De acordo com pesquisa japonesa, quem tira sestas de mais de 90 minutos por dia tem 50% mais risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Tirar longos cochilos ou sentir-se excessivamente cansado durante o dia estão associados a um maior risco de síndrome metabólica. É o que indicou um estudo realizado pela Universidade de Tóquio e apresentado recentemente na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology.

A síndrome metabólica é um conjunto de condições de saúde que aumenta as chances de se desenvolver problemas cardíacos, tais como pressão alta, colesterol elevado, excesso de gordura ao redor da cintura e níveis de açúcar altos no sangue. De acordo com a pesquisa, quem cochila por mais de 40 minutos todos os dias pode desenvolver a síndrome.

– Tirar cochilos é algo muito comum em todo o mundo, mas é preciso saber que há relação entre sestas e doença metabólica. Esclarecer sobre isso pode oferecer uma nova estratégia de tratamento, sobretudo sobre a síndrome, cujos números vêm aumentando constantemente – explicou Tomohide Yamada, especialista em diabetes na Universidade de Tóquio.

Os pesquisadores avaliaram dados de 21 estudos observacionais envolvendo mais de 300 mil pessoas sobre as consequências de cochilos longos e sonolência durante o dia. Os resultados indicaram que as pessoas que dormem por muito tempo durante o dia têm maior prevalência para doença cardíaca e diabetes tipo 2. O estudo foi considerado o maior já feito sobre o tema.

Indivíduos que descansaram por menos de 40 minutos durante o dia não apresentaram maior risco para síndrome metabólica, mas aqueles que passaram desse tempo mostraram risco maior para o problema. Pessoas que cochilaram por mais de 90 minutos apresentaram 50% mais risco de ter problemas cardíacos e, ainda por cima, ficaram excessivamente mais cansados durante o dia. Curiosamente, aqueles sujeitos que dormiram menos de 30 minutos tiveram uma ligeira propensão para depressão.

Um estudo anterior também desenvolvido por Yamada, publicado em 2015, concluiu que quem dorme mais de uma hora durante o dia tem 82% mais risco de desenvolver doença cardiovascular e um aumento de 27% para todas as outras causas de morte.

– O sono é um componente importante do nosso estilo de vida saudável, bem como dieta e exercício. Pequenos cochilos podem ter efeito benéfico sobre a nossa saúde – disse Yamada.

(Fonte: zh.clicrbs.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA