O que é hobbie para muita gente, na verdade pode servir como tratamento para vários problemas psicológicos que podem surgir em uma rotina tão acelerada como a da maioria das pessoas em nossa sociedade atual. Escutar música pode ser um fator decisivo para melhorar o humor e diminuir o estresse que atinge praticamente todo mundo. Adicionar este ótimo hábito em sua rotina podemelhorar muito sua qualidade de vida.

Estudos científicos concluíram que escutar as batidas musicais altera a velocidade de nossas ondas cerebrais, criando atividade cerebral muito semelhante à de pessoas que estão meditando. Dessa forma, ouvir sua música favorita pode terefeito terapêutico, ajudando a combater problemas físicos como dores de cabeça e enxaquecas.

Para as mulheres que sofrem com os efeitos da tensão pré-menstrual, a popular TPM, a música pode ajudar a diminuir as possíveis irritações normais neste período. Da mesma forma, a música contribui para melhorar o humor de quem a escuta com frequência.

Os pacientes do estudo relataram sentimentos como “alegria” sendo resultantes de alguns minutos sob o som de alguma batida que são de seu agrado. Sendo assim, quem sofre comdepressão pode achar alívio em suas músicas preferidas, mesmo que haja relatos que estilos como heavy metal e techno tenham sido considerados os que mais prejudicam o humor – issodepende da preferência de cada um.

Além disso, a música pode contribuir para que haja o aumento do desempenho das tarefascognitivas, como pensamento lógico e rapidez de raciocínio. Alguns estudos apontam que isso apenas acontece quando as músicas são do gosto da pessoa, alterando positivamente o estado emocional da mesma.
Alguns cientistas recomendam escutar músicas para momentos de estudo ou no desempenho de tarefas no trabalho, por melhorar a concentração.

Por ter efeitos positivos no humor, reduzindo ansiedade e estresse, escutar música deve ser praticamente obrigatório para quem mora em grandes centros urbanos, especialmente para pessoas que precisam passar muito tempo em congestionamentos no trânsito. De acordo com estudos, a música pode causar benefícios semelhantes a de uma massagem no corpo.

Faça o possível para ter momentos do seu dia exclusivamente dedicados a escutar sua música e banda favorita. Sua qualidade de vida pode melhorar e sua rotina ficará mais divertida e feliz!

(Fonte: Revista Fashion News, via semtranstorno.com.br)

Compartilhar
Fãs da Psicanálise
A busca da homeostase através da psicanálise e suas respostas através do amor ao próximo.



2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que a música é maior que qualquer linguagem, A música consegue a façanha de ensinar para o ouvinte atento que as questões ligado ao ser humano esta muito além de uma linguagem unidimensional e que as contradições e os paradoxos são inerentes disso, talvez nossa verdadeira razão não consiste em explicar algo que justifique nossa existência e a do universo, mas sim devido a um singularidade que vida e ser humano que transcende qualquer fenômeno nesse ou em qualquer outro universo.

DEIXE UMA RESPOSTA