Não interessa o seu nível hierárquico, posição ou situação. Você pode ser  pai ou mãe de família, chefe de equipe, morador de um bairro ou CEO de uma grande empresa. Desenvolver habilidades de liderança o torna alguém capaz de fazer a diferença no lugar onde atua, influenciando positivamente pessoas a alcançarem um bem comum.

Alguns já nascem pré dispostos a este comportamento, manifestando-o mais facilmente. Mas qualquer um que esteja disposto a olhar para si mesmo pode desenvolver competências de liderança para alcançar melhores resultados em grupo.

A premissa inicial a ser compreendida é que para o líder influenciar vigorosamente o espaço em que atua ele necessita ter uma visão abrangente do futuro que deseja criar, algo que nem todos conseguem perceber ou mesmo acreditar.

Você precisa saber criar um futuro melhor pensando em privilegiar a todos, pois todo o líder é um insatisfeito com a condição atual e por isto quer mudar e melhorar o entorno de alguma forma. Para isto mobiliza e inspira as pessoas que lhe cercam para que embarquem neste panorama que ele vislumbra, sempre pensando no melhor para todos, e não somente para si.

O sujeito com alguma posição hierárquica que atua no grupo de forma a atender seus próprios interesses não é um líder e dificilmente construirá resultados sustentáveis, pois de alguma forma irá tirar a motivação e o entusiasmo com seu egoismo. Líderes são incentivadores e provocadores da autoestima de seus liderados e pessoas oportunistas não conseguem fazer isso com excelência e sem falsidade.

Mas líderes eficazes também sabem equilibrar visão de futuro com a realidade atual. Eles estão sempre atentos ao meio em que estão inseridos e sabem o suficiente para perceber se estão ou não no caminho certo.

Bons gestores inspiram a conquista deste horizonte almejado através da valorização humana. Construir um ambiente de confiança através da transparência e dando ênfase ao respeito e ao engrandecimento de funcionários de maneira genuina e honesta sempre trará resultados sustentáveis e de longo prazo. Se você deseja ser um bom comandante e inspirador de pessoas, aprenda a ouvir sinceramente e dar valor as opiniões de quem carrega o piano junto a você. Esta consideração e reconhecimento de ideias e opiniões irá resgatar a energia e garra necessárias e incentivá-los a cocriarem este futuro bacana para todos.

Compartilhar
Semadar Marques
Semadar Marques, palestrante, educadora e analista em inteligência emocional. É colunista do site Fãs da Psicanálise.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA