica muito bravo, pois era sua roupa do trabalho e agora você deverá trocar. Isso demanda tempo e você irá se atrasar. Você repreende sua filha duramente e ela começa a chorar. Sua mulher/marido defende a menina, você briga com seu cônjuge.

Leia mais: 7 frases que destruirão seus filhos. Um alerta!

A briga faz a mãe/pai da criança perder o horário e o ônibus escolar passa deixando a menina em casa. Você agora deve trocar de roupas muito rápido e ainda levar a filha para escola antes de ir para o trabalho.

A caminho da escola tentando ir o mais rápido possível porque já está atrasado você não respeita a velocidade, arrisca um acidente e leva uma multa.

A menina entra na escola sem nem te dar “tchau”.

Você chega ao trabalho com meia hora de atraso e percebe que no meio da correria esqueceu-se da bolsa com documentos que ficou em casa, o chefe não quer saber de suas desculpas e você tem um dia de trabalho estressante e cansativo.

Volta para casa cansado e percebe que seu cônjuge está “emburrado” e a filha chateada.

O motivo disso tudo?

O modo como você reagiu àquela bendita xícara de café derramado.

Se naquele momento você tivesse optado por acalmar sua filha dizendo que estava tudo bem, que essas coisas acontecem e era só preciso ter mais atenção para não se queimar porque o café é quente, mas que a camisa tudo bem é só trocar!

a) Você não teria se atrasado e teria tido um dia normal.
b) Sua filha iria sempre se lembrar da lição ao tomar café, pois você a ensinou que pode ser perigoso derrubar café quente na pele.

Leia mais: Atenção às escolhas: elas modelam nossas vidas

Parece uma piada, mas não é.

Coisas parecidas com esse contexto acontecem muito e nós vivemos colocando a culpa na vida.

Lembre-se: 90% da sua vida é resultado de alguma decisão/reação tomada em um momento que pode ser decisivo.

(Autora: Andreza Frassetto)
(Fonte: inspireleveza.blogspot.com.br )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA