Se você só escolhe datas importantes como o Natal para expressar gratidão pelas coisas boas que lhe acontecem, saiba que ser grato em qualquer dia do ano pode trazer grandes benefícios.

A pessoa que se coloca como ‘a coitadinha que está sempre insatisfeita com a própria vida’ também tem muito a ganhar se trocar a autocomiseração pela gratidão.

Ser grato é o oposto de achar que o mundo lhe deve, de achar que não recebeu o suficiente.

A gratidão é um sentimento de profundo reconhecimento de que alguém ou algo trouxe coisas boas para nossa vida.

Leia mais: A gratidão como medicação para a vida

Quanto mais abertamente expressamos nossa gratidão, maior é o nosso bem-estar. Pesquisadores descobriram que pessoas gratas são mais felizes, otimistas, empáticas e cheias de vida e sofrem menos de estresse e depressão.

Geralmente agradecemos pelas coisas grandiosas – uma herança ou a compra do carro sonhado, por exemplo – mas quando somos gratos pelas coisas de todos os dias, como um gostoso almoço em família, sentimos que a nossa felicidade se expande e a vida flui mais facilmente.

A filosofia e as religiões há muito enfatizam sua importância. Na psicologia foi Melanie Klein, psicanalista pós-freudiana, a primeira a estudá-la.

Segundo ela

“o sentimento de gratidão é uma das mais claras expressões da capacidade de amar. A gratidão é um fator essencial para estabelecer a relação com o objeto bom e apreciar a bondade dos outros e a sua própria”.

A psicoterapeuta americana Amy Morin publicou, em 2014, artigo em que relaciona sete benefícios, cientificamente comprovados, da gratidão:

  1. abre portas para novos relacionamentos;
  2. promove a saúde física;
  3. melhora a saúde psicológica;
  4. aumenta a empatia e reduz a agressividade
  5. melhora a qualidade do sono
  6. aumenta a autoestima
  7. promove o equilíbrio mental

Se você só agradece por educação e nada parece suficientemente bom em sua vida,

A psicoterapia pode ajudar!

(Fonte: psicoafins.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA