Ainda que o mundo pareça cada vez mais conectado, é muito fácil se sentir totalmente excluído. Se você se sente dessa forma, não se preocupe porque não é a única pessoa que está passando por esta situação. Para superar essa sensação e enfrentar a solidão você deve se compreender, ver qual é a origem disso e fazer as mudanças apropriadas. Neste artigo vamos ajudar dando uma série de conselhos que servirão para deixar de se sentir sozinho.

Instruções

1. Para não se sentir sozinho, é importante manter a mente ocupada. Faça coisas que gosta e que ocupem o seu tempo, para que a sensação de solidão não seja tão forte. Quando se sente distraído e muito produtivo as horas passam voando e não terá nenhum instante para pensar nem se obcecar com o fato de estar ou de se sentir sozinho. Pode desfrutar do seu trabalho, fazer trabalho voluntário, procurar uma atividade de lazer divertida e que implique se relacionar com mais pessoas, etc. Deve lutar para deixar de escutar os pensamentos que fazem você se sentir sozinho. Experimente fazer atividades na natureza, ir a um clube de leitura ou praticar esportes em equipe. Estas são oportunidades para que comece a se sentir melhor.

2. Outra forma de começar a sentir menos solidão é fazer mudanças no seu meio. Não fique em casa isolado do mundo e vendo TV, por muito que goste de fazer isso. Pense que esses ataques de solidão aumentarão ainda mais se ficar trancado entre quatro paredes. Saia de casa, tome um café em um bar enquanto lê ou trabalha, vá ao cinema, dê uma volta pela praia ou pelo seu parque favorito.

Às vezes, o simples fato de ver pessoas passeando faz com que os pensamentos negativos desapareçam. Proporcione ao seu cérebro estímulos suficientes para desfrutar do dia a dia e da vida. Uma atividade sempre recomendável é passar algum tempo em um lugar natural que tenha perto de casa. Passar momentos em plena natureza tem um impacto positivo na alma e é revitalizante para o espírito.

3. Ainda que pareça algo muito evidente, deve fazer coisas que gosta e principalmente que façam você se sentir muito bem. Fazer o que ama afasta os sentimentos de solidão. Tente se lembrar e pensar no que gosta da vida, nas atividades ou hobbies que você deixou de lado por falta de tempo. Dedique a sua vida a viver o presente e a se encher de momentos de satisfação que o façam feliz. Você possui o controle da sua vida e pode mudá-la completamente. Principalmente, deve basear a sua existência em procurar alternativas saudáveis de vida: não opte por soluções radicais que só taparão as suas feridas.

4. Olhe ao seu redor e preste atenção aos sinais. Muitas vezes para superar a solidão, há pessoas que se agarram a uma batata quente e aproveitam qualquer oportunidade para não ficarem sozinhas. Não recorra a qualquer uma nem a influências negativas para fugir da solidão, porque correrá o risco das pessoas se aproveitarem de você. Deve se rodear de pessoas queridas e de total confiança; pense que os bons amigos, não importa onde estiverem, sempre serão um apoio. Se passar por um momento ruim não tente contar o que sente para todo mundo, o mais recomendável é falar com quem se sente cômodo.

5. Poderia começar a procurar pessoas que se pareçam com você. A Internet é o lugar ideal para começar a se abrir ao mundo e existem muitos recursos para passar um bom momento. Tente estabelecer relações com pessoas comuns e com certeza encontrará alguém novo com quem possa renovar a sua confiança nas pessoas. Procure qualquer oportunidade para socializar e desfrute de cada uma delas, esta é a melhor forma para esses sentimentos de solidão desaparecerem. Não tenha medo de zona de conforto, aceite esta situação como um desafio vital e divertido.

6. Reflita e pense no resto das pessoas. Há uma certa conexão entre a solidão e pensar constantemente em si mesmo. Não se trata de não pensar em suas emoções e camuflar os seus sentimentos, mas o que deve fazer é evitar que seja o seu único foco vital. Se começar a pensar nos outros, a sua perspectiva mudará e a sensação de solidão começará a diminuir. A melhor forma de ampliar esse foco é procurar grupos de pessoas que você possa ajudar. Um trabalho como voluntário pode ser uma ótima opção para se desfazer da sua solidão. Inclusive pode ajudar pessoas que se sintam igual a você. Existem muitos grupos sociais em situação de exclusão e pode ser que estejam sofrendo as sequelas do isolamento, por exemplo, pessoas doentes, da terceira idade ou sem recursos.

7. Fale consigo, expresse os seus sentimentos sem medo. Uma boa forma de fazer isso é através de um diário pessoal onde possa refletir tudo o que tem dentro. Olhe em seu interior, procure de onde vêm os seus sentimentos e encontre a origem dessa solidão. Pode ser que tenha sido por uma mudança de casa, de hábitos, de trabalho, uma perda de um ser querido… as causas são várias. Pense no motivo que faz você se sentir sozinho, pois compreender a fonte desses sentimentos ajudará a tomar as medidas para tratá-los. Pode ser que, por exemplo, sinta saudades da sua família e que seus amigos não preencham esse espaço vazio. Pense nisso e certamente encontrará uma solução. Reveja também os seus pensamentos negativos, pense em toda essa onda de sentimentos e comece a desenvolver um pensamento positivo. Deve ser consciente de tudo o que é negativo, mesmo que seja um desafio muito duro e, pouco a pouco, deve mudar esse chip.

8. Pode parecer um clichê, mas pensar de forma positiva é o melhor mecanismo para combater tudo o que é negativo. São esses pensamentos que criam uma expectativa que não nunca se cumpre. Se for uma pessoa negativa, a sua percepção do mundo também será. Com emoções positivas, conseguirá que tudo ao seu redor responda da mesma forma. Se espera que as coisas deem certo, elas geralmente darão. Esta teoria pode ser testada: verá como diante de qualquer situação, se pensar positivo, não se sentirá tão mal mesmo que os resultados não sejam muito bons.

9. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

(Autora: Sara Viega)

(Fonte: saude.umcomo.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA