Você pode encontrar cachorros brincando ou pedindo carinho em vários tribunais nos Estados Unidos. Isso tudo por conta de uma iniciativa da Courthouse Dogs Foundation, ONG que, desde 2012, treina os animais para confortar pessoas que estão passando por processos penais estressantes.

“A missão da Courthouse Dogs Foundation é promover justiça com compaixão por meio do uso de cachorros treinados profissionalmente, de forma a dar apoio emocional a todos no sistema judiciário”, explica o site da organização.

No momento, a iniciativa conta com 87 cachorros, que são levados principalmente a julgamentos que envolvem crianças que passaram por situações de abuso. “Esses cachorros não são só fofos e quentinhos – eles provêm benefícios tangíveis para as crianças e suas famílias, bem como para os juízes. Quanto menos ansiosas as pessoas estiverem no tribunal, mais informações o juiz conseguirá”, afirma Sandy Moore, administradora do Tribunal de Crianças e Famílias.

A ideia de usar animais para confortar e ajudar a recuperação de humanos não é hoje. Como explica Sandy, já durante a Segunda Guerra Mundial cachorros eram levados para os hospitais para dar carinho e fazer companhia para soldados que foram feridos em batalhas. Atualmente no Canadá existe um programa chamado Zachary’s Paws for Healing, em que os hospitais permitem que pacientes em estados graves recebam visitas de seus bichinhos de estimação.

Para a criadora do programa, Donna Jenkins, o contato com os animais faz com que os pacientes lembrem que há motivos para ficar bem e voltar para casa. “Sabemos que quando os pacientes veem seus animais de estimação, seus sinais vitais melhoram, além de haver uma diminuição da depressão e na sensação de isolamento”, disse ela ao Bored Panda. No caso da Courthouse Dogs Foundation, o efeito não é muito diferente: “Na nossa experiência, quando as crianças entram em contato com os cachorros, tanto antes quanto durante os julgamentos, elas ficam mais confortáveis, comunicativas. Os cachorros ajudam a aliviar o estresse”, disse o juiz Oliver J Lobaugh.

Atualmente a Courthouse Dogs Foundation conta com trabalho quase exclusivamente voluntário, provendo, inclusive, workshops de como treinar os cachorros. Você pode conhecer melhor a organização por meio de seu site oficial.

(Autora: Isabela Moreira)
(Fonte: revistagalileu.globo.com )

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA