Quando as pessoas dizem algo de íntimo umas as outras, isso aprofunda o relacionamento.

O riso estimula as pessoas a se abrirem e este é o segredo de como fazer amigos, segundo um novo estudo.

Pessoas no estudo eram mais propensas a divulgar algo pessoal sobre si mesmas depois de rirem juntas, embora elas não percebessem isso.

A auto-revelação é uma forma impactante para fazer amigos, como os autores do estudo explicam:

“A auto-revelação há muito tempo tem sido considerada como fundamental para o desenvolvimento de relacionamento e é geralmente considerada como uma troca, onde intimidades são negociadas como um meio de aprofundar e desenvolver relacionamentos. Na verdade, as pessoas tendem a gostar daqueles a quem divulgam suas intimidades, bem como aqueles que divulgam para elas, e a divulgação de intimidade normalmente aumenta à medida que as relações se desenvolvem.”

Assim, o estudo pode explicar como o riso pode ajudar as pessoas a se conectarem.

Como fazer amigos

Para a pesquisa, publicada na revista Human Nature, 112 pessoas assistiram um dos três vídeos em grupos de quatro (Gray et al., 2015). Os pesquisadores tiveram o cuidado de garantir que as pessoas nos grupos eram estranhas umas as outras. Alguns grupos observaram um comediante, um outro um vídeo de golfe chato e um terceiro um documentário sobre a natureza.

Os resultados mostraram que, quando os grupos em conjunto riam mais, eles também partilhavam informações mais íntimas uns com os outros.

Alan Gray, que liderou o estudo, acredita que o efeito é mais do que apenas se sentir bem. O riso libera endorfina, o “hormônio da felicidade”, que pode incentivar as pessoas a compartilharem detalhes íntimos de suas vidas.

Os autores escrevem:

“Dada a capacidade do riso para desencadear ativação de endorfina e o papel de endorfinas na formação de laços sociais, o riso pode aumentar a vontade de revelar informações íntimas, porque o efeito opioide da endorfina torna os indivíduos mais relaxados sobre o que eles comunicam.”

Uma das descobertas fascinantes do estudo foi que as pessoas não parecem estar cientes que tinham compartilhado mais com as outras. Embora observadores objetivos classificaram as divulgações de pessoas que tinham rido mais como mais íntimas, as pessoas em si não fizeram o mesmo.

Sr. Gray disse:

“Isto parece estar alinhado com a noção de que o riso está ligado especificamente em fomentar comportamentos que incentivam o desenvolvimento do relacionamento, uma vez que as avaliações de observadores da divulgação podem ser mais importantes para o desenvolvimento de relacionamento do que o quanto a pessoa em si sente que está divulgando. Estes resultados sugerem que o riso deve ser um assunto sério para aqueles interessados no desenvolvimento das relações sociais”.

(Fonte: spring)

*Tradução equipe Fãs da Psicanálise.




A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui