Boa notícia para as mulheres: enquanto o açúcar é sem dúvida pouco saudável para todos e coloca a sua saúde física em risco, verifica-se que as mulheres podem, pelo menos, consumi-lo sem ficarem deprimidas.

Mas, infelizmente, para os homens, esse não é o caso; um novo estudo descobriu que a ingestão de quantidades elevadas de açúcar torna os homens mais propensos a tornarem-se deprimidos.

Como o The Guardian relata, pesquisadores da University College London avaliaram a dieta e saúde mental de 5.000 homens e 2.000 mulheres recrutadas para o estudo Whitehall II na década de 1980. Publicado na revista Scientific Reports, o estudo não encontrou associação entre a ingestão de açúcar e transtornos do humor em mulheres – mas os pesquisadores encontraram uma forte ligação entre níveis elevados de açúcar e depressão em homens.

No estudo, os homens com maior ingestão de açúcar – mais de 67 gramas por dia – tinham um risco 23% maior de ter transtornos do humor comuns após cinco anos do que aqueles que consumiam menos de 39.65 gramas de açúcar por dia. Os pesquisadores também analisaram a possibilidade de que os homens simplesmente consumiam mais açúcar quando eles estavam se sentindo deprimidos, e descobriu que não era o caso.

O The Gurdian aponta que as mulheres estavam sub-representadas no estudo, o que pode ter afetado os resultados, mas, em geral, os inquéritos alimentares nacionais sugerem que os homens tendem a consumir mais açúcar do que as mulheres.

“As dietas ricas em açúcar têm uma série de influências sobre a nossa saúde, mas nosso estudo mostra que também pode haver uma ligação entre açúcar e distúrbios de humor, particularmente entre os homens”, disse a principal autora do estudo, Anika Knüppel ao The Guardian.

O estudo não foi o primeiro a encontrar uma ligação entre depressão e de açúcar em homens, mas adiciona mais evidências para apoiar a associação, observa o The Guardian. Os pesquisadores disseram que são necessários mais estudos para compreender como o açúcar tem impacto sobre a saúde física e mental, mas observaram que ele fornece mais uma prova de que, mesmo se o açúcar não faz as mulheres se sentirem deprimidas, ainda é melhor evitar bebidas e alimentos açucarados o mais rápido possível.

(Autora: Lisa Ryan)

(Fonte: thecut)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here