As pessoas com problemas na tireoide podem apresentar distúrbios emocionais, físicos e mentais. O hipertireoidismo e hipotireoidismo são os dois tipos mais comuns dessa doença que está relacionada ao câncer na tireoide.

Quais sintomas você pode apresentar?

Seja qual for o seu tipo de distúrbio tireoidiano, ele pode fazer com que você se sinta mais sensível e que tenha mudanças repentinas de humor. Você também pode apresentar sintomas como:

-Ansiedade – um sentimento de nervosismo, coração acelerado, tremores, irritabilidade, insônia;
-Depressão – humor baixo, dificuldade em apreciar as coisas, choro, perda de apetite e sono perturbado;
-Mudanças de humor, temperamento explosivo, e mau humor;
-Problemas de saúde mental:
-Dificuldade em se concentrar;
-Lapsos de memória a curto prazo;
-Falta de interesse e agilidade mental;

Estes sintomas podem levar a pessoa a imaginar que está ficando louca, devido ao medo de ter um lapso de memória permanente, mas esses sintomas não são tão graves quanto aos de uma demência, então não se preocupe com isso.]

Sobre os Sintomas psicológicos

Geralmente a causa são os níveis anormais dos hormônios da tireoide. O hipertireoidismo pode causar ansiedade, irritabilidade e alterações de humor; enquanto o hipotireoidismo pode causar problemas de memória, bem como a depressão.

Os pacientes às vezes relatam que ganharam peso ou que têm dificuldade em perder peso durante o tratamento, isso pode contribuir para os sentimentos de baixa autoestima e humor.

As rápidas mudanças nos níveis hormonais da tireoide podem perturbar suas emoções. Controlar a tireoide é essencial para estabilizar o seu estado de espírito.

Muitas vezes os sintomas psicológicos são um efeito colateral do tratamento. Esteroides, por exemplo, podem agravar a depressão, pois são beta bloqueadores que abrandam o ritmo cardíaco e reduzem a ansiedade, então se você tiver problemas na tireoide pode ser que se sinta cansado, deprimido e que tenha dificuldade em processar os pensamentos.

Eventos estressantes podem agravar os distúrbios na tireoide. Se você já está estressado em outras áreas da vida, isso pode contribuir para intensificar os sintomas psicológicos.

Saber que você tem uma disfunção na tireoide é algo estressante e você pode se se sentir confuso. É comum ter uma reação emocional antes, durante ou após o tratamento, por isso é importante que você fale com o seu médico para que a sua tiroide fique devidamente equilibrada.

Sobre o tratamento

Na maioria dos casos, os sintomas psicológicos melhoram com o reequilíbrio hormonal da tireoide. Mas esta melhoria pode não ser tão rápida quanto o esperado. É comum que você se sinta emocionalmente abalado por um tempo, mesmo depois que os seus exames de sangue voltem ao normal. Existem muitas coisas que podem te ajudar, como por exemplo:

-Falar com o seu médico;
-Fazer uma avaliação com um especialista que tenha experiência em lidar com problemas na tireoide;
-Conversar com outras pessoas que passaram por uma experiência semelhante;
-Conversar com um amigo sobre o assunto.

Não sinta vergonha de falar com o seu médico sobre os sintomas psicológicos associados à sua doença. Eles são uma parte importante dela, e não um sinal de fraqueza. Pergunte o quanto quiser, até entender o que está acontecendo com você, assim se sentirá mais seguro para lidar com a doença.

Estes sintomas também podem impactar a sua família e amigos, por isso é importante lhes dar a oportunidade de entender o que está acontecendo com você. Os sintomas podem afetar o seu trabalho também, por isso é importante que o seu chefe saiba pelo que você está passando. Da mesma forma, as crianças que têm estes sintomas podem sofrer um impacto em suas vidas escolares, por isso é importante que os professores sejam informados, assim poderão fazer as concessões necessárias.

Os sintomas físicos como perda de cabelo, ganho ou perda de peso, podem afetar a forma como você se sente. Embora nesse caso a causa seja física, a depressão ou a ansiedade que você sente, pode requerer um tratamento especializado. Tratamentos como relaxamento ou psicoterapia de curta duração podem ajudar. Se o seu problema for mais persistente, pode ser necessário o uso de medicamentos como antidepressivos.

Se os seus sintomas forem graves, ou se continuarem mesmo após o tratamento, então você deverá pedir ao seu médico um encaminhamento a um psicólogo clínico que tenha experiência em problemas psicológicos associados a doenças físicas.

Você vai conseguir se recuperar?

As perspectivas para a maioria dos distúrbios na tireoide são boas, e mesmo que os sintomas psicológicos levem um longo tempo para se estabelecerem, a amioria dos pacientes costumam ter uma recuperação completa e levarem uma vida normal, uma vez que a doença seja tratada.

Alguns pontos importantes

-Seus problemas de saúde mental e emocional devem melhorar à medida que a sua tireoide se estabilize, a longo prazo as perspectivas são boas.
-Contar com um membro da família ou falar com um amigo pode ser de grande ajuda no tratamento.

Muitas vezes os problemas na tireoide são hereditários, então é necessário que você encoraje os membros da sua família para que façam um exame de tireoide, assim eles também poderão se tratar se esse for o caso.

(Autora: Raquel Lopes)
(Fonte: psiconlinews.com )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



1 COMENTÁRIO

  1. Tinha todas os sintomas de depressão,medo enfim só aos 56 anos foi diagnosticada com hipotireidismo faço tratamento e sem pre volto a sentir tudo novamente,é uma luta triste!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA